Ajuda no upgrade de Máquina (Mudança de Sistema)

k0ffy

Power Member
1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Corpo + lente para começar.

2. POR QUANTO: 1200€ ( já com a venda do material atual)

3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
Todo tipo de fotos, será uma máquina para o dia a dia e começar a levar a fotografia mais a sério. Street photography, vida familiar, retratos, crianças ( principalmente exterior e algumas em interior). Será uma máquina para andar sempre comigo.

4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
Geralmente de dia na rua e fotografias do quotidiano (vida familiar) por vezes em interior.

5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Entusiasta com objectivo de levar isto a sério.

6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
Tenho uma Olympus OM-D E-M5 Mark II + M.Zuiko ED 14-150mm f/4-5.6 e Olympus M.Zuiko Digital 17mm f/1.8. Mas a 17mm está quase sempre no M5.

7. COMO É A TUA "REDE": Não aplicavél.

8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
Loja online ou fisica (onde encontrar o melhor preço)

Pretendo mudar para a Fuji, tanto pelos seus modos como pelo a qualidade do jpegs (cada vez tenho menos tempo para grandes edições) e o estilo retro. Tenho visto a Fuji X-S10 com a 18-55mm (sei que é PASM) e lido boas reviews, a alternativa era a X-T30 II com a mesma lente. Têm ambas o mesmo sensor mas pelo que vi a X-T30 II perde pela falta de IBIS no corpo e têm displays diferentes (articulado vs tilt).
Também equacinei a Fuji X100V mas não queria ficar limitado a uma lente e é bastante mais cara.
Esta mudança só acontecerá depois de vender o sistema atual mas queria opinião entre qual optar ou se devia equacionar uma X-T3 em 2ª mão ou mesmo uma X-T4.

Obrigado!
 
eu tenho uma fuji xs 10, com essa lente, e considero uma boa maquina, super satisfeito com as fotos que consigo com ela, mas tambem ainda estou a dar os primeiros passos na fotografia, e videografia, por isso não considero a minha opinião tão valida como de outras pessoas mais experientes que por cá andam.
se andares bem atento conseguiras encontrar a maquina + lente a esse preço, ligeiramente mais baixo, por vezes na R P, que foi onde comprei a minha... 1200€ pelo conjunto eu considero uma pechincha, visto que normalmente anda perto dos 1500€, e já tens uma lente que te permite ir aprendendo, "brincando um pouco", com estabilização...
embora não o devesse fazer, fotografar em RAW ajudaria a conseguir mais margem de manobra em edição, mas tenho apenas fotografado em jpg e consigo praticamente em todas as fotos atingir os resultados pretendidos sem edição, "diretamente da camera", daí, em parte, a fama da qualidade dos jpegs que se obtêm com estas maquinas, penso eu...

entre a XT 3 e a XS 10 a diferença não era muita, pelo que me recordo quando investiguei antes de efectuar a compra da minha... optei pela XS 10 porque achei que o IBIS seria benefico para mim, porque a ideia inicial seria dar-lhe mais uso para gravar video, embora tenha sido ao contrario ultimamente :D uma das coisas que daria jeito na XS 10, que a XT 3 tem, era o dual slot cards, porque sempre dava outra segurança, mas também isso só é determinante para um uso mais profissional...

Pelo que vou acompanhando, pelos relatos na internet, a XT 30 satisfaz muita gente, e é uma maquina mais acessivel, em termos de preço, mas igualmente capaz para fotografia, se não tiveres tanto interesse em video, embora tambem seja satisfatoria neste campo.
Poderia ser uma opção a considerar, dependendo dos resultados que pretendas obter... nunca vi grandes comparações mas talvez não seja tão facil distinguir, a partida, entre fotos de uma XT 30 e uma XS 10,.

A XT 4 já está noutro nivel, bem mais capaz do que todas as outras, seria a minha escolha não fosse o preço que custa, sempre são 2000€ só pelo corpo, nova, mas não deixa de ser "uma besta"...

Outra questão: apesar de não ser propriamente "um trambolho", também não considero o conjunto maquina + lente propriamente pequeno, como falas em "andar sempre contigo" não sei bem se pretendes algo para "levar no bolso" ou se não te importas de andar sempre com uma bolsa, para proteger a maquina, contigo... existia um site onde podias ver as medidas das camaras, corpo e com lentes, mas não me recordo do nome, ou do link.
Outra coisa, se vires reviews no youtube por exemplo, é que normalmente falam que o grip, penso que seja assim que se diz, da maquina é pequeno, e não dá muito jeito pegar nela com apenas uma mão... eu discordo dessa afirmação, para mim é perfeito, tenho uma mão de tamanho medio...

