Ajuda no SUSE. Os acentos acentos estão a matar-me

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Finalmente consegui instalar o SUSE no meu computador. Reconheceu a minha gráfica como uma 8500. Como o suse tem suporte para a 9700 pensei que ele não se importaria se eu seleccionasse esta. Erro. Fiquei sem conseguir entrar no Linux. Felizmente o dual boot ficou sempre a funcionar. Aparentemente com esta gráfica fica tudo bem.
O SUSE trás tudo e mais alguma coisa. Só preciso de tempo para dar a volta à coisa. Como sabem sou um perfeito principiante em Linux pelo que não consigo perceber muita coisa como os comandos e afins. Só lá irei com tempo. O que me irrita e que não me deixa fazer quase nada no Suse é o bug dos acentos. Em vez de aparecer já, aparece j´a, não, aparace n~ao, etc. Como é fácil de ver não dá geito mandar mails, escrever posts aqui no forum e muito menos processar texto.
Se conseguisse resolver este contratempo conseguiria cumprir a minha meta de 80% linux e 20% Windows. Assim nada feito.
Já mandei um mail para a suse por causa da instalação mas ainda não responderam. Pelo que parece-me um bocado inútil estar à espera deles para me ajudarem.
Se alguém me conseguisse ajudar agradecia muito. Já fiz umas pesquisas e percebi que este problema é frequente no Linux e não é exclusivo do suse.
Tenho o Suse como linguagem em Inglês (GB), mas já instalei com Inglês US ou Português (Brasil), infelizmente não tem Português de PT. Mas na configuração do teclado está em Português de Portugal. Na instalação, logo no início escolhesse o teclado que se quer (tb pode ser escolhido à posteriori obviamente) tem a opção de testar escrevendo o que se quiser e logo aí em nenhum teclado os acentos aparecem bem.
Ajudem-me please.
 
TEnho o Suse instalado num dos PC's e não me lembro
de ter tido qq problema com os acentos.

Vai ao Control Center ( kcontrol )
clica nos Regional & Acessibility
Keyboard Layout
e escolho o portugues para o primary keyboard layout
e escolhe o keyboard model correcto.
 
Originally posted by iJFerreira
TEnho o Suse instalado num dos PC's e não me lembro
de ter tido qq problema com os acentos.

Vai ao Control Center ( kcontrol )
clica nos Regional & Acessibility
Keyboard Layout
e escolho o portugues para o primary keyboard layout
e escolhe o keyboard model correcto.

Não deves ter lido o meu post anterior. Eu tenho seleccionado exacatamente o português e tenho este problema em todas as instalações que tenho (3).
Já agora a versão do suse que tenho é a última 9.0 Profissional.
 
:sad: :sad: :sad: :sad: :sad:
iJFerreira
Acertas-te completamente. Muito obrigado. Não imaginas como fiquei contente com esta descoberta.
Como já disse não percebo nada de Linux. No início da instalação aparece para configurar em Português e mesmo assim não funcionava. Já tinha ido ao Yast várias vezes e nunca descobri lá nada que ajudasse. Segui o caminho que indicas-te e funciona perfeitamente.
Muito. Muito obrigado.
:001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001::001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001: :001:
 
Ainda bem que conseguiste resolver o teu
problema. Era mau para a comunidade Linux
perder um utilizador por causa de um problema
como esse.

Mas olha que a culpa não é do Linux mas do
GUI KDE, que não se deve confundir com o
Linux.

Nessas instalações que fizeste onde tinhas
o problema dos acentos se tivesses entrado
no SO em modo texto ( uma das consolas)
terias certamente os acentos a funcionar.
Esse problema estava relacionado com
a configuração do KDE que é o ambiente
gráfico que estas a usar.

Em Gnome certamente não terias tido
esse problema. :D
 
Originally posted by iJFerreira

Em Gnome certamente não terias tido
esse problema. :D

Afinal tenho o mesmo problema no gnome. .
Onde é que no gnome altero o layout do teclado? Procurei e não consegui ainda descobrir.
Thanks in advanced
 
Originally posted by Metro
É onde se altera a configuração do teclado. Please:003:

No gnome...? Não faço a min... nem sequer tenho isso instalado neste PC...

Vocês só precisam de um ambiente grafico. O ideial é andarem a passear um bocado por todos aqueles que encontra e dedidirem-se por um, e depois ficam-se sempre por esse. A partir daí habituam-se a esse e torna-se uma religião. Depois vê-se coisas tipo "qual o melhor desktop manager para linux?" e gajos ao soco e ao pero por causa disso, são questões religiosas que atingem os mais básicos axiomas de cada um :D
 
Originally posted by Tafinho
No gnome...? Não faço a min... nem sequer tenho isso instalado neste PC...

Vocês só precisam de um ambiente grafico. O ideial é andarem a passear um bocado por todos aqueles que encontra e dedidirem-se por um, e depois ficam-se sempre por esse. A partir daí habituam-se a esse e torna-se uma religião. Depois vê-se coisas tipo "qual o melhor desktop manager para linux?" e gajos ao soco e ao pero por causa disso, são questões religiosas que atingem os mais básicos axiomas de cada um :D
Concordo em absoluto. No entanto ainda estou na fase do passeio. Mas obrigado na mesma. Tens sido uma excelente ajuda.
 
