Ajuda p.f.

jpzithu

Membro
Bem, tenho net num computa através da cabovisão e agora comprei um switch para poder ter net tb no portátil.
O objectivo é criar uma rede doméstica mas não estou a conseguir. Já reiniciei o modem algumas e vezes e, ou tenho net no pc ou no portátil, não consigo ter nos dois em simultâneo.
Neste momento tou com net no pc com uma ligação de área local com firewall. Penso que o problema não tem a ver com o firewall.
Também já coloquei o portátil a obter um endereço de IP automaticamente...
Agradeço ajudas pf...

ps-já li tópicos anteriores mas não ajudou...

obrigado
abraço
 
usaste o "assistente" para configurar rede no painel de controle?

já usei o assistente em ambos os computadores e não resulta...

e porquê que um switch não resulta mas sim um router?! Penso que um switch é o suficiente...

deve ser alguma azelhice minha mas não tou a ver o que é...

agradeço mais ajudas, obrigado
 
Faz assim:

(Imaginemos que o modem tem o IP 192.168.1.1)

No PC (Desktop) metes um IP da mesma gama do IP do modem (para exemplificar, 192.168.1.2)

Máscara de Sub-rede: 255.255.255.0
Gateway: IP do Modem (seguindo o exemplo, 192.168.1.1)
Servidor de DNS Preferido: também IP do Modem (seguindo o exemplo, 192.168.1.1)

No Portátil metes outro IP também da mesma gama do IP do modem (para exemplificar, 192.168.1.3)

Máscara de Sub-rede: 255.255.255.0
Gateway: IP do Modem (seguindo o exemplo, 192.168.1.1)
Servidor de DNS Preferido: também IP do Modem (seguindo o exemplo, 192.168.1.1)

Mas, sinceramente, também tenho algumas reticências acerca do funcionamento disso. O melhor seria comprares um router sem modem integrado, e ficarias sem problemas.
 
Bem, tenho net num computa através da cabovisão e agora comprei um switch para poder ter net tb no portátil.
O objectivo é criar uma rede doméstica mas não estou a conseguir. Já reiniciei o modem algumas e vezes e, ou tenho net no pc ou no portátil, não consigo ter nos dois em simultâneo.

Olha, necessitas de comprar um Router pois com o switchno meio o teu PC não consegue estabelecer uma sessão com o Modem. Assim adquires um Router do tipo Linksys (são baratos) e ligas o router directo ao modem.

Entras na configuração do router e colocas lá os dados todos do ISP (normalmente estes routers tem um Wizard que te ajuda a fazer isso tudo).

Activas no router o DHCP Server e colocas por exemplo um endereçamento do estilo 192.168.1.100 a 192.168.1.120, para que os pc's que ligues na tua rede possam adquirir um endereço de rede.

Acabando isto estarás pronto a navegar.

Outra forma de fazer as coisas é solicitar ao teu ISP um router para substituir o modem.. é mais que certo que te vão fazer pagar uns cobres a mais!

Saudações,
 
já usei o assistente em ambos os computadores e não resulta...

e porquê que um switch não resulta mas sim um router?! Penso que um switch é o suficiente...

deve ser alguma azelhice minha mas não tou a ver o que é...

agradeço mais ajudas, obrigado

Um switch sem layer 3 é incapaz de estabelecer uma sessão PPPOE com o modem.. é só por isso que não funciona!

Saudações,
 
Outra solução (esta de certeza que é viável) passaria por incluíres outra placa de rede no desktop. Aí o desktop fazia a ligação PPPOE utilizando o modem como bridge, e podias partilhar essa ligação pelo resto da rede. Ou seja, o desktop ia agir como um router.
 
Outra solução (esta de certeza que é viável) passaria por incluíres outra placa de rede no desktop. Aí o desktop fazia a ligação PPPOE utilizando o modem como bridge, e podias partilhar essa ligação pelo resto da rede. Ou seja, o desktop ia agir como um router.

Sem dúvida que sim. Problema aqui é a performance e controlo (firewall). Exige que se tenha algumas luzes (não fundidas) de rede. Mas sem dúvida que funciona.

No entanto continuo a pensar que por 50 Euros gastos num router se faz a festa num instante.. Alguns modelos da Linksys e afins até vem já com Firewall!

Saudações,
 
Back
Topo