• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Ajuda para actualização intel ou amd

marcopsm

Membro
Olá amigos, precisava de ajuda no seguinte questionário:



1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?


400€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Upgrade - processador, cooler e fonte de alimentação

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
1080 actualmente mas quero jogar a 1440p quando trocar de gráfica (não agora) visto que tenho monitor para isso. Jogos títulos AAA tipo control, just cause, far cry e outros

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
umas semanas

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

i3-8100 3.6ghz
motherboard msi z370m mortar
g.skill ripjaws V 16gb (2x8gb) ddr4-3000mhz cl15 (F4-3000C15D-16GVKB)
seasonic s12ii 520w plus bronze
MSI GeForce GTX 1060 Armor 3Gb OC V1
CAIXA ATX Fractal Design Core 2500
samsung evo 850 ssd
disco 2tb blue wd

6) Vais fazer Overclock?

não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).



b. Processador (Intel ou AMD)
>9600k + cooler master hyper 212 black edition

c. Motherboard (chipset, formato)
>manter a mesma

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>manter a mesma

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>manter a mesma por agora depois mais tarde planeio trocar por uma 5700xt

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>manter


g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>nova, estava a pensar na nova seasonic core 650w gold semi modular



11) Contexto, comentários adicionais.

É assim amigos, eu gostava da vossa opinião porque tive a ler muitos post's e reviews acerca dos novos processadores amd e fiquei na dúvida se devo mudar de plataforma (para amd e vender a minha config actual) ou simplesmente actualizar com peças intel. Agradeço desde já a vossa atenção.
Muito obrigado pela disponibilidade prestada por esta excelente comunidade.
cumprimentos



=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Eu ou metia aí um 9400F e o que sobra já dá para começar a compor o orçamento da gráfica, ou metia um 8700.
O 9600k é demasiado dinheiro por apenas mais 2 núcleos, em relação ao que já tens.
 
Eu ou metia aí um 9400F e o que sobra já dá para começar a compor o orçamento da gráfica, ou metia um 8700.
O 9600k é demasiado dinheiro por apenas mais 2 núcleos, em relação ao que já tens.

Estava mais inclinado para o 8700 então. Prefiro dar mais um pouco e ficar com um pc mais duradouro. A minha maior dúvida a seguir ao processador é a fonte. A 5700xt precisa de uma fonte de 600w no mínimo não é ? Recomenda alguma mais em conta que aguente com a gráfica? Acho que é prioritário trocar de fonte com o processador, certo? Obrigado. Cumps
 
É difícil de responder. São 2 núcleos extra vs. hyperthreading, dependendo das situações, pode ser preferível um ou o outro.
Exclusivamente para jogos, os 2 núcleos extra talvez sejam mais vantajosos, agora se valem o dinheiro extra é que já não te sei dizer com certeza.
Pessoalmente acho que quando um desses CPUs fraquejar, o outro não estará muito melhor. Mas também acho que nenhum deverá fraquejar tão cedo.
 
Ok. Percebo o seu ponto de vista.

Muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos. Estive a pensar melhor e por agora não vou gastar muito mais que 300€. Decidi comprar o processador i5-9600k e o cooler noctua nh-u9s. Eu sei que talvez não seja o ideal para o futuro mas deve chegar para os "gastos" a médio prazo.
Mais uma vez obrigado pela atenção.

Cumps
 
O 9600k é para mim a pior compra em termos de CPU actualmente, literalmente ou poupas dinheiro e vais com o 9400f visto que já tens board ou compras logo um 8700/9700 (k ou não k em ambos).
Quanto a cooler compra antes um Cryorig H5.
Pessoalmente o que faria era vender esse CPU e Board e comprar um Ryzen e Board.
Com 400€ podes comprar isto:

Ryzen 3600 213€
Board B450 Max Gaming Plus 91€

Total: 305€

Muito melhor que esse i5 9600k muito honestamente e só a gastar 40€ a mais que consegues recuperar mais que isso facilmente ao venderes a board e o CPU que tens e ainda podes comprar um bom cooler :)
O 3600 é bastante equivalente ao 8700 não k dai dizer isto.
 
Última edição:
Estou a ver que tem razão. Mas por isso é que pedi a vossa ajuda. Agradeço a vossa opinião.