Metro,

quando te surge um problema tenta
fazer um esforço para encontrar a
solução. É fácil vir aqui ao fórum
despejar a dúvida e ficar à espera da
resposta mas tens que compreender que
nem sempre temos disponibilidade,
interesse nem somos pagos para isso.
E no Linux as coisas nem sempre são tão
simples como no windows.

Só os problemas mais esquisitos e difíceis
ou aqueles que nos chateiam muito
devem vir parar ao fórum.

Voltando ao teu problema.
Bom, tens problemas com os acentos
no gnome, certo?
Sabes que é um problema relacionado
com o keyboard layout como te
explicaram num post anterior.

Ora basta ir ao google e procurar por
"change keyboard layout gnome"

O primeiro link que surge é:

http://projects.gnome.hu/gkb/

justamente sobre o "GNOME KeyBoard Applet" que é um pequeno applet
que permite mudar a configuração
do teclado de forma semelhante ao windows XP.

Para a próxima, googla primeiro. :D
 
Originally posted by iJFerreira
Metro,

quando te surge um problema tenta
fazer um esforço para encontrar a
solução. É fácil vir aqui ao fórum
despejar a dúvida e ficar à espera da
resposta mas tens que compreender que
nem sempre temos disponibilidade,
interesse nem somos pagos para isso.
E no Linux as coisas nem sempre são tão
simples como no windows.

Só os problemas mais esquisitos e difíceis
ou aqueles que nos chateiam muito
devem vir parar ao fórum.

Voltando ao teu problema.
Bom, tens problemas com os acentos
no gnome, certo?
Sabes que é um problema relacionado
com o keyboard layout como te
explicaram num post anterior.

Ora basta ir ao google e procurar por
"change keyboard layout gnome"

O primeiro link que surge é:

http://projects.gnome.hu/gkb/

justamente sobre o "GNOME KeyBoard Applet" que é um pequeno applet
que permite mudar a configuração
do teclado de forma semelhante ao windows XP.

Para a próxima, googla primeiro. :D
Tens razão quando dizes que poderia procurar mais um pouco antes de vir ao forum. De facto o primeiro que me ocorreu depois de ter esgotado todas as hipóteses que consegui e de ter lido o manual foi vir aqui ao forum.
É certo que as pessoas não são pagas para responderem. É certo que as pessoas podem passar pelos threads e só rersponderem se quiserem. É tb verdade que muitas vezes temos as mesmas dúvidas que outros tiveram e que nos servem a ultrapassar dificuldades.
Nem de propósito acabei de responder a um utilizador do forum que perguntava onde podia mudar o multiplicador do PIV. A primeira coisa que pensei foi: Então este gaijo não sabe que o multiplicador à séculos que vem bloqueado? No entanto respondi. Nem sequer é a primeira vez que isso é dito aqui no fórum.
O Linux é um bicho muito estranho para quem nunca teve qualquer contacto com ele. Bastantes vezes os utilizadores de Linux criticam por ele se estar a tornar muito Windows. Muito gráfico, muito simples. Esse deveria ser motivo de orgulho dos users.
Continuo com muitas dúvidas no Linux. Uma passa pela compatibilidade entre windows e Linux. Gravei uns documentos no Linux e depis quis ler no Windows. Não foi simples. Valeu que me recordava do formato de todos e lá consegui abrir, não sem em dois deles estarem marados.
É muito fácil perguntar em vez de procurar. Mas eu continuo a tentar melhorar. Se isso passar por equacionar as dúvidas que coloco aqui no fórum no problema. No entanto tenho para mim que por vezes achamos algo tão básico que perguntamos a nós mesmos. Esta pessoa viveu debaixo de alguma rocha até agora? Então mas ele não sabe isto? Isto é básico? Para nós é. Para essa pessoa não será porque senão não perguntaria.
Desculpa o desabafo. Não penses que fiquei chateado com a tua observação. Estou a entrar num mundo novo para mim e portanto tudo são dúvidas e ainda bem que existem os foruns e a net no geral para ajudar.
Peace.
 
Não percebeste!

Os fóruns não servem para mostrar
que se sabe ou desdenhar quem não
saiba mesmo que sejam coisas básicas.

Ninguém nasce ensinado.

O que eu disse foi para pesquisares
no google sempre que te ocorra uma
dificuldade. Certamente haverá muita
informação sobre o assunto pois acredita
que não és o único a inciar-se no Linux.

Googla-te!
 
Originally posted by iJFerreira
Não percebeste!

Os fóruns não servem para mostrar
que se sabe ou desdenhar quem não
saiba mesmo que sejam coisas básicas.

Ninguém nasce ensinado.

O que eu disse foi para pesquisares
no google sempre que te ocorra uma
dificuldade. Certamente haverá muita
informação sobre o assunto pois acredita
que não és o único a inciar-se no Linux.

Googla-te!
O meu problema tem sido que tenho andado a pesquisar foruns de Linux onde não está logo o que queremos. De facto se tivesse pesquisado no google metendo o problema directamente tinha chegado logo à resposta. Tenho usado o método errado. Estou a melhorar:)
 
Back
Topo