Ajuda Overclock Q9550

José Alberto

Power Member
Boas

Queria ajuda na realização de um overclock no meu sistema porque tenho tido problemas de estabilidade com os settings anteriores, mesmo usando valores aparentemente mais baixos do que este conjunto Processador+Motherboard+memórias conseguem fazer.

Agora mesmo tenho o sistema sem overclock. Tenho tudo em Auto na BIOS e não tive mais problemas de estabilidade. A continuação imagens do CPU-Z:

Clipboard01-1.jpg
Clipboard02.jpg


Clipboard03.jpg
Clipboard04.jpg


Agradeço ajuda.​
 
Já agora, tive o processador em 3400 e mais recentemente 3200. Nas duas situações o monitor perdia o sinal e a solução era carregar no Reset da caixa. O que é certo é que colocando os settings da BIOS em Auto (Load Defaults) deixei de ter esse problema. Mas, curiosamente, estes problemas começaram a se manifestar com a chegada do verão e as altas temperaturas...

Conseguem ver o meu My System?

Caixa Thermaltake Armor+, fonte LC-Power Hyperion, MoBo Asus P5Q Deluxe, Q9550, 4GB RAM Team Elite 800, MSI GTX460 Hawk Talon Attack... e discos.
 
Há pouco usei estes settings mas adaptados a 8x400 para uma velocidade de 3200 (suficientes para mim) e corri o OCCT. Aos poucos minutos o ecrã perdeu o sinal embora o sistema continuasse a funcionar.


Estes valores da fonte e tudo o resto estão normais?


15ej3o.jpg
 
Devido ao facto da ajuda ter sido IMENSA* (obrigado por isso) eu próprio, por tentativa e erro, cheguei a uma conclusão: os problemas de estabilidade que tenho sentido têm a ver com a gráfica. Coloquei a velha 8800GTX e até agora tudo a funcionar como é suposto (embora, naturalmente, com perda de performance).

* não é a primeira vez que coloco questões e nunca são respondidas. Não sei se estou de alguma forma marcado ou se é preciso fazer ou cumprir com determinados procedimentos para poder ter uma simples ajuda. Seja como for, não se preocupem, não voltarei a cometer o mesmo erro.
 
O josé alberto tens de dar um desconto a malta, estás a pedir ajuda para um sistema 775 é preciso que o pessoal se lembre como se faz OC em 775, bem pelo que descreves eu arriscaria a perguntar-te se colocaste a pci express frequency em 100Mhz é que se não colocaste conforme sobes o Fsb fazes OC tb ao pci express dai que possa dar problemas com a gráfica e dá mesmo até podes queima-la dai que é sempre recomendado colocar o Pci express frequency manualmente em 100Mhz, já agora com tudo em stock não te dá problemas o Sistema?

Indepentemente de uma boa ajuda, fazer OC e o processo de tentativa erro estão intrinsecamente ligados, se queres fazer OC fica já a saber que é parte do processo, 1º informa-te, depois vai experimentando e quando surgirem duvidas então sim vens á comunidade perguntar mas 1º muita tentativa erro.
E depois á sistemas em que não consegues fazer um OC em condições e ponto final, assim como á outros que até podem ser iguais ao teu e fazer um OC brutal vai da sorte nos componentes processador por exemplo e não há 2 iguais.

Mas boa sorte com isso, um ultimo conselho a tua board é decente, tem muitas features para OC não as deixes em auto, principalmente as voltagens pesquisa sobre as opções que a board e coloca as voltagens manualmente na bios evitas queimar algo e acabas por conseguir controlar melhor e diagnosticar com mais eficácia.

Ultima sugestão se tiveres o Pci express frequency bloqueado a 100Mhz manualmente e continuares com problemas então se já trocas-te de gráfica e o problema se manifesta apenas com a Gtx 460 possivelmente está ai algo de errado, mas pela lógica se a frequencia do pci express estiver a 100Mhz o OC não deveria interferir em nada com a gráfica.

Finalmente depois de descartares qualquer possibilidade de estares a fazer OC ao Pci express frequency, e se em stock a grafica não der problemas eu começava a desconfiar da Hyperion que tens ai metida, problemas de estabilidade na gráfica podem bem ser provenientes de uma fonte já algo datada.
 
Última edição:
Obrigado aos dois. Sobre este assunto há novidades.

sera que a gtx460 ñ esta a 100%?

