1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda para comprar um PC novo ...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por pedro_fl, 3 de Fevereiro de 2003. (Respostas: 76; Visualizações: 3262)

1. pedro_fl

pedro_fl Power Member

É assim, quero comprar um novo computador este mês, gostaria de saber as opiniões das pessoas que mais sabem de hardware para que possa comprar um bom computador ...

Pentium 4 a 2,4 GHZ (todos os de 2,4 para cima já possuem o Hyperthreding?)

Monitor plano de 17'' (de preferência preto e cinza, ou só preto, ou só cinza)

memória = 1 chip de 512 (RIMM? será que compensa? ou DDR 400 MHZ?)

gravador de cd's (estava a pensar num plextor, mas a que velocidades?)

leitor de DVD (não faço idéia de qual será melhor...)

drive ZIP (interna ou externa? estava a pensar uma de 250 MB)

motherboard (estava a pensar numa asus com AGP 8x para pentium 4)

placa gráfica (para já vou comprar uma GF 440 mX, e em março logo vejo a nova Radeon que vai sair)

caixa (gostava de comprar uma que tapasse os drives e que fosse bonita por fora, estou a pensar em comprar uma, mas só sai em abril e não se vende cá em portugal : modelo : PSR-5618BD, página oficial : http://www.skyhawkgroup.com/products/eagle/index.php?prown=EAGLETECH&probt=ALCASE&prost=PSR56&page=2 )

teclado+rato (estava a pensar no logitech (preto e cinza), rato (optico) e teclado sem fios)

Não me lembro de mais nada assim de repente, gostava de ouvir as vossas sugestões, não se esqueçam da relação QUALIDADE/PREÇO, ok?

Obrigado. ;)

2. vEgA

vEgA Power Member

Quando Alguém diz isto, podemos sempre lembrá-lo que existe outro fabricante de cpu's .... AMD...

Quanto ao Hyperthread, neste momento penso que só o 3.06Ghz é que tem...

Memoria Rimm acho que tÊm que funcionar ao pares (penso eu não estou bem por dentro do assunto) ou seja 2x256. Podes fazer o mesmo para memoria DDR caso compres motherboard dual channel, tens vanatgem em termos de performance.

Gravador : Plextor é bom, mas a questão é vale a pena os 20 cts de diferença, eu acho que não se tu achares que sim e puderes força.

Leitor de DVD : Toshiba, Lite-on...

Motherboard : Asus parece-me bem..., mas há quem tenha opiniões diferentes.

3. RuJotta

RuJotta Power Member

Pode-se usar um só RIMM, mas nos slots desocupados, têm que ser instalados os CRIMMS ( Continuity RIMM ).
    Acho que vêm com as boards que suportam RAMBUS.
    Vale mesmo a pena comprar memória RDRAM se comprar um P4, porque assim aproveita a largura de banda bastante grande que este tipo de RAM tem e que o P4 suporta.

4. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

Em primeiro lugar convinha dizeres qual a utilidade q o PC irá ter, assim torna-se mais fácil fazer ou propôr uma lista de componentes.

Mesmo sem saber essas informações aconselho-te os seguintes componentes:

Processador- Pentium IV 2.4GHz / AMD XP 2400+
    Motherboard- Asus P4PE / Asus A7N8X Deluxe ou Epox 8RDA+
    Memória- DDR 512MB 333Mhz/ 2x256MB DDR 400Mhz
    Placa Gráfica- GeForce MX440 ou Ti4600
    Monitor- Samsung SyncMaster 171N Cinza
    Gravador- Plextor 48x24x48 ou Yamaha CRW-F1 44x24x44 ou TDK CyClone 48x24x48
    Leitor DVD- Toshiba ou Pioneer
    Teclado + Rato- Logitech Cordless Desktop Optico
    Colunas- Creative 5.1 5300
    Placa de Som- Creative 5.1 Digital
    A caixa parece-me boa mas vai ser difícil teres uma, só se mandares vir, e mesmo assim... Vê as Chieftech e outras marcas q tenham caixas de alumínio.

Foram só algumas sugestões, q se vão ajustando ao q pretendes conforme fores dando mais dados á malta

:003: :003:

5. Crusher

Crusher Power Member

Hum... nos monitores existe um Samtron 17´PRETO... pena não ser plano. :(

6. pedro_fl

pedro_fl Power Member

Obrigado pelas vossas respostas, o computador destina-se para uso gráfico, após ter visto as vossas respostas tenho umas dúvidas :

Crusher : "DDR 512MB 333Mhz/ 2x256MB DDR 400Mhz" ?
    Não é melhor ter 1x512MB DDR 400Mhz do que :
    2x256MB DDR 400Mhz ou 1x512MB DDR 333Mhz ?

Motherboard : Asus P4PE ou Asus P4G8X ? qual a melhor ? ser 8x é assim tão bom para a motherboard? não percebo isto ...

Disco Rígido : 80 GB - Maxtor ou Seagate ? e que modelo?

