1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Ajuda opticos ide

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por zgruli, 15 de Maio de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 659)

1. zgruli

zgruli Power Member

Boas.
    É o seguinte, eu hoje fiz um upgrade ao meu pc.
    Coloquei uma Mobo Asus P5E, um core2Quad q9300, etc.
    Mas mantive os meus dois leitores de dvd (que são IDE).
    O que acontece é que ao iniciar ele nem sempre os detecta (logo no início, antes de entrar para o windows XP). Quando isso acontece tenho de reiniciar.
    Quando os detecta, mostra-os a verde e pede para carregar numa tecla qualquer para continuar.
    Fiz um update à BIOS, por isso penso que n seja daí.
    Alguém já teve esse problema? Alguém pode ajudar?
    Desde já obrigado.

2. wviegas

wviegas Power Member

deixa la ver... um quadcore com o xp a correr? lol
    ja verificaste os jumpers dos leitores? se eles estao ligados a mesma "fita" IDE...

3. vintage_one

vintage_one Banido

um processador desses para correr o Xp só mesmo para quem n tem nada que fazer ao dinheiro. espero que n seja o caso. Mas cada um com os seus gostos.

4. olly

olly Power Member

Não percebo esta das piadinhas... se ao menos contribuíssem para resolver o problema.
    Nem sequer vos passa pela cabeça que não há pessoal que tenha € disponível para comprar um pc novinho e com tudo topo de gama?
    Que, por vezes, se tem de ir fazendo upgrades à medida que se pode?
    O que compravam primeiro? os componentes ou o SO?

Quanto ao problema em si, eu ajudei na instalação e, para responder ao wviegas, está um em master e outro em slave e sim, estão ligados ao mesmo "flat cable".

:(

5. wviegas

wviegas Power Member

tens assim?:

IDE0

HDD (master)

IDE1

DVD1 (master)
    DVD2 (slave)

Experimenta ligar assim:

IDE0

HDD (master)
    DVD1 (slave)

IDE1

DVD2 (master)

ou entao em ultimo caso ve se nao entortaste algum pino sem querer... a mim ja me aconteceu enfiar um pino para dentro por causa da força :(

6. olly

olly Power Member

É assim:
    Os discos são sata e estão ligados ao sata1 e sata2 (primário e secundário respectivamente)
    e como a MoBo só tem 1 "encaixe" IDE tenho os dois ópticos ligados lá...

Já vimos se eram os controladores IDE que estivessem a armar a toira mas diz que está tudo ok :(
    Será a MoBo que está avariada?

PS: Quanto aos pins tortos vai ter de ser o zgruli a responder quando aparecer aqui no forum pois não tenho, de momento, acesso ao pc.

Última edição: 16 de Maio de 2008
  7. wviegas

wviegas Power Member

ah... n me disse q eram sata...

8. olly

olly Power Member

Pois... falha minha.

Nos meus tempos de instalação de pcs lembro-me de comentarem que a ordem pelo qual ligávamos os cabos IDE aos dispositivos teriam influência, i.e. ligar o master à primeira ligação\saida do cabo e o slave à segunda (ou algo assim) mas nunca tive problemas com isso... terá alguma coisa a ver?

Não utilizámos o cabo que vinha com a MoBo... vou tentar trocar, lembrei-me que há cabos diferentes, n custa nada tentar :(

9. zgruli

zgruli Power Member

Pois, o facto de ter o XP com 1 processador destes é mesmo por causa do guito :( mas também porque uso uns programas que não funcionam no Vista. Enquanto não arranjar uns que funcionem no Vista não vou poder migrar definitivamente.
    Quanto aos pins estão todos direitinhos, está tudo bem ligado, os jumpers estão correctos...
    Começo a pensar que é mesmo problema da MoBo, tb me está a dar alguns problemas com as USB, liguei lá a impressora e bloqueou-me o rato!
    Vou tentar instalar o vista com o cd de 1 amigo para ver se há stress na mesma.

10. olly

olly Power Member

Status update :P

Enquanto o pc não vai para a loja andámos a inventar e chegámos à conclusão que:

Se ligarmos apenas o gravador Writemaster ele reconhece
    Se ligarmos apenas o gravador Benq não reconhece

Se ligarmos apenas o gravador Writemaster como master e o Benq como slave ou CS ele reconhece às vezes
    Se ligarmos apenas o gravador Benq como master e o Writemaster como slave ou CS ele não reconhece

No entanto o Benq sempre funcionou bem.
    Alguém tem ideias?

11. olly

olly Power Member

O Google é amigo:
    Problema resolvido, o firmware do gravador estava desactualizado e originava os problemas todos.

Partilhar esta Página