Com a 8800GTX a funcionar perfeitamente mentalizei-me no facto de ter de activar um sempre chato RMA (sobretudo para mim que estou no Funchal, separado por mais de 1000 Km da loja!!). Mas mesmo assim, e porque não percebia o porquê daquele comportamento (um dia a gráfica está boa e no outro sem mais nem menos começa a falhar sem motivo aparente -até tinha sinal da BIOS, os "bips"-) continuei a procurar explicações e sobretudo soluções.

Num site/fórum qualquer alguém recomendou "tirar a gráfica, esfregar os contactos com uma borracha -como se estivesses a apagar algo lá escrito- e voltar a colocar a gráfica no slot. Foi o que fiz e, surpresa, o sistema funcionou perfeitamente. Confirmei as temperaturas, 30 e tal na GTX460... comparados com os 70s da 8800GTX :p e, claro, liguei e desliguei várias vezes o sistema a ver se voltava a ouvir erros da BIOS. NADA, tudo certinho.

Corri o 3D Mark 2006, correu perfeitamente: mais de 17 mil pontos.

Meti jogos, desde o Flight Simulator X (com texturas HD) passando por GTA IVs e NFS Shifts... tudo continuava perfeito.

Esta manhã liguei o computador e mais uma vez tudo OK.

O quê aconteceu? não faço ideia. A caixa é pesada (mais de 16 Kg) e só mexo nela quando é para ligar o sistema e abrir a bandeja do DVD/RW. Cá em casa ninguém mexeu nisto, por isso não percebo o que aconteceu.

Mais logo, se tudo correr bem, vou correr o Furmark.

Se fosse para fazer RMA teria direito ao quê?

O josé alberto tens de dar um desconto a malta

Caro Costa, foi um desabafo. Não é a primeira vez que coloco uma questão e NINGUÉM é capaz de ajudar. Das outras vezes, com alguma amargura, deixo passar e eu próprio procuro respostas (mesmo que preferisse ler "ao vivo" e trocar pontos de vista aqui mesmo no fórum)... mas este caso era URGENTE!

estás a pedir ajuda para um sistema 775 é preciso que o pessoal se lembre como se faz OC em 775

Tens razão.

bem pelo que descreves eu arriscaria a perguntar-te se colocaste a pci express frequency em 100Mhz é que se não colocaste conforme sobes o Fsb fazes OC tb ao pci express dai que possa dar problemas com a gráfica e dá mesmo até podes queima-la dai que é sempre recomendado colocar o Pci express frequency manualmente em 100Mhz

O PCIe Frequency sempre esteve em 100.

já agora com tudo em stock não te dá problemas o Sistema?

Também dava problemas e por isso o problema não era o overclock em si. Mas esta conclusão foi depois de ter postado aqui.

Indepentemente de uma boa ajuda, fazer OC e o processo de tentativa erro estão intrinsecamente ligados, se queres fazer OC fica já a saber que é parte do processo, 1º informa-te, depois vai experimentando e quando surgirem duvidas então sim vens á comunidade perguntar mas 1º muita tentativa erro.

Eu não estava na fase das tentaivas: o overclock estava a funcionar há dois ou três anos sem problemas.

E depois á sistemas em que não consegues fazer um OC em condições e ponto final, assim como á outros que até podem ser iguais ao teu e fazer um OC brutal vai da sorte nos componentes processador por exemplo e não há 2 iguais.

Sei disso. É logo das coisas que aparecem nos guias de overclocking.

Mas boa sorte com isso, um ultimo conselho a tua board é decente, tem muitas features para OC não as deixes em auto, principalmente as voltagens pesquisa sobre as opções que a board e coloca as voltagens manualmente na bios evitas queimar algo e acabas por conseguir controlar melhor e diagnosticar com mais eficácia.

Sim. O que está em AUTO é mesmo para estar em AUTO. O resto "a dedo".

Finalmente depois de descartares qualquer possibilidade de estares a fazer OC ao Pci express frequency, e se em stock a grafica não der problemas eu começava a desconfiar da Hyperion que tens ai metida, problemas de estabilidade na gráfica podem bem ser provenientes de uma fonte já algo datada.

Também pensei na fonte. Se a gráfica continuar a funcionar sem problemas se calhar vou investir numa coisa mais "reconhecida" e segura.
 
Última edição:
Por vezes acontece esse tipo de coisas sem explicação, nessas é manter a calma, fazer em antes demais um reset á bios e de seguida senão funcionar começar por retirar e colocar novamente o componente em causa uma limpeza aos contactos tambem pode ajudar claro está, ainda bem que tudo se resolveu, se precisares de mais alguma dispara para ai.
 
Back
Topo