1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda p/ ligar 2 portáteis com o mesmo modem netcabo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por crossroads, 10 de Janeiro de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 2726)

1. crossroads

crossroads Power Member

Boas!

Preciso aqui de uma ajuda vossa!

A situação é que preciso de ligar dois portáteis, que quase servem como desktops, ao mesmo tempo. Os portáteis estão juntos na mesma mesa (são para eu e a minha namorada trabalharmos juntos e ao mesmo tempo e estra na net).

Ora eu tenho netcabo e o técnico qd veio instalar referiu um "switch" qualquer que poderia fazer isso. Mas tb já ouvi dizer que precisaria de um router. e por acaso tenho um antigo, que sobrou qd tinha Oni. O modelo do modem da netcabo é um Thomson TCM425. O router é um Billion BIPAC 5100.

Agora o problema é o que fazer e como fazer?

Obrigado!

P.S.: tenho mesmo que ligar os computadores, pq já experimentei mudr o cabo entre os portáteis e quando um tem net o outro nucna tem (nem fazendo renew nem nada)... Tenho mesmo que conseguir isto! E é urgente! Obgd pela ajuda!!!

2. Froz3n

Froz3n I fold therefore I AM

Bem eu aqui em casa tenho 2 pcs portateis em rede com netcabo tb... e fazemos o seguinte:

- 1 deles ligasse directamente ao modem via usb (a entradazita mais fina e plana)
    - ligas o da tua namorada atravez de um cabo USB ke liga directamente ao teu Pc
    - configuras o teu para ser o ke liga directamente a internet
    - configuras o da tua namorada para que se ligue atravez de outro pc para ter internet

Ou seja, nao necessitas nada de switches ou routers.... Um simples cabo USB baratuxo encontrado em todas as lojas de informatica....

Cumps

3. jtcgomes

jtcgomes Power Member

Hipotese 1 - Switch/hub - precisas dois cabos rj45 ligados ao switch e aos portateis, e o modem ligado a um portatil.
    Contra:
    portatil com modem sempre ligado para o outro ter acesso à net.

Hipotese 2 - Router - dois cabos rj45 ligados ao router, modem liga-se ao router...

Hipotese 3 - Cabo usb - ligas o cabo usb ás duas portas de cada portatil, e ligas o modem a um portatil.
    Contra:

Hipotese 4 - Cabo Crossover - ligas o cabo rj45 ás placas de rede de cada portatil, e ligas o modem a um portatil.
    Contra: portatil com modem sempre ligado para o outro ter acesso à net.

Hipotese 5 - Wireless - Configuras o wireless e ligas o modem a um portatil.
    Contra:

4. crossroads

crossroads Power Member

Obrigado aos dois!:x2:

Bem, estou a ver que a única boa solução então é esta...
    Resumindo: o cabo da net liga-se ao modem, ligo modem ao router, ligo 2 cabos dos computadores ao router. E é só ligar os cabos ou é preciso configurar o router? É que tive sempre grandes problemas a configurar o Billion (newbie mode on)...

5. jtcgomes

jtcgomes Power Member

Tens k configurar o router, obviamente...

como é k o router sabe user e pass de utilizador da net por exemplo??

nos portateis, basta obviamente configurar uma rede normal...

6. crossroads

crossroads Power Member

Pois... tém lógica. Só que qd foi com a Oni eu fiz isso. Mas com a netcabo o gajo ligou os cabos e ficou logo a funcionar. Não configurou nem pass nem nada. Achei estranho, mas que sei eu disto?

Última edição: 11 de Janeiro de 2007
  7. crossroads

crossroads Power Member

Ok, acho que isto assim não dá!

A ver: o acesso à net vem por um cabo coaxial até ao modem e do modem sai uma ligação pro cabo de rede. Nada mais. Segundo conselho do jtcgomes eu posso ligar esse cabo de rede ao router que tenho e daí ligar aos dois computadores. Agora o problema é a ligação do router que eu tenho. As ligações são estas:
    Ora a que está ao lado da antena ligava ao cabo telefónico, uma outra creio que é para video, ou coisa que o valha, e as 4 ligações do cabo de rede presumo que sejam apenas de saida.

O que eu queria era que os dois computadores tivessem acesso simultâneo à net, e não à vez. digo isto porque pelo que percebi alguns switch ou hubs podem fazer isso. Um apenas tem acesso quando o corta ao outro. Não quero ligar os computadores em rede nem que um esteja dependente do outro para a ligação.

Alguma ideia?
    Por favor ajudem-me que eu estou confuso...

