[Ajuda] Onde reparar portátil Lenovo Thinkpad X1 Yoga Gen 5

Boas,

O meu portátil Thinkpad, que tinha garantia ate Janeiro de 2024 deixou de ligar em Outubro. Contactei o suporte da Lenovo a partir do site, ao que me responderam que o meu dispositivo já se encontrava fora da garantia, mas que podiam enviar para o arranjar para o centro de reparacoes em Lodz, Polónia com o custo de envio de 110€ + IVA.
Ora, com este custo de envio absurdo, fui procurar no site da Lenovo e encontrei esta pagina: https://support.lenovo.com/pt/pt/lenovo-service-provider onde existem varias lojas que fazem manutenção para a lenovo em Portugal. Liguei para o suporte da Lenovo, a perguntar se nao era possível fazer o arranjo cá, mas negaram dizendo que tinha mesmo de ser na Polónia. Entao pedi para me enviarem um orçamento de arranjo. Recebi no meu email o orçamento vindo da Polónia com um custo total de 1030€ + 110€ (de envio), onde o único arranjo seria a substituição da motherboard + custo de arranjo.

Em suma:
Gostava de saber se alguém tem experiência em onde arranjar thinkpads em Portugal sem estes custos exorbitantes.

Em relação ao problema do meu portátil o que aconteceu foi o seguinte: Desde que o comprei que instalei sistema operativo Fedora e nunca usei o Windows. Nunca tive nenhum problema. No entanto ao instalar a ultima versao do Fedora com o novo Kernel, ao dar boot o PC ia espontaneamente a baixo se eu o mexesse em certos ângulos. Após um dia disto, ele deixou de conseguir iniciar o Fedora e apenas consegui através de uma pen com uma live image do Fedora beta, ia tentar fazer um update ao Kernel através da pen mas foi neste momento em que o PC deixou de ligar mesmo.
Quando clico no butao de ligar, ele liga as luzes do teclado e a ventoinha mas passado 3 segundos vai tudo a baixo.
Coisas que ja tentei para resolver:

- Clicar no butao de RESET que vem com este portatel durante varias combinacoes de segundos
- Desligar a bateria da BIOS e tentar ligar outra vez
- Desconectar a bateria da Motherboard e ligar directamente pela fonte AC
- Desconectar o disco SSD e tentar ligar

No entanto nada funcionou.
Obrigado por lerem e pela possivel ajuda.

Sem o ssd ligado,ele liga? Entra na Bios? Porque uma coisa é problemas com o sistema operativo,outra coisa é hardware,como por exemplo,má ligaçao da ficha do carregador,que faz com que se desligue,ou um curto em alguma linha de 3v ou 5v que faz com que desligue logo apos iniciar.

Sem o ssd ligado,ele liga? Entra na Bios? Porque uma coisa é problemas com o sistema operativo,outra coisa é hardware,como por exemplo,má ligaçao da ficha do carregador,que faz com que se desligue,ou um curto em alguma linha de 3v ou 5v que faz com que desligue logo apos iniciar.
Boas, sem o SSD ligado também não liga infelizemente..

Back