--= Ajuda na montagem e escolha de componentes para sistema A/V =--

AncientOne

Power Member
Boas,

Pretende-se a contribuição dos ilustres foristas para escolha de componentes para sistema A/V 5.1 que seja equilibrado e garanta boa sonoridade video e audio para ouvidos pouco educados.

Já tenho:
Vivenda com Sala +/- 30m2 rectangular = 9.5m x 3.5m aprox. (3.1 nas paredes estreitas) em que todo o equipamento excepto colunas monitoras estarão numa paredes estreita (3.1m) a nascente
Plasma HDTV 50" (Panasonic 50G10E) e restante equipamento
Sofá (ponto maioritário para audição e visionamento) a +/- 3m da dita parede (em frente).
Meo Box + PS3 + Ps3MediaServer via ethernet + leitor DVD/DivX avariado :)

A adquirir:
receiver A/V
colunas+sub 5.1 (inicialmente 2.0 ou 3.1)
leitor DVD/CD Audio para poupar um pouco o laser da PS3
gira-discos

utilização do sistema A/V:
video 65%-70%
audio 30%-35%

Música: (os tais 30-35% de utilização em audio)
Clássica + Newage + minimalista 35%
Comercial + Ligeira + Pop + Tradicional 30%
Rock/Hard/Heavy 15%
Outros/Misturas 20%

fontes:
Meo Box
Ps3 (filmes Blu-ray e Jogos)
PS3MediaServer para mkv's,etc... e audio lossless, MP3,...
leitor CD/DVD a comprar (anterior avariado) - (talvez Pioneer DV-LX50 +/- €150)
iPod/iPhone (nem sequer é critério na opção a tomar)


comprar por fases:
1 - frontais e amp/receiver A/V + talvez leitor DVD
2 - subwoofer e central
3 - monitoras
4 - gira-discos

Fases 1 e 2 poderão vir a ocorrer simultaneamente ou quase, dependendo de orçamento vs preços conseguidos e, sempre, WAF na aprovacao do orcamento!
Orçamento máx.
€1400-1600 para colunas (com sub e sem receiver)
€500-700 receiver
o resto é à medida que for comprando e houver guito

Fontais
Monitor Audio Bronze BR5 (€570?)
Monitor Audio Silver RS6 (certamente fora do budget mas a esperança é a última... julgo rondarem €1050)
Whardefale 9.5 (€305?) ou 9.6 (€410?)
B&W 685 (€600?)
outras ... por v.s ex.cias sugeridas

ainda só ouvi as BR5 e gostei embora me parecessem suaves... sem sobressair em nada...
Gostaria de, pelo menos, saber a v/ opinião de BR5 vs B&W685 vs Wharfdale, no stereo e no A/V.

Receivers em análise
Onkyo TX-SR 607 €560?; SR 806 €790
algum modelo antigo da Onkyo que conseguisse a bom preço : tipo 805, 875, 706 ... (mas n tenho conseguido encontrar nada)
Yamaha RX-V765 €???; V1900 €880?=fora;
Denon 2808 €???; 1909 €500?; 1910 €520? qdo?; 2309 €690?; 2809 €920?=fora; 2310 €930?=fora qdo?
=> onkyo 607 vs Denon 1910? compensará mais €230 pelo onkyo 806?

Subwoofers
BK Gemini II €300?
BK XLS 200 €400?
REL Quake €570?
algum SVS ou Epos que indiquem

Surround monitoras
aceitam-se sugestões (MA BR1?; Wharfdale 9.0 ou 9.1;...)
até que ponto poderei penalizar as surround (comprando umas quase rasca) para poder
privilegiar as frontais (e central uma vez que convem ser da mesma gama/marca ou pelo menos sonoridade que as frontais)

Leitor DVD/CD:
Pioneer DV-LX50 (€150?)

Phono / Gira-discos:
1 - Thorens Mini (€300?)
2 - algum Project (€200 - 300)


Outras questões:

a) Recomendação de Cablagens/fios para ligar colunas (e sub) ao amp.

b) Colunas surround deverão ficar a meio da sala ou na parede de fundo oposta à TV?

