1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[AJUDA] OC: X2 3800+ e Asus A8N32-Deluxe (não faz warm-boot)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por DJ_BK, 20 de Janeiro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1212)

1. DJ_BK

DJ_BK Power Member

Boas pessoal,

adquiri uma Asus A8N32-Deluxe ha coisa de 3 dias, juntamente com um X2 3800+, ao que se junta umas 2x1GB Gskill HZ PC4000.

O stepping do cpu é (é o que tá na 3ª linha do cpu):
    LDBFE 0626EPMW

Tenho visto em vários foruns, inclusivé na XtremeSystems que esta board é impecável pra OC, no entanto, deparo-me com vários problemas, sendo o que mais me chateia ela nao fazer warm boots.

Ainda nao testei bem o CPU mas está estável a 10x260 com 1.35V e cas mems a 1:1.
    No entanto, se tiver no windows e reiniciar (Warm Boot) ela não faz POST, encrava e só volta a arrancar se desligar a alimentação na fonte para fazer um Cold Boot.

Isto vinha com a BIOS 1303 (mais recente), troquei para a 1009 que o Radeon Force tinha dito que era boa e continua na mesma.

Além disto, estou com dificuldades em passar dos 2700MHz.

Estou com um SI 128 e uma caixa bem ventilada.

Agradeço imenso a ajuda que me vierem a dar, pois estou desanimado com isto, sei que é uma boa board, mas está a complicar as coisas ela não cooperar comigo!

2. atlante

atlante Power Member

1:1 acho é que as memorias nao estao a cooperar, elas nao fazem muito mais de 260MHz sem erros

3. Sway

Sway To fold or to FOLD?

isso depende das memorias. ate podem fazer 290.

mete 4:3 e ja ficas a ver se é das memorias. de qualquer maneira, mais que 2700 com um 3800+ já é so se tiveres sorte.

4. atlante

atlante Power Member

Temos todos as mesmas memorias nao é...

O normal é chegarem entra 255 e 280.

Para fazeres mais que 260MHz convém tudo super afinado no maximo detalhe numa bela duma DFI :)

Mas o importante é que para veres o maximo htt tens que por um divisor nas memorias.

cumps

5. Sway

Sway To fold or to FOLD?

não, 260 fazem todas na boa. ate 270 todas chegam. e a board dele é melhor que qualquer ultra-d.

6. DJ_BK

DJ_BK Power Member

Será?:-D

Então, eu com o Overvoltage no CPU em disabled, qualquer que seja o vcore que defina acima de 1,4V, até 1,6V, ele aplica sempre, mas sempre 1.424V...:lol: (grande board hein...)

Estive a ver o max das mems, fizeram S&M a 270MHz na boa cos timmings de origem.

E sim, tenho usado divisores para ver apenas o máx do CPU...

Ontem ja tentei S&M com 2750MHz com a ram a 250, com 1.424 (max que isto dá...>( ) e não passou, nem no orthos, passados 2min berra, CPU a chegar aos 52ºC no Core0 e 60ºC no core1, com o CoreTemp.

Quanto aos warm e cold boots, aparentemente passa-se o seguinte:
    A board só aplica o Overvoltage de 0,2V depois de aplicar o Multi e o HTT, ou seja, se tiver:
    Vcore = 1.3V + OV (0,2V) = 1.5V
    ele nao faz o warm boot, porque tenta fazer o POST com apenas os 1.3V, depois iria aplicar o clock e dó depois aplica os restantes 0,2V.

Daí ela em warm boot nao arrancar... Não há dúvida que os engenheiros da Asus estiveram bem, sim senhor...>(

Por isso, usar o overvoltage é pa esquecer, mas sem ele, não se passa de 1.424 de maneira nenhuma... Ridículo isto... Bios de esterco. Tanto a 1303 (mais recente) como a 1009.

7. sabass

sabass Banido

Como já se disse em qualquer lado, passo a citar:

"essa board foi feita pra ricos que não precisam de OC" :x2::002:

Tenho visto specs de users em vários fóruns têm aos 285 e 290 x 10 nos 1.45V, com uma asus dessas. Será que têm o mesmo problema?! Se calhar não... Talvez haja aí qualquer pormenor minúsculo que te esteja a passar ao lado.

Compra mazé uma ultra-d (e ainda ganhas 50€ na troca) e tens uma board em condições pra OC, e pra competir comigo :-D

8. skandal

skandal Power Member

Nunca tive a Asus, so a pude testar durante algum tempo, e posso dizer que a Ultra-D arrasa completamente com esta..... tb pode ter sido da bios, pq a board ainda era recente, mas a verdade é que não fez 300 de Htt.

9. atlante

atlante Power Member

Acho que vou trocar a minha por uma ASUS... :P

Nem para regular a voltagem que aplica no inicio dá, tem que se andar com warm boots tal como diz o tópico.

Naaaa, DFI

10. DJ_BK

DJ_BK Power Member

A board em si, construção, heatpipes e tal é melhor que qq DFI, peca muito, mas mesmo muito é por não ter uma BIOS decente...

11. fearbrain

fearbrain Banido

dizer que é asus basta..

Vêm-se muitas coisas deste género espalhadas plo google:
    Plo que tive a ver o ela até sobe bem o fsb até 400 (na ultra-d tiro os 465 estáveis, crasha aos 468).

Em relação ao problema (suposto problema) da bios, não se sabe se não estará realmente limitado por algo relacionado com hardware. Tem toda a lógica um warm-boot aplicar a mesma voltagem (ou até superior) do que num cold-boot (até porque a voltagem e a temperatura são proporcionais). Certamente que esse problema foi detectado por eles (talvez até com feedback de utilizadores) mas as bios continuam na mesma... Por isso suponho que não será daí o problema.

12. brucar

brucar Power Member

epá estive e a ver os maximos que as vossas mems (2x1 Gskill HZ) dão de mhz, e fiquei super desiludido com as minhas gksill, dado que so dao estaveis no MEMTEST, 253mhz,(3-4-4-8):'(, tive que usar divisores para atingir 2780 mhz no meu 3800 x2, perdendo assim desta forma um pouco de performance....
    já agora qual o proprama que utilizaram para testas as mems?

cumps

13. DJ_BK

DJ_BK Power Member

Orthos e S&M

Aqui deram 275 até ver... nao tive tempo pa mais, vem uma DFI a caminho...

14. sparrow

sparrow Power Member

deste-lhes um bocadinho mais de voltagem?

15. atlante

atlante Power Member

Exactamente o contrario, as minhas gostam é de menor voltagem

Partilhar esta Página