------------------------------------------------------------------------------------

Componentes já definidos :

Placa Gráfica : GeForce MX440

Teclado + Rato : Logitech Cordless Desktop Optico

Colunas : Creative 5.1 5300

Placa de Som : Creative 5.1 Digital

Gravador de CD's : Plextor 48x24x48

Obrigado, e continuo à espera de respostas vossas !!!

:001:

7. SimpleFriend

Vou tentar esclarecer:

No caso da Asus P4PE, aconselho 512MB DDR 333Mhz, no caso da Asus A7N8X Deluxe ou da Epox 8RDA+ aconselho 2x256MB DDR 400Mhz.
    Pq dá mais rendimento e desempenho teres dois módulos de memória nas boards q fazem Dual Chanel DDR. Nas q n fazem é melhor teres só um módulo da RAM q pretendes.
    Exemplo:
    - Na Asus A7N8X Deluxe ou na Epox 8RDA+ coloca 2x256MB DDR 400Mhz.
    - Na Asus P4PE coloca 1x512MB DDR 333Mhz.

Motherboard: Entre essas duas a P4PE, sem dúvida. Tem chipset Intel e suporta P4 até 3,06Ghz.
    A P4S8X, a única coisa q tem de melhor é o AGP 8x e o UDMA 133, pq de resto é inferior á P4PE. Tu n vais usar uma gráfica com AGP 8x, pelo menos por enqunto, q optaste pela GeForce 4 MX440 q tem AGP 4x, mais tarde n sei o q lá keres meter, isso depende das gráficas q quererás meter no futuro, pq muitas das melhores gráficas do mercado têm AGP 8x. O UDMA, sinceramente n é nada q tenhas q ter mto em conta, só se quiseres por um disco Maxtor, q são os q conheço q funcionam a 133, mas mesmo assim n compensa optares por esta board só por causa disso. Daki a um tempo irão aparecer os Sata q vão começar por funcionar a 150 axo eu.

Disco: Se queres 80GB, aconselho-te o IBM 80Gb 7200 r.p.m., tenho um e é um espectáculo.

Qt aos outros componentes q já escolheste, acho q decidiste mto bem

Última edição: 4 de Fevereiro de 2003
  8. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

Deves tar a gozar.
    1) A P4G8X é bem melhor k as restantes boards com outros chipset's intel.
    2) A P4G8X suporta AGP8x (para pedro_fl não constitui numa vantagem visto k escolheu uma MX) enquanto k a P4PE apenas suporta AGP4x
    3) A P4PE foi PRIMEIRA board a suportar HT. A P4G8X também suporta.
    4) A P4G8X suporta dual ddr channel, a P4PE não.
    5) A P4G8X é mais cara k a P4PE, mas se se puder pagar e se se usufruir dela...

Até pode ser, não tou a dizer k não presta. Acontece l a ibm storage passou para a hitachi, portanto é melhor deixar a poeira baixar e ver como as coisas evoluem. Eu apostava em WD ou Maxtor, de preferência com 8Mb de cache.

pedro_fl,

Se é para fins gráfico, porque é k escolheste uma MX440??

9. SimpleFriend

Sorry!! O q faz uma letra :( Eu comparei a P4PE com a P4S8X e não com a P4G8X (já corrigi na post) e peço desculpa pela mha falha q pode ter originado alguma confusão.
    Sem dúvida nenhuma a P4G8X é a melhor delas!!
    Isso sim é uma motherboard excelente!

Qt ao disco já tive em computadores meus um WD e dois Maxtor, sinceramente n eram nada de jeito. Já foi há um bom tempo, e é mto natural e provável q agora estejam mto melhores! Ainda n tive a oportunidade de trabalhar com nenhum deles mais recente, por isso n posso dar uma opinião acerca desses discos.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2003
  10. pedro_fl

pedro_fl Power Member

1º : Motherboard - Vou optar então pela P4G8X.

2º : Memória - Usando esta motherboard, o que me aconselham? 1x512 DDR 400 MHZ ou 2x256 DDR 400 MHZ? existem memórias a 433 MHZ? Qual o máximo que está à venda e como se conseguirá tirar o máximo partido delas?

3º : Disco Rígido - Então sou capaz de optar por um Western Digital (acho que é desse que estão a falar) ou por um IBM, disseram-me que os da Seagate são bons, que idéias é que têm sobre os discos da Seagate? Agradecia que me indicassem um modelo para um disco da WD e outro da IBM, ambos de 80 GB, a 7200 rotações, para que pudesse fazer uma comparação, se possível, é claro...

4º : Placa Gráfica - Optei pela Mx 440 porque vai ser temporária, pelo menos até fim de Março qd saírem as novas Radeon 9900 Pro (chip R350), acho que irão ser as melhores a nível do mercado (em relação preço/qualidade), só o tempo dirá, lol.

5º : Monitor - Continuo à procura de um plano de 17'', de preferência de côr cinza (metalizado) ou preto com cinza...