Primordialmente preciso de aconselhamento nas colunas e o seu equilíbrio com receiver a escolher (na onda do já referido Onkyo 607).
Peço o favor de (sobretudo nas colunas) nos comentários que façam incluirem o v/ preço de ref.ª dos equipamentos da v/ preferência/sugestão... para me conseguir orientar e no "tapa aqui/destapa ali" do orçamento.

De referir que lá em casa não será possível puxar pelo sonoro (ouvir alto) por haver 1 bebé e WAF.

Portantos... há que manter a paz no lar e com a vizinhança (familiar na casa ao lado).
Antes, alguma qualidade no som. Nada de partir a cristaleira ou levantar o sofá. :)

Nesta altura, estaria inclinado talvez para MA BR5 + BR-LCR (€203?) + BK Gemini2 + Onkyo SR607 + traseiras mais fracas (BR1 para baixo)

Desde já muito agradeço os v/s valiosos contributos neste tópico e em todos os outros que me
trouxeram até aqui.

Abraços
 
Bom, por partes :)

Colunas


Dizes que vão ter uma utilização significativa em stereo e que não vais querer levantar muito o volume. Por essa última razão desaconselho as B&W que referes, são colunas que perdem algum detalhe a baixos volumes. Também convém decidires se queres monitoras ou de chão, já que as 685 são monitoras, e o resto das que referes são de chão.
Se me fosse restringir à tua lista (e porque dizes que a RS6 é apenas um desejo), as BR5 seriam a minha recomendação. São colunas que estão numa liga diferente das Wharfedale Diamond, mas que pedem amplificação cuidada para não soarem demasiado estridentes. São mais detalhadas que as Wharfedale e conseguem produzir um grave bem aceitável.
Se pudesses esticar um pouco o orçamento, estas QUAD seriam a minha escolha. Já ouvi QUAD monitoras e de chão, e são colunas que me agradaram sempre. Em termos de acabamentos são impecáveis (o preto lacado é excelente), e em qualidade sonora equiparam-se à série Silver da Monitor Audio.
A central convém ser da mesma marca e gama das frontais, logo consoante as frontais que escolheres, é raro teres mais que uma opção de central. Nas traseiras é que podes aproveitar para poupar alguns cobres, e aí já não é tão necessário ser da mesma gama/marca.

Subwoofer


Bom, sou suspeito, mas os BK são impecáveis em relação preço/qualidade. Com uma sala desse tamanho, acho que já se justifica o XLS200.

Receiver


Bom, se podes chegar ao 806, a conversa termina aqui :) Está muito acima dos restantes. Se ainda conseguires encontrar o 2808 em stock, é também um excelente receiver e andava a preços de saldo.
De resto, e na gama dos 500€, as minhas preferências vão para o Denon 1909, Sony 2400ES e HK 255. Julgo que com qualquer um deles ficarás bem servido.

Leitor de CD/DVD


Bom sobre isto já te aconselhei noutro tópico. Não sei se valerá a pena estares a comprar outro leitor de DVDs, mas se o fizeres, ao nível do Pioneer lembro-me do Cambridge Audio DVD99 ou o Denon 1740 ou 1940.
Como leitor de cds dedicados, o CAudio 340C ou o NAD C515.

E por final, mais importante que os conselhos de quem quer que seja, é ouvires por ti próprio, porque isto do som nem sempre é muito objectivo...


Cumps
 
Obrigado por mais esta ajuda vacalouca.
Por acaso n sabes onde poderei escutar estas QUAD?

O prob do Denon 1909 é ter apenas 2 entradas HDMI mas o 1910 já resolveria isso... mas a questão é qdo as poderia ter...
mas tb n sei se 1910 mantem o padrão ou também houve cortes na qualidade para ter mais features mantendo o nivel de preços... até alguém as testar...

terei de ouvir algumas coisas e pensar bem... fazer contas e persuadir a minha Srª (que não minha mãe) :)
 
Última edição:
O Denon 1909 tem 3 entradas HDMI, e uma saída.

