1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Overclock em gráfica e processador

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Wolfhound, 7 de Agosto de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1819)

1. Wolfhound

Wolfhound Power Member

Boas.

Tenho um Intel C2D 1.8Ghz E4300 e uma Asus EN7600GT. Quando comprei a minha board (Asus P5B Wi-Fi Deluxe), esta vinha com o Asus AI Suite e o Asus Smartdoctor. No AI Suite, só consigo fazer um overclock de 5% ao processador. É normal? Assim que tento os 7%, ele pede para reiniciar e quando aparece o boot-screen do WinXP, bloqueia e só mesmo mandando o PC abaixo é que tenho hipótese de ir à BIOS e passar o overclock para 5% de novo. Aí ele já entra no Windows em condições.
    Pelo que estive a ver agora, a partir do Smartdoctor, consigo fazer overclock no GPU e memória da placa gráfica. Por default, o GPU está a 560Mhz e a memória a 1400Mhz. Será que consigo melhorias aumentando aqui? Se sim, alguém me consegue dizer até que ponto é seguro sem ter de fazer alterações na gráfica? Também mostra aqui as voltagens na placa e já li que também se podiam alterar para efeitos de OC mas não entendo nada disso.

Se pudesse fazer uma ligeira melhoria ao sistema a partir de estes dois programas já era bem bom.

Cumprimentos.

Última edição: 8 de Agosto de 2008
  2. H4LLoW

H4LLoW Power Member

Boas,

Ora disseste que instalaste as aplicações que vinham no cd da board, ora se não me enganei, aconselho-te uma visita ao site da asus, procura o modelo especifico da tua board e de certo deverás encontrar versões mais recentes do Asus AI Suite e do Asus Smartdoctor.

Algo que também costuma ajudar são as actualizações da bios, a maior parte das vezes ajudam a estabilizar o overclock e consequentemente todo o funcionamento do sistema, mas é preciso ter muito cuidado com as actualizações da bios, uma actualização mal feita e podes estragar de vez a tua board. As actualizações da bios estão na mesma secção.

De qualquer forma eu não gosto nem aconselho overclocks pelo windows, são muito limitadores.

Para a gráfica tens o Riva Tuner que é um dos melhores programas para OC á grafica, talvez seja um pouco complexo mas há muitos tutoriais na net.

Têm sempre em atenção as temps, sejam elas do cpu ou da gráfica, as temps variam de cpu pra cpu, e de gráfica para gráfica e são o principal entrave nos overclocks moderados com stock cooling.

Para medires as temps do cpu aconselho o Core Temp ou o Real Temp, para a gráfica
    o próprio Riva Tuner tem uma secção que permite monitorizar as temps.

Aconselho-te a fazeres muita pesquisa antes de fazeres o que quer que seja em relação aos overclocks, pois vais minimizar em muito a probabilidade de estragar o que quer que seja.

Cumprimentos e bons overclocks.

3. *Diogo*

*Diogo* What is folding?

Wolf segue estes conselho:

Para medires as temps do cpu aconselho o Core Temp ou o Real Temp, para a gráfica
    o próprio Riva Tuner tem uma secção que permite monitorizar as temps.

Mede as temps sem fazeres nada e mete aqui...
    O PC pode estar muito quente e por isso reinicia..
    Tens coolers para o cpu e gráfica ao menos?

4. Wolfhound

Wolfhound Power Member

O PC não reinicia sozinho. Só mesmo quando eu faço uma mudança de OC no processador a partir do AI Suite. Mas pronto, vamos fazer as coisas como devem de ser. Já saquei o Riva Tuner, o CPU-Z e o Core Temp. Devo desinstalar o AI Suite e o Smartdoctor? Não vou perder o "mini" OC que tenho no processador se o fizer?

