1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Ajuda para compra de portátil 12''-15'' (com questionário)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por short_of_a_riff, 12 de Maio de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 1648)

1. short_of_a_riff

short_of_a_riff Power Member

Boas, o que acham desta promoção?

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detai...utadoresPortateisOutros&product=4719072057510

Os pontos principais são o ecrã de 15'', a drive/gravador DVD, disco de 80 Gb SATA, bateria de 6 células, Windows Vista, leitor de cartões SD e Wi-fi.

E claro o preço que é de apenas 250 € !!!

A RAM é de apenas 512 mas como é óbvio isso é logo para substituir por um módulo de 2 Gb que são baratos. A única coisa que me deixa um pouco apreensivo é o processador: eu sei que um AMD Sempron™ 3500+ 1,80GHz é um mau processador, a minha questão é saber quão mau é lol...porque na verdade eu não preciso muito dele.

O objectivo é ser apenas um portátil para Office, net, consultar mails, jogar Minesweeper e ver uns filmes e séries lol. Eu sei que me vão propôr em alternativa o mercado dos netbooks mas um ecrã pequeno (mesmo de 10"") e a ausência de drive não funciona comigo. Para além disso este preço de 250 € é verdadeiramente competitivo (a qualidade de construção também acredito que não seja grande coisa mas pelo menos a marca MSI é conhecida, não é nenhuma chinesice lol).

Opiniões aceitam-se! Obrigado!

Última edição: 13 de Agosto de 2009
  2. Rakter

Rakter Folding Member

:O 512mb de ram e trás o vista?! LOL
    Bem, se for um portátil para trabalhar e não exija muito do processador .
    E pelo que li já que é para word e blablabla's dá na boa, acho que é uma boa compra (por esse preço).

3. short_of_a_riff

Sim confesso que também fiquei espantado...512 RAM e o Vista é uma combinação no mínimo um pouco estranha. Mas como já disse se comprar o portátil é logo para lhe pôr um módulo RAM de 2 Gb por isso esse problema já não se coloca.

Algum de vocês já o viu numa FNAC à venda? Opiniões sobre qualidade de construção? Teclado? É claro que não estou à espera de nada excepcional por este preço, basta-me apenas que seja razoável...mas eu não tenho possibilidades de ver o aparelho numa FNAC ao vivo e por isso pedi ajuda...

Tentei encontrar reviews sobre o portátil na net mas nada...parece-me que este é daqueles portáteis que lhe mudam o "nome de código" de país para país...as únicas reviews que encontro vêm com processadores e por vezes placas gráficas diferentes.

Qual a vossa opinião?

4. Rakter

Rakter Folding Member

Bem é mais barato que o meu eeePC e o processador deve ser ligeiramente superior ao atom da intel, gráfica nem se fala, q qq coisa é melhor que as onboard da intel.
    Acho que por 250€ arriscava a compra-lo.

5. anjo2

anjo2 Power Member

É pior que a intel GMA 4500MHD, mas ligeiramente melhor que a GMA950, com apenas 512MB nem percebo como funciona o Vista, é que a gráfica usa memória partilhada...

6. short_of_a_riff

Creio que a memória gráfica dedicada não é requisito fundamental para o Vista. Há inclusivamente pessoas que instalaram Vista nos seus eeePC's que como se sabe têm um processador gráfico praticamente nulo (e por isso mesmo vêm "optimizados" de origem com XP). Em princípio não vejo o Vista a arrastar-se por causa disso. Assumindo a RAM como 2 GB, a única coisa de que tenho receio é mesmo do processador mas segundo uma das respostas de um user ele até será superior aos Intel Atom por isso para a utilização que lhe pretendo dar será suficiente certo?

Na FNAC dizem que é um exclusivo para Portugal (apesar de eu já o ter encontrado numa outra loja por cerca de 500 e poucos €) mas não referem ser um exclusivo online por isso penso que poderão estar também alguns exemplares nas lojas físicas...ninguém viu nenhum destes bichos por aí nas FNAC? Qualidade de construção? Teclado?