No ***** de Alfragide têm lá Quads para ouvires, tanto monitoras como de chão.

Cumps
 
todas as colunas de chão que considero (e centrais) são de 6Ohms...

haveria problemas em juntar-lhes provisoriamente como colunas traseiras umas Sony SS-V325 antigas de 8Ohms que vinham num sistema Sony 5.1 (da"tanga" que comprei num supermercado) ? link das colunas

...até ter dinheiro para outras
 
Já agora só uma pergunta, as Vardus 400 não têm condições para ter um bom som relativamente a essas QUAD?


cumps

Estás a comparar as Vardus (que são a gama mais baixa da Wharfedale) com umas colunas com um PVP cerca de 3 vezes superior. Portanto não, as Vardus não sairiam bem na comparação.

todas as colunas de chão que considero (e centrais) são de 6Ohms...

haveria problemas em juntar-lhes provisoriamente como colunas traseiras umas Sony SS-V325 antigas de 8Ohms que vinham num sistema Sony 5.1 (da"tanga" que comprei num supermercado) ? link das colunas

...até ter dinheiro para outras

Não vejo qualquer problema. Andei muito tempo com uns cubos manhosos da TEAC como canais traseiros, e não tive problema algum com isso.

Cumps
 
Onde é que viste o 806 a 790€? Em todo o lado que vejo está quase a mil.
Já agora, umas mission 760i bem antigas servirão para traseiras?
 

Receiver


Bom, se podes chegar ao 806, a conversa termina aqui :) Está muito acima dos restantes. Se ainda conseguires encontrar o 2808 em stock, é também um excelente receiver e andava a preços de saldo.
De resto, e na gama dos 500€, as minhas preferências vão para o Denon 1909, Sony 2400ES e HK 255. Julgo que com qualquer um deles ficarás bem servido.

Vou hoje tentar fazer umas audições...

Mas gostava que me esclarecesses uma coisita...
se bem percebi preferires qq um dos modelos que indicaste (1909 2400es hk255) ao Onkyo 607.
Atendendo a que deve ser o best seller do momento (cheio de features importantes e outras autenticas *****... oops), gostava de perceber melhor o porquê de o relegares para 2º plano.
É por causa da musicalidade/desempenho em stereo? alguma outra coisa?

Já agora e pensando que faria um esforço (e convencia a mulher) a ir até ao Onkyo 806... há algum ouro para o mesmo escalao de preços que pusesses ao mesmo nǘiel (ou melhor)

Um abraço e obrigado mais uma vez pelas várias ajudas
 
Amplificador aconselho um onkyo 876, no ebay alemão arranjas a menos de 800€ novos a versão silver e a preta a 800 e pouco.

Subwoofer também aconselhava o xls200 dado o tamanho da sala, no entanto o gemini II também não é mau visto que a segunda versão já tem woofer de 10" apesar de só ter 150W contra os 275 do xls200.

Colunas é um mundo ... as b&w 685 tem muito boa relação preço qualidade mas são monitoras. Se gostas de um bom sterio talvez seja melhor teres as duas frontais de chão para poderes usar um stereo para ouvir musica.

Com o onkyo 876 já nao existe muito o problema do detalhe das b&w com o som baixo, pois já tem bastante potencia para as meter a cantar. Especialmente se o meteres a trabalhar em BTL ( bridge) nas da frente.

Vê se uma serie 683 ou umas CM7 ( nem que seja em segunda mão) ficam dentro do orçamento.

Numa primeira fase, aconselhava 1100-1300€ CM7 colunas centrais + 800 amplificador. E mais tarde logo meterias o subwoofer, estas colunas em full range aguentam-se bem sem subwoofer.