Obrigado e espero ansioso pelas vossas respostas, :D

11. banid0

banid0 Power Member

só n dou 100% de certeza pk pode ja ter aparecido uma maneira de dar a volta a questao e eu tar desactualizado

e preciso ser aos pares sim , o meu p4 tem 2x128 e sempre ouuvi dizer bla bla rambus bla bla paridade etc...sempre ouvi dizer ke tinha de ser aos pares!

quanto aos CRIMM's ja tenhu a certeza: sim e preciso preencher os solts vazios com isso (o meu tb tem) :)

12. RuJotta

RuJotta Power Member

"Another difference with Rambus memory is that all memory slots in the motherboard must be populated. Even if all the memory is contained in a single module, the "unused" sockets must be populated with a PCB, known as a continuity module, to complete the circuit."

Tirado do site da Crucial. Com base nisto acho que sempre dá para usar apenas um RIMM na board...

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Se e só se o modulo for de 32bits com a correspondente MotherBoard...

A pergunta sobre a MX440 para processamento gráfico tem alguma razão...
    De qualquer forma uma radeon 9900PRO não te serve de muito para isso... procura antes uma FireGL

14. SimpleFriend

1.º Motherboard- Acho q optaste mto bem

2.º Memória- Vê bem as especificações dessa board, acho q só suporta DDR 266Mhz, qt á distribuição dos módulos 2x256MB pa fazer o Dual Channel DDR.

3.º Disco Rígido- Como já referi n conheço os discos recentes da WD, provavelmente são mto superiores aos antigos q n eram nada de jeito. Eu aconselho-te o IBM 80GB 7200 r.p.m. Seagate tb são bons apesar de ligeiramente mais lentos e aquecem mais q os IBM. Procura bench's de HDD's

4.º Placa Gráfica- Se n keres dispender já dinheiro pa uma placa gráfica superior opta pela GeForce 4 MX 440 como já o fizeste, pq é fixe e n é nada cara. Mais tarde aposta forte na gráfica!!

5.º Monitor- Já viste este Samsung SyncMaster 171N Cinza

15. pedro_fl

pedro_fl Power Member

SimpleFriend : Já tentei ver o Samsung SyncMaster 171N Cinza, mas não encontro nenhuma imagem dele em lado nenhum, conheces algum sítio onde possa ver esse monitor? Em relação à memória, a P4G8X :

Processor :

- Socket 478 for Intel Pentium 4 / Celeron up to 3.06GHz+
    On-die 512KB/256KB L2 Cache with full speed
    Intel Hyper-Threading Technology ready
    New power design supports up to 3.06GHz CPU speeds and above .

Chipset :

-Intel E7205 Memory Controller Hub
    Intel 82801DB ICH4

Front Side Bus : 533 / 400 MHz

Memory :

-Dual channel memory architecture
    4 x 184-pin DIMM Sockets support max. 4GB PC2100/1600 ECC/non-ECC DDR SDRAM memory

Expansion Slots :

1 x AGP Pro/8X (1.5V only)
    5 x PCI

IDE : 2 x UltraDMA 100 / 66 / 33

Acho que se possui o Front Side Bus : 533 / 400 MHz, enão deve poder levar as memórias de 400 MHZ, não? não percebo nada disto, por isso, que dizes?

Tafinho : FireGL ?? onde posso ver essas placas? e onde as posso comprar? não serão muito caras? Agradecia que me dizesses mais sobre essas placas...

16. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

Tá aí uma beka de confusão }> . O FSB tem a haver com o cpu e a mobo. A frequência das memórias é a parte dos PC's . Se kiseres podes optar por PC2700 (DDR 333Mhz) ou até mais porém estas funcionaram em underclock (e pagar por coisas para estarem em funcionar abaixo das capacidades...:rolleyes: ). Talvez o mais indicado fosse PC2100 (DDR 266Mhz) k é o máximo suportado pela P4G8X.
    A outra dúvida é comprares 1*512Mb ou 2*256Mb. Como já te optas-te por essa mobo, sem dúvida 2*256Mb para fazeres uso do dual ddr channel.;)

17. pedro_fl

pedro_fl Power Member

mas 2*256Mb DDR 266Mhz ??? eu queria comprar a nova DDR 400Mhz, como tiro partido desta memória? já sei que por ser DDR, convém serem 2x256Mb 400 Mhz, mas qual a melhor motherboard do mercado e que consiga tirar proveito das DDR a 400 Mhz?

18. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

As novas memórias DDR são as PC3700 (466Mhz);) .
    Compreendo k não queiras comprar memórias a "apenas" 266Mhz, acontece k é o máximo permitido para dual channel para intel. Se keres usar memórias mais performantes tens de ir para amd e mobo nForce2, onde até podes usar velocidades superiores a 400Mhz.;) . Mas para isso ---» AMD

19. SimpleFriend

Como já te disse e tb já te disseram o melhor era 2x256Mb DDR 266Mhz, se keres apostar bem na memória, compra-as de marca, OCZ por exemplo.

Qt ao monitor, tens PM.

20. pedro_fl

pedro_fl Power Member

ok, a ver se percebi...
    se quiser comprar um pentium, o máximo partido que consigo obter de uma motherboard em relação à memória é comprando 2x256 DDR a 266Mhz, ok? mas e se quiser comprar RIMM? fica mais rápido? compensa? e tenho que comprar 2x256 RIMM? A OCZ também tem RIMM? sabes o site oficial da OCZ?

Obrigado.

Partilhar esta Página