Qualquer questão sobre a XS 10, que eu consiga responder, envia pm.
 
Última edição:
eu tenho uma fuji xs 10, com essa lente, e considero uma boa maquina, super satisfeito com as fotos que consigo com ela, mas tambem ainda estou a dar os primeiros passos na fotografia, e videografia, por isso não considero a minha opinião tão valida como de outras pessoas mais experientes que por cá andam.
se andares bem atento conseguiras encontrar a maquina + lente a esse preço, ligeiramente mais baixo, por vezes na R P, que foi onde comprei a minha... 1200€ pelo conjunto eu considero uma pechincha, e já tens uma lente que te permite ir aprendendo, com estabilização...
entre a XT 3 e a XS 10 a diferença não era muita, pelo que me recordo quando investiguei antes de efectuar a compra da minha... optei pela XS 10 porque achei que o IBIS seria benefico para mim, porque a ideia inicial seria dar-lhe mais uso para gravar video, embora tenha sido ao contrario ultimamente :D uma das coisas que daria jeito na XS 10, que a XT 3 tem, era o dual slot cards, porque sempre dava outra segurança, mas também isso só é determinante numa via mais profissional...
Pelo que vou acompanhando, pelos relatos na internet, a XT 30 satisfaz muita gente, e é uma maquina mais acessivel, em termos de preço, mas igualmente capaz para fotografia, se não tiveres tanto interesse em video, embora tambem seja satisfatoria neste campo.
A XT 4 já está noutro nivel, bem mais capaz do que todas as outras, seria a minha escolha não fosse o preço que custa, sempre são 2000€ só pelo corpo, nova, mas não deixa de ser "uma besta"...
Qualquer questão sobre a XS 10, que eu consiga responder, envia pm.

Obrigado pela resposta.

Não tenho interesse em video mas não sei até que ponto o IBIS seria benéfico em fotos com pouca luz que justifica-se optar pela x-s10.
Tenho visto a X-S10 e a X-T30 II mais ou menos pelo mesmo preço, daí a indecisão entre as duas.
 
Obrigado pela resposta.

Não tenho interesse em video mas não sei até que ponto o IBIS seria benéfico em fotos com pouca luz que justifica-se optar pela x-s10.
Tenho visto a X-S10 e a X-T30 II mais ou menos pelo mesmo preço, daí a indecisão entre as duas.
pelo pouco que percebo sobre o assunto, beneficiarás do IBIS se fotografares maioritariamente sem recurso a um tripe, porque sempre terias mais um mecanismo para compensar alguma instabilidade ao fotografar.
agora depende é da diferença de preço entre as duas maquinas, e se consideras que o IBIS possa justificar essa diferença.
de qualquer forma deixa ver se obtens mais opiniões que te ajudem a tomar uma decisão mais informada.
 
Experimenta a X-T30 na mão... eu odiei a ergonomia da mesma (ou falta dela).
bem lembrado, a XT 30, a mim, pareceu-me bem mais pequena do que a XS 10, e com menos ergonomia... se bem que pelo preço acima mencionado, caso conseguissem comprar, nem pensava duas vezes em comprar a XS 10 + lente, está praticamente dada.
 
Alguém com uma Fuji retro/tradicional e que tenha experimentado a X-S10? O que acharam?
Tenho diversas Fuji e já mexi na X-S10.

A X-S10 é claramente mais confortável se estiveres com ela na mão por períodos longos de tempo. Contudo, acredito que seja sempre algo subjetivo.

A X-S10 faz-me lembrar á Olympus E-M1 em termos de ergonomia. Muito ao estilo DSLR mas pequenas. Bastante confortáveis.

Eu gosto das fujis mas efetivamente a ergonomia é algo que possa incomodar especialmente quando lhes colocas as lentes maiores e mais pesadas.
 
Eu não consigo comparar a X-S10 com a X-T30. A X-S10 é melhor. Eu comparo a X-S10 com a X-T3. Eu comprei uma X-T3 body only há quase ano e meio nova num cashback da Fuji por 800€ e tal €. Em kit teria sido 1000 e pouco com a 18-55 que acabei por comprar em Grey market. Não entendo os preços atuais. Acho que é má altura para comprar.