7. anjo2

anjo2 Power Member

Quando falei na gráfica usar memória partilhada foi devido ao portátil só ter 512MB, ou seja se usar 32MB, passas a ter apenas 480MB de ram para o sistema, em caso de ser 64MB já passa para 448, com 128MB (que geralmente é o limite das partilhadas) ficas com apenas 384MB, o que para o Vista é algo já impensável... num sistema de 1GB de ram se lhe retirarem 128MB para a gráfica já não se nota muito.

8. Ricmann

Ricmann [email protected] Member

É realmente anedótico ter 512 MB de RAM e trazer o Vista. Para além de vir com certeza atafulhado de lixo.

Mas por esse preço é uma boa compra.

9. XpiritO

XpiritO Power Member

Por esse preço eu diria que não podes pedir muito mais. É mais barato que um eeePC, tem monitor de 15,4", leitor de DVD e disco rígido de 80 Gb.

O processador não é grande espingarda, mas para uso "corriqueiro" serve bem. Não tenhas é grandes ilusões de jogar jogos "pesados" nesse PC...

Relativamente à memória, é como já disseste. Facilmente lhe metes 2 Gb por mais 25 ou 30 euros. Outra opção é comprares apenas mais um módulo de 512 Mb e ficas com 1 Gb em dual-channel por 10 euros.

PS: Esse portátil até é mais barato que um Magalhães!

10. D4Dpower

D4Dpower Power Member

e como é que se portará a correr uns videozitos, mesmo que não seja HD? e streaming (p2p)?

11. Rakter

Rakter Folding Member

Só pode é correr decentemente.
    Eu com o meu eeePC a única coisa que as vezes pode engasgar mais o processador é o flash e videos em flash. de resto divx é sempre a bulir, bem como p2p.

12. D4Dpower

D4Dpower Power Member

e aumentar a memória ajudará ou nem por isso?

13. Mercy_pt

Mercy_pt Power Member

O facto de trazer o vista é praticamente insignificante, já que ao trazer a licença legal poderá fazer o downgrade para XP sem com isso ter problemas de legalidade. É óbvio que a máquina é lenta mas tudo vai do uso que será dado ao mesmo.

Basicamente presumo que seja uma limpeza de stocks de equipamento obsoleto.

14. XpiritO

XpiritO Power Member

Com pelo menos 1 Gb de RAM não deves ter grandes problemas no Vista Basic. Não vejo motivos para não te permitir ver conteúdos multimédia (filmes, animações flash, etc), desde que não sejam coisas demasiado pesadas (codificação HD, etc).

15. Rakter

Rakter Folding Member

Eu tenho 2Gb de ram no eeePc.
    Simplesmente o flash puxa pelo processador que nem 1 animal...

16. short_of_a_riff

Malta não precisam de se preocupar com a memória RAM porque tal como disse logo desde o primeiro tópico vou pôr um módulo RAM de 2 GB que são baratos...por isso esse assunto está encerrado lol.

Agora a sério, neste momento o meu maior receio é mesmo a qualidade de construção, plásticos, teclado. Mesmo sendo barato não queria uma coisa que se desmanchasse ao final dos primeiros meses; claro que não espero nada de muito especial, apenas algo razoável e fiável. Ninguém pode espreitar numa FNAC ver se o têm em exposição e dar aqui a sua opinião?

Outra dúvida é a webcam...nas especificações/características não tem lá nada mas depois na imagem do site da FNAC aparece lá uma webcam no monitor...em que ficamos?

Obrigado.

17. D4Dpower

D4Dpower Power Member

flash é video tipo os do youtube, não é? uma das utilizações que pretendo para o pc é ver streaming de video de canais tv de sites tipo tvtuga ou justin e também através de p2p, tipo TVants, que não sei se é flash ou não e também correr videos do disco, mas para isso não deve haver problema... não sei se este pc responderá bem... à parte disto é utilização normal: net, ofice e pouco mais...250€ não é muito mas se não servir é dinheiro deitado fora... se servir é uma boa oportunidade...

18. D4Dpower

D4Dpower Power Member

no site da fnac já aparece como indisponível :(

19. Rakter

Rakter Folding Member

Esse tipo de video por norma ou é flv ou então tem 1 player em flash.
    Mas ele aguenta, pode é demorar mais a arrancar.
    abraço

20. D4Dpower

D4Dpower Power Member

ok obrigado (e desculpem as perguntas de noob)

Partilhar esta Página