Ajuda na organização de Living Room(sala de estar)

Shadowboy

I quit My Job for Folding
1º que tudo boa tarde a todos, é com prazer e inspirado em alguns projectos que vi por aqui que posto hoje.

Tenho uma moradia em construção com a planta da sala que podem ver mais abaixo, estou na fase de decidir onde quero tomadas, tomadas tv, tomadas de som,etc antes que começem a abrir roços. Estou indeciso em colocar a TV e restante maquinaria na pequena parede entre as portas de vidro (para evitar reflexos de luz na TV, mas sabendo que o LCD sera maior que a parede) e a parede que está à esquerda?

E ja agora que acham acerca de tomadas de som na sala (e onde seria indicado colocá-las) ou sistema som wireless)?

Também aceito outras sugestões e desde já obrigado.

(PS. peço desc pelo tamanho da imagem)

Planta
plantaq.jpg


Parede pequena
vistafrontal.jpg


Outra parede
vistalateralesq.jpg


Vista oposta, onde th uma escada po sotao
vistadocantoesq.jpg
 
Parece-me boa a tua ideia, ja que andas preocupado com isso, dou-te umas dicas, mas não te percas mt porque desde que pensas até que a casa fica pronta, já te apetecia mudar tudo, aconteceu comigo.


Já que andas com tomadas e cablagem e ainda não abriram roço:

1.Tudo o que puderes por por cabos não ponhas a pensar no wireless ou mesmo em power lines.
2.A tv parece estar bem, tem caixilharias de grandes dimensões, mas só o pano central é que abre ou corre? correcto? se não pensa na tua segurança, de familiares e crianças, pois teres a tv na zona de passagem pode ser perigoso.
3.Mete tomadas de rede junto da tv para um escritório e/ou sitio onde devas ter um pc ligado à net ou um router wireless.
Os routers wireless faz de router para rede normal, e lá fica a rede wireless para aquilo que te possas ter esquecido.
4. Tenta prever o local da colunas, se queres penduradas na parede deixa já a cablagem lá colocada para pendurares as colunas, se vais por colunas em tripes junto ao sofa, então deixas dois ou mais cabos debaixo do sofá, passados pelo pavimento e de sofá vai um cabo para cada ponta do sofá (por baixo do sofa)
 
Última edição:
Parece-me boa a tua ideia, ja que andas preocupado com isso, dou-te umas dicas, mas não te percas mt porque desde que pensas até que a casa fica pronta, já te apetecia mudar tudo, aconteceu comigo.

Thanks pelas sugestões.
Pois a principal duvida era se ficava melhor como ta na imagem ou uma "floating wall" na parede lateral?

Já que andas com tomadas e cablagem e ainda não abriram roço:

1.Tudo o que puderes por por cabos não ponhas a pensar no wireless ou mesmo em power lines.
2.A tv parece estar bem, tem caixilharias de grandes dimensões, mas só o pano central é que abre ou corre? correcto? se não pensa na tua segurança, de familiares e crianças, pois teres a tv na zona de passagem pode ser perigoso.
Sim so abre no pano central e nem há problema ali com estores e isso assim porque estes deverao ser electricos.

3.Mete tomadas de rede junto da tv para um escritório e/ou sitio onde devas ter um pc ligado à net ou um router wireless.
Os routers wireless faz de router para rede normal, e lá fica a rede wireless para aquilo que te possas ter esquecido.
4. Tenta prever o local da colunas, se queres penduradas na parede deixa já a cablagem lá colocada para pendurares as colunas, se vais por colunas em tripes junto ao sofa, então deixas dois ou mais cabos debaixo do sofá, passados pelo pavimento e de sofá vai um cabo para cada ponta do sofá (por baixo do sofa)
Acerca das colunas, com as portas seria de por as colunas como? Aos cantos da sala ou mais proximo da TV? (isto em termos de acustica)
 
para fazer os 5.1 ou 7.1, as colunas devem ser colocadas não espalhadas pela casa, mas sim em função da posição de quem está sentado.

