[ajuda] no arranque do SO...

myguel

Power Member
Olá a todos, mais uma vez acho que cometi uma gafe... é o seguinte, tentei instalar o ubunto que um amigo me passou num cd, dizia ele que era só arrancar com o cd e logo teria uma ideia do que era esse SO, e que depois se não gostasse era só retirar o cd e arrancar normalmente etc... pois bem, o meu erro foi na instalação do ubunto, acho que instalei mesmo! Até aí nada de grave, o problema é que cada vez que ligo o pc ele abre com o ubunto! e pior nem sei a pass... para arrancar com o win tenho q o seleccionar na lista senão vai logo pro ubunto... há maneira de resolver isso não? Desde já obrigado
Ah! e já agora quero dizer que já formatei, nada, já fui propriedades=»avançadas=»seleccionar o SO q pretente etc....e só me aparece o windows como opção... não é que seja grave como situação, mas é chato ter que escolher antes de arrancar né....? Agradeço a voça ajuda para este problema...
 
Última edição:
Obrigado luso57, mas o que disseste para fazer já vou ter de pedir a alguem mais entendido, pensei que fosse uma coisa mais simples de resolver... só mais uma pergunta, mais onde raio está o ubunto?? ao formatar o c ele não devia desaparecer??
 
nunot obrigado, isso já me diz mais qualquer coisa mas... o meu inglês... onde diz para ir a Applications menu -> System -> Terminal, não faço a minima ideia onde isso fica!! Eu tenho tudo em português... ajuda please... :-(
 
nunot obrigado, isso já me diz mais qualquer coisa mas... o meu inglês... onde diz para ir a Applications menu -> System -> Terminal, não faço a minima ideia onde isso fica!! Eu tenho tudo em português... ajuda please... :-(

vou traduzir a letra visto não ter o unbutu aqui.

- menu de aplicações
- sistema
- terminal
 
nunot, mas isso é no ubunto não é? Recordo aqui q nunca consegui abrir o ubunto pois não me reconhece a pass... (só problemas eu sei... mas assim é que dá luta lol)
 
Queria colocar aqui uma imagem do arranque, já não me lembro bem se é assim...
:-) parece que é...
Fiz asneira da grossa né... :-(
 
Última edição:
boas
desculpa lá o tempo as investigações demoraram-se
aqui vai a minha opinião:
visto que queres desinstalar o linux eu aconselho-te a formatar a 2ª partição(suponho que tenhas 2) e depois fundi-la com a 1ª :D
vamos ao trabalho
precisas de 1 programa de partiçoes
depois é instalar e fazeres o que te disse
cumps e espero ter ajudado
PS: faz backups
se não der tens de formatar
 
Obrigado henrique, vou tentar, já formatei com os cd´s que vêm de origem, mas isso não formata o d: né? Será aí que ele está?? Logo dou noticias... obrigado amigos
 
isso vai dar asneira com o grub. depois de formatares a partição do ubuntu tens que usar o supergrub ou o cd do windows com o fixmbr senão não consegues ligar o windows ;).

não precisas de formatar com os cd's de origem. assim é que formatas todo o computador. usa o partition magic, gparted, etc para formatar só aquela partição
 
Se vais apagar o ubuntu, não te esqueças que não chega apagar a partição. Se só fizeres isso, continuarás a ver a lista que vês agora (bootloader).

Para apagares o bootloader (e assim ele ir logo para windows), tens de arrancar com um cd de arranque do windows e na consola de reparação escreveres

Código:
fdisk /mbr

ou

Código:
fixboot mbr

Isto restaura o bootloader do windows no mbr.
 
Boas, mas eu não tenho nenhum cd do windows! De fabrica vem tudo guardado num "cantito" do D:, e pedem para passar isso tudo para cd assim que ligas pela primeira vez... está tudo misturado nesses cd's né?? Oh vida.....
 
isso é uma partição de recuperação, não um cd do windows. senão tens cd do windows tens que usar o live cd do ubuntu e entrar na consola e correr alguns comandos (já não me lemro quais são) eu depois ponho aqui ;) .
 
Olá a todos, como não tenho tido novidades, e acho que apagar o ubunto vai ser muita areia para a minha carripana... eu já me contentava com o arranque do windows!! Que se lixe o ubunto, por mim pode ficar não me incomoda muito... desde q seja mais fácil para mim! Obrigado a todos :-)
 
Back
Topo