1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda/Opinião sobre OC no meu sistema. P5W DH Deluxe

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por BlitZ, 25 de Agosto de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 972)

1. BlitZ

BlitZ Power Member

Olá pessoal do OC :)

Gostava de tentar melhorar a performance do meu sistema e como sou um newbie nestas coisas do OC lembrei-me de vir perguntar aos mestres (ou a alguma alma caridosa que tenha mais experiençia ...) que me possa ajudar a melhorar isto.

Descrição do meu sistema:

Motherboard: Asus P5W DH Deluxe - Bios:2004
    Processador: Intel C2D E6600 Versão Box (Multi x 9) 2400Mhz
    Cooler: Thermalright XP120 c/Revoltek DarkBlue 120
    Memórias: GSKILL F2-6400PHU1-1GBHZ x2 (DDR-800 Cas 4-4-4-12)
    Gráfica: Sapphire Ati HD3870 512MB DDR4 PCI-E
    Fonte: LCPower Supersilent V2 560w Titan
    Som: Creative Sound Blaster X-Fi Platinum
    Outros: Pinnacle PC-TV PRO

Acho que não me esqueci de nada importante mas se for preciso é só pedir...

O que já consegui: Puxar o FSB para os 300 (default é 266) com voltagem AUTO e FSB Termination Voltage [1,30V]

Vou colocar aqui os menus e as def. para saberem como tenho as minhas Defenições:

------------------------------------------------------------------

BIOS: ADVANCED

MENU: JumperFree Configuration

- AI Overclocking [Manual]
    - CPU Frequency [300]
    - DRAM Frequency [DDR2-900Mhz]

- Performance Mode [Standard]
    - PCI Express Frequency [100Mhz]
    - PCI Clock Sync. Mode [33.33Mhz]

- Memory Voltage [2,05V]
    - CPU VCore Voltage [Auto]

- FSB Termination Voltage [1,30V]
    - MCH Chipset Voltage [Auto]
    - ICH Chipset Voltage [Auto]

- Digital Home Mode [Disabled]

MENU: CPU Configuration

- Modify Ratio Support [Disabled]
    - Microcode Updation [Enabled]
    - MAX CPU Value Limit [Disabled]
    - Execute Disable Function [Disabled]
    - CPU Internal Thermal Control [Disabled]
    - Virtualization Technology [Enabled]
    - Intel SpeedStep(tm) Tech. [Disabled]

MENU: Advanced Chipset Settings

- Configure DRAM Timing by SPD [Disabled]

os timmings com as GSKILL ficaram na seguinte ordem 4-4-4-10-4

- DRAM ECC Mode [Disabled]
    - Hyper Path 3 [Auto]
    - DRAM Throttling Thresh. [Auto]
    - Memory Remap Feature [Disabled]

- Boot Graphic Adap. Priority [PCI-Express/PCI]

- PEG Buffer [Auto]
    - Link Latency [Auto]
    - PEG Root [Auto]
    - PEG Link [Auto]
    - Slot Power [Auto]

------------------------------------------------------------------

Agora é assim... Se não se importarem façam copy paste com a defenição que devo alterar. Senão venha de qualquer maneira :)

Por exemplo:

- Performance Mode [Standard] muda para [Auto]
    - Modify Ratio Support [Disabled] muda para [Enabled]
    - Etc.. Etc..

Assim sera mais facil perceber em futuras consultas de outras pessoas aqui no forum.
    Se quizerem podem inclusivamente copiar e colar toda a parte entre as linhas com as vossas config's... é só alterar os valores porque o trabalho da escrita mais chato já está feito.
    Devem no entanto mencionar o equipamento base (CPU, Mem, Fonte, Grafica para facilitar)
    E se correr bem mudo o nome do topico para algo tipo [Config]Asus P5W DH Deluxe ou algo parecido, um bocado ao estilo do excelente trabalho que o Romani48 fez com as Actualizações da Bios.