Mas vendo melhor não tens o sofá centrado com a tv, queres ouvir som em stereo os dás importância aos efeitos 5.1?
 
para fazer os 5.1 ou 7.1, as colunas devem ser colocadas não espalhadas pela casa, mas sim em função da posição de quem está sentado.

Mas vendo melhor não tens o sofá centrado com a tv, queres ouvir som em stereo os dás importância aos efeitos 5.1?

Pois, aquilo nao é o sofa... aquilo é apenas o canto do sofá, este ficaria em L com a parte mais longa frente e centrada com a TV. Eu perguntava as colunas aos cantos ou mais perto da TV, pq o sofá estara centrado com a TV, que por sua vez está quase centrada com a sala
 
Epah tu não me ponhas a tv ao pe das janelas. Depois se queres ter umas colunas como deve de ser, fica foleiro te-las ao pé das janelas!!! Para um tipico sistema 5.1, As colunas frontais devem ficar um pouco perto da tvhttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/de/4/4e/ITUKreis_Ruhnke.jpg e as traseiras ficar um pouco mais afastadas entre si do que as frontais. Pralem de que vidros é mau para acustica da sala. um subwoofer naqueles vidros, uiui...

ITUKreis_Ruhnke.jpg


Eu punha todo o sistema de de som/video naquela parede da 2ª foto, ou seja, seria na parede de 4,24m. Não te esqueças, mete bastantes tomadas electricas, pelo menos uma ficha de rede (mas se puderes metes mais outra noutro local da sala) e ficha de telefone ambas no local onde vai ficar a tv. Para as colunas traseiras convém passar os cabos por de baixo so chão.
 
Última edição:
Eu acho que mesmo ali não fica mt bem, é mt luz tanto de um lado como do outro, quando vais ao cinema, pois tudo escuro à volta.... mas pronto
A experiência que tenho, e já aconteceu ver em varias casas, onde existe uma janela na proximidade da tv, ou ao lado e aquilo não funciona mt bem durante o dia...

outra dica, já te ocorreu por fichas de audio e video e corrente no tecto para por um projector? e uma tela oculta no tecto falso? mas para isso teria de ser na parede que o ONESOLO referiu


salasxb.jpg


o k tu dizias..
 
Epah tu não me ponhas a tv ao pe das janelas. Depois se queres ter umas colunas como deve de ser, fica foleiro te-las ao pé das janelas!!! Para um tipico sistema 5.1, As colunas frontais devem ficar um pouco perto da tv e as traseiras ficar um pouco mais afastadas entre si do que as frontais. Pralem de que vidros é mau para acustica da sala. um subwoofer naqueles vidros, uiui...
Pois realmente as colunas ficariam um bocado inestéticas ali. Quanto aos vidros não sou só eu que decoro a sala (lol...se é que me entendem), seja como for não é uma sala específica para filmes, mas sim um Tudo-em-um em que não pretendo volumes pra partir os vidros


Eu punha todo o sistema de de som/video naquela parede da 2ª foto, ou seja, seria na parede de 4,24m. Não te esqueças, mete bastantes tomadas electricas, pelo menos uma ficha de rede (mas se puderes metes mais outra noutro local da sala) e ficha de telefone ambas no local onde vai ficar a tv. Para as colunas traseiras convém passar os cabos por de baixo so chão.
Eu achoque mesmo ali não fica mt bem, é mt luz tanto de um lado como do outro, quando vais ao cinema, pois tudo escuro à volta......
Pois é verdade, mesmo assim devido à forma e posicionamento da moradia, naquelas vidros nunca vai bater sol directamente, contudo parece-me que de dia será pior luz a incidir de lado no ecra do que a iluminar à volta do ecra?

outra dica, já te ocorreu por fichas de audio e video e corrente no tecto para por um projector? e uma tela oculta no tecto falso? mas para isso teria de ser na parede que o ONESOLO referiu
Não me tinha ocorrido, mas vendo bem as condições de luminosidade e o facto de ter espaço na garagem ou no sotao (para o qual vao as escada que vêm na sala), tava a pensar guardar isso para uma sala própria ...um dia mais tarde...
 
Back
Topo