Ajuda numa base de dados

DahPower

Power Member
Ajuda numa base de dados! O mais rápido quanto possível..

Pessoal, estou com um problema!
Pediram-me para fazer uma base de dados que faz a gestão de stock's e mais umas quantas coisas, mas isso não interessa...
Já tenho a base de dados comcluida, mas falta-me fazer uma aplicação para a BD que possibilite fazer consultas à Bd sem utilizar código SQL nem aquele prog de consultas do access...
Será que podem dar ideias..?

Já agora sabem como é k posso, numa listbox em VB, escolher dois ou mais items?

Obg

[]'s
 
Última edição:
Só se fizeres um prog em VB exterior à base de dados... Fazer consultas sem ser com SQL parece-me estranho! Mas eu também só trabalhei com o Microsoft Access, era bom se disses com o que é que estás a fazer a BD. Mas julgo que o que tu queres é mesmo fazer um pequeno prog em VB6 com campos do tipo data (não sei como é em VB.net, ainda não trabalhei com ele bem).
 
pois ja pensei nisso, mas não tenho aki o VB6 instalado pk tou a trab, e aki tem k ser tudo com licenças!
mas a ideia é criar uma aplicação que faça consultas em modo gráfico, sem ter k inserir código.
vou ver se me arranjam o VB6.
Obg

[]'s
 
Penso que com o VB isso faz-se bem. Agora, se tás a trabalhar com outro SGBD que não o Access, isso até pode dar para fazer. Eu é que não sei. :P
 
Boas.

Não sei se percebi bem a duvida. Queres um interface para fazer consultas à bd?

Podes fazer uma pàgina com campos para pesquisa, e um botão "pesquisar". Ao clicar nele constrois a string sql/query conforme os campos que estiverem preenchidos. portanto qq coisa como:

Tabela na BD = Produtos. Campos= id; produto; quantidade; etc...
(|________| = uma textbox)

na form:
produto     |________| (txtProd)
quantidade |________| (txtQuant)

codigo para construir a sql ao clicar no pesquisar:

txtSQL = "SELECT * FROM PRODUTOS"
txtMeio = " WHERE "
txtWhere = ""

If txtProd.text <> "" then
&nbsp;&nbsp;if txtWhere = "" then
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;txtWhere = "produto = " & txtProd.text
&nbsp;&nbsp;else
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;txtWhere = txtWhere & "AND produto = " & txtProd.text
&nbsp;&nbsp;end if
end if

If txtQuant.text <> "" then
&nbsp;&nbsp;if txtWhere = "" then
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;txtWhere = "quantidade = " & txtQuant.text
&nbsp;&nbsp;else
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;txtWhere = txtWhere & "AND quantidade = " & txtQuant.text
&nbsp;&nbsp;end if
end if

if txtWhere <> "" then
&nbsp;&nbsp;txtSQL = txtSQL & txtMeio & txtWhere
end if

Se não era isso que pretendias explica melhor, pode ser que consiga ajudar.

Cumps
 
Acho que ele não queria SQL (ele lá saberá porque) :D

Infelizmente não te posso ajudar porque os meus conhecimentos são algo limitados. Ando a ver se aprendo umas coisas mas ainda tou muito verde.
 
Mais uma vez obrigado pessoal, ja resolvi o problema sem recorrer a ferramentas de query.
Com editor VB do access consegui fazer mais ou menos o k me era pedido, agora so faltam uns retokes e tá pronto!

Qualquer conhecimento, por mais pequeno k seja, é sempre importante!
Transmitam os vossos conhecimentos!

Obrigado
 
Back
Topo