1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda para compra de cabo com grande capacidade de blindagem (urgente)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por red22, 4 de Abril de 2013. (Respostas: 9; Visualizações: 1146)

1. Tenho uma celula de carga de alta precisão e necessito de a ligar a um equipamento para aquisição de dados entre 1000 Hz e 2000Hz. Os cabos que já tentei usar apresentam bastantes interferências. Ao lado onde tenho o equipamento está colocado um ginásio com vários equipamentos com motores (tipo passadeiras rolantes etc). O ruido inserido no sinal é muito significativo e quando o ginásio está encerrado noto uma diminuição significativa do ruido. necessito de um cabo (com cerca de 5 m) com alta capacidadde de blindagem alguem me pode ajudar a escolher um cabo para isto e indicar onde o posso adwuirir se possivel.

Nota: o cabo deve ser ligado de duas formas possiveis (ou através de um jack de 3.5mm ou através de uma ficha JR11 que são o tipo de entradas que tenho disponiveis.) daí que o cabo não deverá ultrapassar muito os 5mm de diâmetro.

2. kasmafan

kasmafan Power Member

Boas

Duvido que os motores das passadeiras num edifício ao lado criem interferências num cabo livre dentro de tua casa.
    Não terás problemas mas é com interferências na alimentação aí sim acredito que os picos dos equipamentos do ginásio criem alguma instabilidade.

Posso saber que tipo de sinal é que passa nesse cabo? É possível ser convertido para sinal balanceado?

3. Não é na minha casa é um espaço de trabalho dividido a meio através de portas de madeira de correr. Os equipamentos estão muito perto do local de aquisição de dados. Aquilo que estou a medir é força ao longo do tempo não percebo a questão do sinal balanceado poderias clarificar? O sinal é analogico e é recebido por este equipamento http://www.biopac.com/high-level-transducer-amplifier. Nota Quando estou a receber um sinal de base (celula de carga sem nenhuma força exercida) que deveria ser zero ou muito proximo disso obtenho valores de minimos e máximo entre os -150 N e + 170 N quando o ginásio começa a funcionar antes disso obtenho valores de variação na ordem dos 3 N (isto foi quando obtive melhor sinal com uma ponta de cabo que lá tenho mas mesmo assim fica aquem da precisão da celula de carga). A celula é alimentada através de uma fonte de alimentação de um portátil de 20 V e 6A. A questão que colocas também me parece possivel uma vez que a parte elétrica é comum mas se esse o caso como poderia reduzir essas interferências na alimentação?

Nota: o cabo blindado também apresenta bastante importância pois consegui já reduzir significativamente o seu ruido melhorando um pouco o cabo utilizado (sem o ginásio a funcionar) mas ainda assim o cabo que tenho não é grande coisa e queria outro bastante melhor.

Última edição: 4 de Abril de 2013
  4. kasmafan

kasmafan Power Member

Boas

Eu trabalho muito com vídeo(câmaras analógicas) e por vezes quando tenho cabos muito longos e que têm de passar por exemplo por coretes com cabos de média tensão quando fico com interferências na imagem a solução é passar o sinal de vídeo para um sinal balanceado usando dois "baluns" normalmente sobre cabo utp/stp.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Balun

Já experimentaste isso com cabo STP cat6?

Para as interferências na alimentação o que me ocorre é uma boa ups que seja "online-ups" e não seja "pseudo-sino-wave"
    Isto quer dizer que a alimentação que irás receber é sempre vinda da ups e corrigida por esta e terás uma sinusoidal "perfeita".
    Nas ups mais vulgares só recebes alimentação da ups se falhar o main aí um contactor comuta da rede para as baterias o que também provoca interferências, nas que mencionei como o nome indica "ups on-line" a ups está sempre a fornecer-te a energia através das baterias.

5. Ok irei ver isso. Já andava com a ideia do cat 6. Penso que o cabo que me deu menor ruido é cat 6 ou 5. Também já apliquei filtros de ferrite e obtive alguma melhoria ainda que pouca. A questão da alimentação é ue tenho de ver se consigo resolver. Obrigado pela ajuda.

6. masterpro

masterpro Power Member

Podes comprar cat 7 SFTP, já usei em algumas situações ( nota que é um cabo muito caro comparado com os restantes )

Este cabo tem uma além da malha de proteção usa também uma folha de aluminio.

7. Ainda estou à espera do cabo. Mas estou a achar que o problema não é do cabo. Como é que posso obter dados a variar entre 3 a 4 N e depois de mexer na celula de carga e nos fios de um lado para o outro a variação passa a ser de 20 N. Algo aqui não me parece estar bem alguma ideia?

Isto aconteceu hoje e depois experimentei adquirir dados enquanto mexia no cabo de um lado para o outro para ver se os dados se alteravam mas isso não aconteceu. Não percebo de facto o que está a acontecer. Poderá ser algum problema da celula de carga em especial da ligação do fio na celula de carga?

8. Já Arranjei o cat 7 mas continuo com problemas de ruido. Já utilizei uma fonte de alimentação muito estavel (aliás duas) e nada resolve. Mais alguma sugestão?

9. amjpereira

amjpereira Folding Member

O único cabo que conheço que não sofre de tanta interferência externa é fibra óptica.
    Se com cabos STP não resulta já experimentas-te colocar protecção externa?

10. kasmafan

kasmafan Power Member

Para testar penso que podes usar papel de alumínio de cozinha

Partilhar esta Página