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[Ajuda] Necessito saber quem usou IP Telepac para BURLA

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por MonkSP, 3 de Abril de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 2828)

  1. MonkSP

    MonkSP Power Member

    Tenho uma situação de BURLA entre mãos que quero resolver.

    A minha mulher "anda a subscrever" toques / concursos etc da empresa netsize.
    No dia em envia a sms para sair, a empresa inicia o envio de sms de outro número, alegando que se procedeu à subscrição de outro serviço.

    Tem sido assim nas duas últimas semanas. Felizmente a Vodafone tem ajudado, fazendo o contacto para o netsize e lá vai creditando os valores.

    Aparentemente está resolvido mas eu quero fazer uma queixa formal dessa empresa, uma vez que nunca foi subscrito nenhum serviço. Para fazer a subscrição, dizem que mandam um SMS com um código que é introduzindo na internet.

    Perante esta situação, a vodafone não consegue fazer track se foi pedida a activação ou não, uma vez que não se procede por envio de sms.
    Assim decidi pedir à Netsize empresa qual o IP registado, a partir do qual foi supostamente introduzido esse código na página deles.

    Deram-me o IP 81.193.132.164 em uso no dia 2009-03-26 14:45:01

    Pelo IP Tracker do http://www.ip-adress.com diz-me que este IP é da PT Comunicações.

    Agora, como consigo saber o número de telefone? A PT não me dá essa info. A policia não vai ligar nada a isto, e eu quero fazer a queixa na ASAE / Instituto do Consumidor / ANACOM. Mas para isso apenas preciso de saber se esse IP estava logado noutro sítio que não o local de trabalho da minha mulher.

    Preciso assim de ideias. Obrigado.
     
  2. Kain

    Kain Power Member

    O problema é que isso é um IP dinâmico atribuído a uma conta ADSL. Só a Telepac é que pode dar essa informação. Apresenta queixa que pelo menos assim pode ser que pelo menos saibas mais informações de quem tinha esse ip
     
  3. MonkSP

    MonkSP Power Member

    Apresento a queixa à PT para saber o IP ou reporto toda a situação à ANACOM etc..?
     
  4. MonkSP

    MonkSP Power Member

    Qual das opções?
     
  5. boot

    boot Power Member

    A autoridade responsavel por crimes informaticos é a Polícia Judiciaria.
    A PT só pode revelar quem usou o ip mediante mandato judicial.
     
  6. BlueShark

    BlueShark Power Member

    não será possível pedir à operadora para bloquear os sms de valor acrescentado
     
  7. MonkSP

    MonkSP Power Member

    Está a ser implementado. Actualmente só desligar TODAS as sms.

    A PJ não investiga burlas abaixo dos 500€.
     
  8. seed.helper

    seed.helper Power Member

    ohh meu deus

    onde isto ja chegou :eek:

    fdx me*da de sistema que temos

    é assim que querem limpar numeros

    boa sorte amigo
     
  9. SirArthur

    SirArthur Power Member

    O DL que regulamenta isso é o 63/2009, no qual está previsto pelo artº 10º nr. 3 que a Operadora (Prestador de serviço de suporte) tem por obrigação bloquear num prazo de 24 horas a pedido do cliente. A exemplo do que já sucede com os nrs. de valor acrescentado.

    As operadoras, pelo menos a Vodafone, escudam-se em más interpretações da lei, entendendo "Prestador de serviço de suporte" como o vigarista e não como eles próprios, no entanto a lei é clara e há que fazer pressão para que seja implementado o mais rapidamente possível.
     
  10. hYpe

    hYpe [email protected] Member

    A única solução que tens de resolver isso, é apresentando queixa na polícia..

    Não sei sequer se eles vão aceitar uma queixa de burla nesse valor, mas se aceitarem, deves demorar meses/anos até ter notícias deles (tendo emm conta o baixo valor).

    E a não ser que tenhas contactos na PT, ninguém do lado deles te vai dizer quem tinha esse IP a essa hora, nesse dia..
     
  11. Não sei se isto é uma ajuda ou não, mas pelos vistos, não é caso isolado. Encontrei várias queixas relacionadas com o mesmo serviço.

    http://queixas.co.pt/pesquisa.php?pesquisa=netsize&sel_pesquisa=entidade&x=0&y=0

    Pelo menos, se fores à polícia e mostrares isto, talvez (para aí uns 2% de hipótese, ou nem isso) eles façam algo.

    É coincidência a mais... Caso contrário, é tentar tornar o caso público, e aí pode ser que pela vergonha as entidades competentes façam algo.

    Podes também tentar enviar um e-mail para aqui [email protected]
     
    Última edição: 11 de Junho de 2009
  12. SoundSurfer

    SoundSurfer Power Member

    Será que sou só eu a pensar que a empresa das SMSs é realmente a culpada nesta história e não quem "alegadamente" se enganou no número no site?
     
  13. SirArthur

    SirArthur Power Member

    Não, de facto a julgar pelo comportamento dessas empresas de SMS's... em alguns dizem que é necessário um SMS de confirmação, mas se formos a ver bem, muitos devem estar "subcritos" sem nunca terem confirmado nada.
    Claro que aqui o companheiro nunca terá hipóteses de activar a PJ neste caso, os valores são irrisórios e não compensam os meios que teriam que estar envolvidos. É aliás nisso que estas empresas se baseiam, se burlassem uma só pessoa em 5000 euros a PJ caía-lhes em cima, se burlarem 5 euros a 1000 pessoas a PJ não faz nada.

    Entretanto já existe uma lei que regulamenta isto e o que proponho é uma campanha para que a lei seja activada na prática. Esta lei diz que as operadoras são obrigadas a bloquear, independentemente da pessoa estar a ser ou ter sido burlada, a exemplo do que já sucede com os nrs. de Valor Acrescentado.
    Nessa campanha as pessoas que não estejam interessadas neste tipo de mensagens devem requerer à operadora que bloqueie tal possibilidade. Embora as operadoras estejam à espera que a ANACOM atribua os indicativos de valor acrescentado, a pressão poderá fazer com que se faça algo.

    Mais explicações do que diz a lei na minha outra mensagem: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=362047&page=4
     

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