A temperatura do CPU não está muito alta? Não faço ideia se 70ºC é muito ou pouco. No AI Suite, já coloquei a FAN do CPU a funcionar em "performance" para estar sempre a altas rpm.
    Já vi que a partir do Riva Tuner se consegue mudar o clock e memória da placa mas volto a não saber até quanto se pode puxar uma placa como a minha.

Outra coisa, um membro aqui do fórum ensinou-me +- a fazer OC no CPU a partir da BIOS. Tirei de lá o controlo do OC a partir do AI Suite e coloquei em manual e depois tinha um valor que se podia mudar entre 200 e 800. Fui subindo e nem aos 300 consegui chegar até o computador começar a dar BSOD antes de chegar ao boot-screen do Windows. Julgo que me esteja a faltar alguma coisa. Mexer nas voltagens ou algo do género mas como sou um nabo nisto não queria estragar nada até alguém daqui me ajudar a fazer exactamente o que devo fazer. Até quantos Ghz se consegue puxar um processador como o meu? Na altura comprei o mais fraquinho porque ainda era o início dos C2D e não tinha dinheiro para mais.

Cumprimentos.

5. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

75ºC e' muito...

Estás com o cooler de origem certo...

6. H4LLoW

H4LLoW Power Member

Volta a colocar tudo em stock o qnt antes, essas temps estão muitissimo altas. Mantém sempre o processador com uma temp abaixo de 65ºC em full, tu tens o teu em idle a 75ºC;

7. Wolfhound

Wolfhound Power Member

Sim, o cooler é de origem e o único OC que tenho no PC todo são 5% feitos pelo Asus AI Suite no processador. Como é possível resultados assim tão maus? É que 5% é o mínimo dos mínimos de OC que o programa permite. Já vi processadores como o meu muito puxados e sem problemas. Como consigo isso?

8. Wolfhound

Wolfhound Power Member

Pronto, dei uma aspiradela por dentro da torre e talvez lhe tenha tirado algum pó que lhe estava a bloquear a ventoinha ou assim porque neste momento tenho as temperaturas à volta dos 40º e 45º.

Alguém me consegue guiar no OC deste bicho. Já vi aí tópicos com processadores destes a mais de 2,5Ghz :O. Alguém me consegue guiar a fazer isto? Sei que vou ter de mexer em muita coisa na BIOS e também em voltagens e como tal não queria fazer asneiras. Já dei umas voltas no Google à procura de tutoriais de OC para este processador mas não encontrei nada concreto.

Como tal, mais uma vez, peço uma ajudinha nesta matéria.

Cumprimentos.

9. H4LLoW

H4LLoW Power Member

Talvez procurares tutoriais para OC a determinado CPU n seja a melhor abordagem, eu recomendaria uma procura pelo modelo da board, ou mesmo por boards com o mesmo chipset, no teu caso particular o Intel P965.

Vê este link, estou certo que a informação que vais encontrar te vai ser muito util no teu OC.

10. Wolfhound

Wolfhound Power Member

E não há nenhum tutorial aqui no fórum?

11. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

12. Wolfhound

Wolfhound Power Member

Estou a tentar actualizar a minha BIOS para a versão mais recente para a P5B Deluxe WiFi/AP que encontro no site da ASUS. Já saquei o ficheiro e vem um .rar com um ficheiro .rom lá dentro. Que faço com ele :P?

Cumprimentos.

13. H4LLoW

H4LLoW Power Member

A bios da minha asus têm uma secção onde podes fazer a actualização, colocas uma pen onde tenhas colocado anteriormente o ficheiro rom da bios a actualizar, reinicias o sistema, entras na bios na secção ezflash (acho que é essa a secção da bios) e depois é so escolheres a pen, seleccionas a rom a usar, e actualizas a bios.
    Tambem podes faze-lo através do windows mas n t recomendo muito, é mais fácil de fazer mas também tem maior risco de correr tudo mal.