Já agora aproveito para dar a seguinte ideia aos Moderadores, é criar um espaço dentro da area do Overclock por 'Motherboard's' onde depois cada topico seria o modelo da Motherboard's

Agora venha daí essa ajuda preciosa ;)

[[]]

P.S. Vou actualizando

Última edição: 25 de Agosto de 2008
  2. BlitZ

BlitZ Power Member

Esquecia-me da parte da Opinião...

Como é que acham que fica melhor a memória a (2:3) 4-4-4-10 a 900Mhz ou (5:3) 5-5-5-15 a 1000Mhz

[​IMG] ou [​IMG]

Última edição: 25 de Agosto de 2008
  3. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Antes de avançares para qualquer OC, convém saber se estás a aumentar a tua performance, isto não é só MHz.

Podes sacar um 3DMark06 para veres o CPU Score, e o score final se melhora, o Everest para veres largura de banda que nessa mobo há com fartura.

Quanto à tua questão sobre a frequencia das mems, tens de testar se compensa timings mais apertados e menos MHz ou se o contrário.

Usa o everest para controlares a temperatura do chipset e vai colocando o dedo lá para veres se queima ou não. Orthos para testar a estabilidade, e memtest a correr através de CD para testar a estabilidade das mems.

Vamos aos settings:
    (Não me responsabiliso por danos, fazes isto por conta e risco;))
    As alterações estão a verde techzone.

As tensões do chipset e southbrigde podes tentar deixar no valor a seguir ao mínimo, isto se o chipset não aquecer muito do valor em default.

Se não estou em erro o VID do E660 é 1.325V daí ter colocado esse valor no Vcore.
    Supondo que entendes +- como isto se faz, agora é ir subindo:x2:

4. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Ainda não percebi se vens fazer perguntas ou se vens colocar o teu caso :p

Quanto ao teu OC, experimenta "brincar" com o vcore manualmente, pois a board deve estar a dar mais voltagem do que a necessária para essa velocidade.
    Experimenta meter manualmente um valor proximo do que está agora e vai descendo até ficar estável.
    quando souberes a Voltagem para os 300x9 fsb, podes ir subindo mais um pouco, mas agora com o cpu um pouco mais fresco do que está agora.

Quanto ás memorias, só tu no teu caso podes dizer, se sentes o computador mais rapido de uma ou outra maneira. normalmente noto o pc mais rapido com mais largura de banda do que timings apertados em altos fsb's, mas cada caso é um caso. verifica.

5. BlitZ

BlitZ Power Member

Foste impecável com essas dicas, foi muito objectivo que é o que pretendo :)
    Com essas alterações já deve dar para obter melhores resultados.

[[]]

Stormgiant, eu vim fazer perguntas sobre o meu caso ;)
    Resumindo... eu disse o material que tenho, tambem disse o OC que já consegui e no fim pedir para me ajudarem a melhorar.

Essa de baixar a voltagem do Core é algo a testar.
    Obrigado tambem

[[]]

6. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Quando tiveres mais resultados posta aqui. Outra coisa, nessa mobo podes desactivar certas funções que não usas, seja o rato, firewire, uma das portas de rede, o jmicron etc, para aliviares o chipset e evitar conflitos irq em alguns casos.

Não sei se queres que a tua mobo te controle as fans, mas um truque que usava para o boot ser mais rápido, era desligar o controlo das fans, e a visualização das ventoinhas, desligar também os IDE que estão livres.
    Espero ter ajudado;)

7. BlitZ

BlitZ Power Member

Se conseguir ganhar alguma coisa de jeito, depois venho cá dizer :p
    Desligar o jmicron, o firewire, a visualização das ventoinhas, os IDE, o controlo das fans já tinha desligado... curiosamente não encontrei foi o rato mas depois vou vêr melhor.

Entretanto tive de formatar o computador ontem ao fim do dia e aproveitei para meter a nova bios 2704 que deve trazer algumas melhorias.
    Agora ainda estou a instalar as tralhas, depois vem os testes.

Obrigado mais uma vez pelas dicas

[[]]

Partilhar esta Página