A estabilizaçao da X-S10 é benéfica maioritariamente para video. Para fotos, apenas para cenários totalmente estáticos pode ajudar um pouco com pouca luz.

A X-T3 é de outra gama, mais robusta, Weather sealed, dual card, etc... Se não tivesses pressa esperava uns meses por umas promoções ou Cashback da Fuji e tentava ir para a X-T3. Acredito que também tenha mais controlos fisicos que é algo que quando a mão está treinada é uma grande vantagem.

A X-S10 para mim só teria a vantagem de possivelmente vir a receber mais atualizações de firmware que venham a melhorar o sistema de focagem. A politica de atualização de firmware pode estar a mudar e talvez não vejamos corpos mais antigos a continuar a receber as ultimas atualizações.

Eu testei a ergonomia da X-T30 e detestei a máquina na mão, parecia que ia sempre cair. Aluguei uma X-T3 por um fim de semana e dissiparam-se as duvidas. Nunca cheguei a ter oportunidade de experimentar a X-S10, mas o facto de não ter os controlos classicos da Fuji é uma grande desvantagem para mim.
 
Eu não consigo comparar a X-S10 com a X-T30. A X-S10 é melhor. Eu comparo a X-S10 com a X-T3. Eu comprei uma X-T3 body only há quase ano e meio nova num cashback da Fuji por 800€ e tal €. Em kit teria sido 1000 e pouco com a 18-55 que acabei por comprar em Grey market. Não entendo os preços atuais. Acho que é má altura para comprar.

A estabilizaçao da X-S10 é benéfica maioritariamente para video. Para fotos, apenas para cenários totalmente estáticos pode ajudar um pouco com pouca luz.

A X-T3 é de outra gama, mais robusta, Weather sealed, dual card, etc... Se não tivesses pressa esperava uns meses por umas promoções ou Cashback da Fuji e tentava ir para a X-T3. Acredito que também tenha mais controlos fisicos que é algo que quando a mão está treinada é uma grande vantagem.

A X-S10 para mim só teria a vantagem de possivelmente vir a receber mais atualizações de firmware que venham a melhorar o sistema de focagem. A politica de atualização de firmware pode estar a mudar e talvez não vejamos corpos mais antigos a continuar a receber as ultimas atualizações.

Eu testei a ergonomia da X-T30 e detestei a máquina na mão, parecia que ia sempre cair. Aluguei uma X-T3 por um fim de semana e dissiparam-se as duvidas. Nunca cheguei a ter oportunidade de experimentar a X-S10, mas o facto de não ter os controlos classicos da Fuji é uma grande desvantagem para mim.

Onde alugaste a X-T3? Eu fiz isso quando escolhi a Olympus, eles tinham um programa de test-drive, mas não encontrei para a fujifilm.

Já fui a várias lojas mas nenhuma tinha as máquinas para testar a ergonomia. Deveria pensar numa X-T3 em vez da X-S10 ou da X-T30?

Em que altura costuma ser o cashback da Fuji? Eu deixei escapar uma X-S10 + 18-55mm por 918€ pois não consegui testar nem uma nem outra.
 
Onde alugaste a X-T3? Eu fiz isso quando escolhi a Olympus, eles tinham um programa de test-drive, mas não encontrei para a fujifilm.

Já fui a várias lojas mas nenhuma tinha as máquinas para testar a ergonomia. Deveria pensar numa X-T3 em vez da X-S10 ou da X-T30?

Em que altura costuma ser o cashback da Fuji? Eu deixei escapar uma X-S10 + 18-55mm por 918€ pois não consegui testar nem uma nem outra.
Não foi em Portugal que aluguei.

Ao mesmo preço (+/-100€) apenas para foto, não tenho qualquer dúvida que a X-T3 é claramente a melhor máquina. É de gama semi-profissional/profissional. No entanto são todas excelentes máquinas. Uma das coisas que sempre me atraiu nas Fuji foi a enorme quantidade de controlos físicos que tens e nisso a X-T3 ganha claramente. EVF maior também é muito útil, weather sealing (dependendo do uso e das lentes que tenhas), dual card (não é um deal breaker para mim). É ligeiramente maior, mas metes nós mesmos "bolsos" que metes as outras duas.

Se me disseres que custa mais 300€ ou 400€, aí se calhar já não tenho assim tanta certeza....
 
Back
Topo