14. Wolfhound

Wolfhound Power Member

Já está. Obrigadissímo :). Consegui puxar o FSB até 333Mhz mas ainda não tentei mais. O processador agora encontra-se assim quando está a trabalhar:

Ele só fica com esse valor quando o ponho a trabalhar. Por exemplo, para ter conseguido esse valor de Core Speed precisei de ligar o Photoshop enquanto tirava o print-screen.
    Dará para puxar mais? Ainda não me pus a mexer em voltagens nem nada.

A temperaturas andam agora assim:

Julgo que subiram dos normais 40ºC/45ºC para estes valores por ter puxado pelo processador certo?
    Devo agora correr alguma ferramenta para verificar a estabilidade do processador ou devo tentar puxar mais um pouco por ele? E quando chegar aquele ponto em que para puxar mais um pouco, necessitam de ser alteradas as voltagens, devo fazer as alterações e tentar ou com o stock cooling devo apenas ficar pelo que as voltagens default permitem?

PS: Quando corro o Prime95 para testar em full load, fico com temperaturas de 67ºC nos 2 cores.

Cumprimentos.

15. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Se em full isso já anda pelos 67ºC é mau sinal, ve quanto atinge sem OC, penso que isso antes já devia estar muito elevado.
    Essas temperaturas altas podem ser devidas a:

1-Stock cooler e respectiva pasta térmica (devias trocar por um cooler melhor para poderes fazer OC em segurança, trocar a pasta térmica por uma boa também baixa a temperatura vários graus).

2-Mau airflow da tua caixa (não adianta ter um cooler em condições se a temperatura dentro da caixa for muito elevada).

3-Temperatura ambiente (por melhor que seja o cooler e o airflow da caixa, se o ar que entra já for bastante quente, as temperaturas serão sempre elevadas no processador).

Ou seja primeiro baixa essas temperaturas e depois então parte para o OC.

Cumps

16. Wolfhound

Wolfhound Power Member

Antes de lhe fazer o OC as temperaturas rondavam os 40/45ºC. Tenho um MacBook com um C2D 2,4Ghz e a temperatura normal é por volta dos 43ºC. A temperatura subiu para 50º em idle assim que lhe fiz o OC. Quando ligo o Prime95 e lhe faço um torture test, dispara para os 65/67ºC. Vou então procurar um cooler melhor para o CPU assim como pasta térmica. Também estava a pensar em trocar as FAN's da caixa por umas melhores.

Aconselham que tire o OC enquanto não descer as temperaturas em idle para quanto?

Já agora, quando iniciei este tópico, era para pedir ajuda em como fazer OC no processador e na gráfica. No processador já tenho as coisas definidas mas para a gráfica, não faço ideia de como lhe fazer o OC em segurança com o stock cooling a partir do Riva Tuner. Alguém me consegue orientar um tutorial para a minha gráfica ou dar-me uma ajudinha? A gráfica em questão é uma Asus GeForce EN7600GT.

EDIT: Retirei agora o OC e as temperaturas em idle rondam os 40/45ºC e em full load andam nos 54/57ºC. Que vos parece?

Cumprimentos.

17. Zao

Zao Power Member

Pareçe que das duas uma:

Ou não fazes oc com esse cooler da treta com o risco de o processador virar febra grelhada, ou então, compras um bom cooler e ves as temps a descer a pique e a estabilidade a subir exponencialmente ;)

18. Wolfhound

Wolfhound Power Member

Ok. Muito bem, vou tratar de comprar um cooler novo para o CPU em condições.

Quanto à gráfica, alguma orientação?

Cumprimentos.

19. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

Saka o ATITool, aumenta os clocks de 10 em 10 MHz e depois verifica se ela detecta artefactos ;)

Se detectar baixa, se não detectar aumenta... (cloks)

E ter cuidado com as temps ;)

O máximo tens de ser tu a descobrir ;)

20. *Diogo*

*Diogo* What is folding?

:x2:

Partilhar esta Página