Não esquecer que convem guardar cerca de 50€ para cabos de colunas e mais outro tanto pra HDMI´s

O resto vem com o tempo uma central 400€, um sub 350€ , traseiras 200€, etc etc
 
É uma escolha pessoal, motivada em grande parte pelo stereo, e pelo facto de com todos os canais alimentados, se for como o 606 (tenho ideia que será), perde muito "fôlego" comparado com outros rivais. No caso do 606 ainda compensava porque esteve muitos meses a cerca de 400€, mas no caso do 607 isso não acontece. Atenção que não desaconselho o Onkyo, mas simplesmente não é dos meus favoritos no segmento.

Alternativas ao 806, até 800€, não estou a ver muitas...Talvez o Pioneer LX51, ou o HK355. Acho que a minha recomendação seria o 806 no entanto.


Cumps
 
Mas em ambas as lojas não têm stock. Resta saber se quando tiverem, mantêm o preço ou fazem como a ***** que normalmente promete um preço até o artigo chegar, para cativar o cliente, e depois aumenta-o mal tem stock.


cumps
 
As Quad pelo que li no site são muito bem feitas e estão a bom preço na *****, a questão é que as duas mais a central ficam por 1240€, ainda vou ter que pensar bem. Uma dúvida, o 806 diz que dá pra bi-amplificar as frontais, mas pelo que li fiquei sem perceber se as Quad 22L2 permitem bi-amp. Era algo interessante de se fazer.
Já agora, em que é que se nota a certificação THX do 806? É melhor a comprimir o som a baixos volumes?

O sub esperava que houvesse um ELS Epos em stock que parece que andam dificeis de se encontrar mas vou telefonar pra Diper em Leça pra ver a que preço arranjam.
As traseiras uso as minhas Mission 760i que ainda andam aí prás curvas e já fazia um sistema porreiro por 2000 e pouco. Isto pra quem começou a semana passada a ver o sony G800 é um grande salto, só espero não me arrepender..
 
As QUAD permitem bi-amping, não te preocupes. Aliás raras serão as colunas desta gama que não o permitem.

Sobre o que ganhas com a certificação THX...eu diria que pouco mais que um logo e a certeza que cumpre certas e determinadas specs que a THX considera importante. Não é isso que torna o 806 bom ou não, é sim o que ele faz independentemente disso.

Quanto aos subs, tenho a ideia que esse preço bom dos EPOS era porque o modelo foi descontinuado, e andavam a escoar stock. Se não conseguires encontrar já sabes, BK é sempre uma aposta segura.

Se souberes apreciar boa qualidade de som, não acredito que dês o dinheiro por mal empregue.


Cumps
 
Ontem à noite fui (à pressa) ouvir as Quad 22L2 e as Monitor Audio RS6 no ***** de Benfica.
Demorou um bocado a conseguirem por aquilo a funcar pelo que final já n tinha nem mto tempo nem paciencia confesso...
ouvindo uma faixa CD de música clássica (da casa, nem sei qual era) num leitor de BRay da Pioneer através dum Onkyo 906.
De qualquer das formas as impressões com que fiquei foram :
- as MA RS6 pareceram-me ter o som mais disponível duma forma imediata e substancialmente mais forte, mas mais estridente com mtos agudos;
- as Quad, um pouco mais conservadoras/abafadas, talvez um som mais equilibrado e com mais graves

Esteticamente gosto bastante de ambas, talvez mais das Quad por terem acabamento tipo vinil (gloss) parecido com as Gold da MAudio.
As Quad são +/- da mesma altura que as RS6 mas um bocadixito mais largas e notam-se mais.
As RS6 são mais discretas e o aspecto é madeira pintada (de preto)... bem pintada.. melhor aspecto que as Bronze.

Não foi uma audição nas melhores condições psicológicas e de tempo...vou ter de fazer mais audições se for para me decidir entre estas 2...
 
Preços Belmiro

RS6 €890 (exactamente o mesmo preço que as QUAD 22L2 na *****)
RS-LCR 380

QUAD ficaram de me dar preços qdo tivessem falado com o distribuidor (supostamente é o mesmo).

vacalouca

uma vez que conheces ambas ... qual seria tua preferência pessoal.... pdes dar alguma dica para estar atento na próxima vez que as for ouvir?
 
Última edição:
Back
Topo