[Ajuda] Necessito saber quem usou IP Telepac para BURLA

MonkSP

Power Member
Tenho uma situação de BURLA entre mãos que quero resolver.

A minha mulher "anda a subscrever" toques / concursos etc da empresa netsize.
No dia em envia a sms para sair, a empresa inicia o envio de sms de outro número, alegando que se procedeu à subscrição de outro serviço.

Tem sido assim nas duas últimas semanas. Felizmente a Vodafone tem ajudado, fazendo o contacto para o netsize e lá vai creditando os valores.

Aparentemente está resolvido mas eu quero fazer uma queixa formal dessa empresa, uma vez que nunca foi subscrito nenhum serviço. Para fazer a subscrição, dizem que mandam um SMS com um código que é introduzindo na internet.

Perante esta situação, a vodafone não consegue fazer track se foi pedida a activação ou não, uma vez que não se procede por envio de sms.
Assim decidi pedir à Netsize empresa qual o IP registado, a partir do qual foi supostamente introduzido esse código na página deles.

Deram-me o IP 81.193.132.164 em uso no dia 2009-03-26 14:45:01

Pelo IP Tracker do http://www.ip-adress.com diz-me que este IP é da PT Comunicações.

Agora, como consigo saber o número de telefone? A PT não me dá essa info. A policia não vai ligar nada a isto, e eu quero fazer a queixa na ASAE / Instituto do Consumidor / ANACOM. Mas para isso apenas preciso de saber se esse IP estava logado noutro sítio que não o local de trabalho da minha mulher.

Preciso assim de ideias. Obrigado.
 
O problema é que isso é um IP dinâmico atribuído a uma conta ADSL. Só a Telepac é que pode dar essa informação. Apresenta queixa que pelo menos assim pode ser que pelo menos saibas mais informações de quem tinha esse ip
 
O DL que regulamenta isso é o 63/2009, no qual está previsto pelo artº 10º nr. 3 que a Operadora (Prestador de serviço de suporte) tem por obrigação bloquear num prazo de 24 horas a pedido do cliente. A exemplo do que já sucede com os nrs. de valor acrescentado.

As operadoras, pelo menos a Vodafone, escudam-se em más interpretações da lei, entendendo "Prestador de serviço de suporte" como o vigarista e não como eles próprios, no entanto a lei é clara e há que fazer pressão para que seja implementado o mais rapidamente possível.
 
A única solução que tens de resolver isso, é apresentando queixa na polícia..

Não sei sequer se eles vão aceitar uma queixa de burla nesse valor, mas se aceitarem, deves demorar meses/anos até ter notícias deles (tendo emm conta o baixo valor).

E a não ser que tenhas contactos na PT, ninguém do lado deles te vai dizer quem tinha esse IP a essa hora, nesse dia..
 
Não sei se isto é uma ajuda ou não, mas pelos vistos, não é caso isolado. Encontrei várias queixas relacionadas com o mesmo serviço.

http://queixas.co.pt/pesquisa.php?pesquisa=netsize&sel_pesquisa=entidade&x=0&y=0

Pelo menos, se fores à polícia e mostrares isto, talvez (para aí uns 2% de hipótese, ou nem isso) eles façam algo.

É coincidência a mais... Caso contrário, é tentar tornar o caso público, e aí pode ser que pela vergonha as entidades competentes façam algo.

Podes também tentar enviar um e-mail para aqui [email protected]
 
Última edição:
Será que sou só eu a pensar que a empresa das SMSs é realmente a culpada nesta história e não quem "alegadamente" se enganou no número no site?
 
Não, de facto a julgar pelo comportamento dessas empresas de SMS's... em alguns dizem que é necessário um SMS de confirmação, mas se formos a ver bem, muitos devem estar "subcritos" sem nunca terem confirmado nada.
Claro que aqui o companheiro nunca terá hipóteses de activar a PJ neste caso, os valores são irrisórios e não compensam os meios que teriam que estar envolvidos. É aliás nisso que estas empresas se baseiam, se burlassem uma só pessoa em 5000 euros a PJ caía-lhes em cima, se burlarem 5 euros a 1000 pessoas a PJ não faz nada.

Entretanto já existe uma lei que regulamenta isto e o que proponho é uma campanha para que a lei seja activada na prática. Esta lei diz que as operadoras são obrigadas a bloquear, independentemente da pessoa estar a ser ou ter sido burlada, a exemplo do que já sucede com os nrs. de Valor Acrescentado.
Nessa campanha as pessoas que não estejam interessadas neste tipo de mensagens devem requerer à operadora que bloqueie tal possibilidade. Embora as operadoras estejam à espera que a ANACOM atribua os indicativos de valor acrescentado, a pressão poderá fazer com que se faça algo.

Mais explicações do que diz a lei na minha outra mensagem: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=362047&page=4
 
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