8. jtcgomes

jtcgomes Power Member

Negativo... o modem é ligado ao router por rj11... pelo menos os k conheço... e tu falas em rj45(cabo de rede, certo?)

o teu modem tem saida rj45? é isso?

9. crossroads

crossroads Power Member

Sim o modem, pelo que eu vi ontem, apenas tem uma entrada (cabo coaxial) e uma saida rj45 (cabo de rede).

O router é "alimentado" pelo que eu vi por um cabo rj11 (ou uma variante, cabo de telefone).
    O problema é que penso que as ligações do router rj45 são apenas de saída e não de entrada. Digo eu.

10. jtcgomes

jtcgomes Power Member

Pois, o router, é so de saida...
    esse modem com saida rj45 é k não dá com nada...

estive aki a falar com um colega...

defacto os modems netcabo tem entrada coaxial e saida rj45... é dados.. obvio...
    portanto só tens uma hipotes

comprar um router net cabo... não faço ideia o preço, não deve ser nada por ai alem, com entrada rj45 e saida rj45 + wirelles.

ou então mete outro serviço de net em casa, e aproveita esse router... ve o k compensa mais...

11. vascorama

vascorama Power Member

acho que o 2º post com uma alteração deve dar:

1 pc liga normalmente ao modem com o rj45

o outro liga ao 1º pc com usb

corres o assistente de configuração de uma pequena rede doméstica nos dois pc´s e segues os passos

reinicias

se não der compra um router dos mais baratos que é como eu tenho, netcabo é netcabo ponto

12. jtcgomes

jtcgomes Power Member

A essa conclusão já se tinha chegado... mas o bacano não cria ter um pc permanentemente ligado para o outro aceder á net...

13. crossroads

crossroads Power Member

@ vascorama
    Isso iria colocar um computador dependente do outro e não pode ser. Eles têm que ter acesso à net independentes. Mas obgd pela ideia! :)

@jtcgomes
    Meter outro serviço não posso hehe, acabei de meter este e ainda tenho o contrato de 1 ano :p
    Referes comprar um router netcabo, mas tem que ser mesmo da netcabo? Presumo que um qq dê.
    Não preciso wireless. Se calhar ainda vendo este Billion...
    Vou tentar então comprar um router barato com entrada e saída rj45.
    Obrigado pela ajuda!

Aconselham-me alguns modelos?

14. Froz3n

Froz3n I fold therefore I AM

Tal como eu tinha sujerido os cabos, mas como tem ke tar os 2 independentes, compra um router... Ha uns bastante bons da robotics, aconselho esses

Cumps

15. vascorama

vascorama Power Member

eu comprei um da sitecom de 50 euros e não me posso queixar, 3 pc´s, 2 ligados 24/7, nunca foi abaixo a net e estão ligados á mais de 1 mês, tem filtors para mac,ip, essas tretas todas...é o sitecom wl-160, sei que há bem melhores, mas o preço....

16. crossroads

crossroads Power Member

50€? :paranoid:
    Um cadito pró carotes, não?...

Não há por aí uma marca que funciona tão bem como os outros e que custe menos? Não preciso de um avião...

17. vascorama

vascorama Power Member

se quiseres wireless mais barato vai ser dificil, não digo impossivel mas dificil é, tenta nos classificados.

18. crossroads

crossroads Power Member

Não, não, pelo contrário, não quero wireless! O antigo router tinha wireless mas não gostei do wireless, quero o bom antigo cabo.
    Por isso é que tb estava a pensar em arranjar um mais em conta.

19. totalscore

totalscore Power Member

Epá que complicação que estao para aqui a fazer

é simples e tens 2 hipoteses

1º Ligas o Modem NetCabo por USB a um dos portateis, compras um cabo de rede cruzado e ligas um portatil ao outro, alem de partilhar net tb partilha rede

2º compras um simples router, ligas o modem Netcabo ao Router por RJ45, e ligas os portateis ao router usando tambem cabos RJ45 neste caso normais

A Netcabo nao usa User e Pass isso é so na ADSL o mesmo se passa com os cabos os RJ9/11 so para ADSL o Cabo recebe sinal por Cabo Coaxial

Portanto na soluçao 2 é so ligar os cabos e esta a andar nao precisas em principio de configurar mais nada

20. crossroads

crossroads Power Member

@totalscore
    Pois, mas a 1ª opção ia deixar dependente um computador do outro para ter net.
    A 2ª opção foi a minha escolha tb das que já aqui se discutiram.

Andei à procura e o mais barato que encontrei foi este SMC ROUTER BARRICADE X10/100+1WAN+FW - SMC7004VBR. Que me dizem?

Última edição: 15 de Fevereiro de 2007

Partilhar esta Página