1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda numa base de dados

Discussão em 'Programação' iniciada por DahPower, 16 de Julho de 2004. (Respostas: 6; Visualizações: 1096)

1. DahPower

DahPower Power Member

Ajuda numa base de dados! O mais rápido quanto possível..

Pessoal, estou com um problema!
    Pediram-me para fazer uma base de dados que faz a gestão de stock's e mais umas quantas coisas, mas isso não interessa...
    Já tenho a base de dados comcluida, mas falta-me fazer uma aplicação para a BD que possibilite fazer consultas à Bd sem utilizar código SQL nem aquele prog de consultas do access...
    Será que podem dar ideias..?

Já agora sabem como é k posso, numa listbox em VB, escolher dois ou mais items?

Obg

[]'s

Última edição: 16 de Julho de 2004
  2. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Só se fizeres um prog em VB exterior à base de dados... Fazer consultas sem ser com SQL parece-me estranho! Mas eu também só trabalhei com o Microsoft Access, era bom se disses com o que é que estás a fazer a BD. Mas julgo que o que tu queres é mesmo fazer um pequeno prog em VB6 com campos do tipo data (não sei como é em VB.net, ainda não trabalhei com ele bem).

3. DahPower

DahPower Power Member

pois ja pensei nisso, mas não tenho aki o VB6 instalado pk tou a trab, e aki tem k ser tudo com licenças!
    mas a ideia é criar uma aplicação que faça consultas em modo gráfico, sem ter k inserir código.
    vou ver se me arranjam o VB6.
    Obg

[]'s

4. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Penso que com o VB isso faz-se bem. Agora, se tás a trabalhar com outro SGBD que não o Access, isso até pode dar para fazer. Eu é que não sei. :P

5. JGAlmeida

JGAlmeida Folding Colaborator

Boas.

Não sei se percebi bem a duvida. Queres um interface para fazer consultas à bd?

Podes fazer uma pàgina com campos para pesquisa, e um botão "pesquisar". Ao clicar nele constrois a string sql/query conforme os campos que estiverem preenchidos. portanto qq coisa como:

Tabela na BD = Produtos. Campos= id; produto; quantidade; etc...
    (|________| = uma textbox)

na form:
    produto     |________| (txtProd)
    quantidade |________| (txtQuant)

codigo para construir a sql ao clicar no pesquisar:

txtSQL = "SELECT * FROM PRODUTOS"
    txtMeio = " WHERE "
    txtWhere = ""

If txtProd.text <> "" then
    &nbsp;&nbsp;if txtWhere = "" then
    &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;txtWhere = "produto = " & txtProd.text
    &nbsp;&nbsp;else
    &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;txtWhere = txtWhere & "AND produto = " & txtProd.text
    &nbsp;&nbsp;end if
    end if

If txtQuant.text <> "" then
    &nbsp;&nbsp;if txtWhere = "" then
    &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;txtWhere = "quantidade = " & txtQuant.text
    &nbsp;&nbsp;else
    &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;txtWhere = txtWhere & "AND quantidade = " & txtQuant.text
    &nbsp;&nbsp;end if
    end if

if txtWhere <> "" then
    &nbsp;&nbsp;txtSQL = txtSQL & txtMeio & txtWhere
    end if

Se não era isso que pretendias explica melhor, pode ser que consiga ajudar.

Cumps

6. AwakE

AwakE Banido

Acho que ele não queria SQL (ele lá saberá porque) :D

Infelizmente não te posso ajudar porque os meus conhecimentos são algo limitados. Ando a ver se aprendo umas coisas mas ainda tou muito verde.

7. DahPower

DahPower Power Member

Mais uma vez obrigado pessoal, ja resolvi o problema sem recorrer a ferramentas de query.
    Com editor VB do access consegui fazer mais ou menos o k me era pedido, agora so faltam uns retokes e tá pronto!

Qualquer conhecimento, por mais pequeno k seja, é sempre importante!
    Transmitam os vossos conhecimentos!

Obrigado

Partilhar esta Página