O meu receio em relação ao 8700 é que, com os recentes problemas da intel, estou com medo que venham a desligar o hyper-threading (ou de certa forma perder muita performance). Por isso a comprar era mais o 9700 (tem 8cores/8threads). Mas assim já fica "puxadito" com o preço e depois ainda existe o problema do aquecimento pois estive a ler na net pessoal a queixar-se que esse aquece muito. Também não sei se a minha board é suficientemente boa para aguentar esse processador (o 9700).

Em relação a mudar de plataforma, nunca tive AMD e para mudar tudo, agora talvez não seja a altura ideal.
Tenho de pensar melhor.

Uma pergunta, sabe-me dizer se a memória ram que coloquei na descrição é compatível com essa board AMD que indicou?

Só mais uma questão, se calhar também precisava de mudar de fonte, não acha?

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e desculpem pelo texto longo.

Cumps
 
@marcopsm se há altura ideal para trocar para AMD é mesmo agora pois neste momento o desempenho por núcleo está muito próximo da Intel e não tens os problemas de segurança que tens na Intel já para não falar que é uma plataforma que tens margem para upgrades com CPU's com muitos mais cores e possivelmente a mesma board vai ser compatível com a próxima geração, eu próprio antes do 3600 tinha um 8600k com 5ghz (praticamente igual ao 9600k) e a diferença para jogos mesmo com a GTX 1080 e a Vega 56 que tive não notei diferença alguma isto num ecrã de 240hz no entanto no resto notei melhorias pois por exemplo eu como tenho um setup de dois ecrãs com o 3600 consigo ter o youtube aberto a dar um video enquanto jogo e não perco desempenho coisa que acontecia com o 8600k.
A fonte está mais que boa para praticamente qualquer gráfica que venhas a ter no sistema quanto aos CPU's eles não consomem muito mais que o teu i3 portanto podes estar descansado.
Relativamente às rams dão sem problemas com a AMD, problemas de ram e Ryzen já é algo do passado e como são de 3000mhz que são o mínimo recomendado menos problemas há :)
 
Última edição:
Então porquê? Ainda não fiz a compra. Se recomenda outro, agradecia ouvir a sua opinião.

Essencialmente porque é pequeno e tem ventoinhas de 92 mm; mesmo que tenha um bom design, à partida será pior a dissipar o calor e mais ruidoso do que alguns coolers maiores e com ventoinhas de 120/140 mm.
Se queres ir para um Noctua, vê o NH-U12S. Se quiseres algo com uma relação performance/preço superior (mas sem os 6 anos de garantia), vê estes:

~38€ - Deepcool Lucifer V2;
~40€ - Raijintek Ereboss (não Core Edition);
~43€ - Thermalright True Spirit 140 Direct.

Como não pareces estar interessado em fazer overclock, podes optar pelo Cooler Master 212 BE (~30€), como pensaste inicialmente.

Relativamente ao upgrade, se o objetivo é gastar o mínimo possível, talvez optasse pela primeira sugestão.
 
Obrigado pelas opiniões.

Depois de alguma ponderação e investigação cheguei à conclusão que o melhor para mim é mesmo trocar pela nova plataforma AMD.
Assim, em princípio vou trocar a board e o processador pelo Ryzen 3600 e Motherboard ATX MSI B450 Tomahawk Max.
Vendo os componentes antigos e está feito.

Só tenho uma última dúvida e peço desculpa se estou a pedir demasiado, mas o cooler que vem de origem é suficientemente bom para quem não quer fazer overclock mas não deseja barulho ou aquecimento?

Agradecido pela enorme ajuda.

Cumps
 
OK. A board em princípio vai ser mesmo MSI, mas essa da gigabyte também parece ser interessante.

Em relação ao cooler, esse nox hummer 212 é compatível com AM4 ou talvez seja melhor comprar o C.M. hyper 212 B.E. pela diferença de preço? Eu queria algo mais para o silencioso(não sei se esse é o indicado). Ou é melhor experimentar primeiro com o que vem de origem? Peço desculpa pelas perguntas mas só pretendo ter um sistema que não dê chatices.

Muito obrigado pela atenção e ajuda.

Cumps
 
Última edição:
Sim, é compatível, mas preferiria o CM 212.
As opiniões de quem tem esse CPU parecem indicar ser preferível meteres já outro cooler. O Thermalright True Spirit Direct (~ 42€), além de ter boa performance, é bastante silencioso.
 
A board mantém essa pois tem melhores VRM's e já tem compatibilidade com os 3000 sem teres de usar um CPU antigo para fazer update (é a particularidade das MAX).
 
Back
Topo