1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

AJUDA para configuraçao de pc/gateway

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por DanielDenis, 21 de Março de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 1059)

1. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Boa tarde,neste momento tenho um P3-600 com 224Mb ram a correr o winxp+firewall+antivirus num disco de 4.3g bastante lento.
    Ora este pc é usado para distribuir net pelos pcs da casa e para downloads(azureus) devido a um disco externo a ele ligado.O modem da clix esta ligado a ele,que por sua vez ta ligado a um switch onde se ligam os diversos pcs da casa.De notar que o pc nao tem monitor nem teclado e é acedido por vnc (ultravnc)

Ora o sistema funcionou mt bem (dentro do possivel é claro) durante uns meses,mas ultimamente começaram a surgir uns spywares/trojans e fui obrigado a instalar um antivirus mais a serio assim como uma firewall(comodo firewall).

Ora a minha questao é:
    Que distribuiçao de linux (ou outro tipo de SO)poderei instalar na maquina em causa para fazer de gateway,que me permita usar o vnc e distribuir net pelos restantes pcs sendo que todos eles correm windowsXP.

Agradeço todo o tipo de opinioes.
    Desde já o meu obrigado.

2. ShadeX

ShadeX Power Member

Já tens outros threads sobre isso.

IMHO, Slackware, a firewall já vem no OS só tem de ser conf (um script chega e sobra...), amule+tightvnc+fluxbox/xfce, acesso via ftp (vsftpd) e controle via SSH.

Dá algumas dores de cabeça e horas perdidas a ler manuais, mas compensa pq faz apenas e somente o que tu lhe mandas :)

Se a ligação for ADSL, aconselho um modem com Ethernet, pq os USB's alem de serem um cancro são uma dor de cabeça para configurar.

Nessa perspectiva, convem instalar o OS com um NIC apenas ligado e deixar o install do Slack tratar de meter o DHCP nesse e depois ligar o outro NIC e configurar esse á patex.

3. Penso que tudo depende do teu "á vontade" com os SO linux , eu no teu caso instalava o Ubuntu Server , não pesa mto e é bastante user friendly o que te vai facilitar bastante na sua configuração.
    Normalmente em gatways é muito costume usar slackware ou freebsd eu na minha opiniao (nao tou aqui a criticar nada) não gosto desses 2 e são complicados até dizer xega , smp lidei com SO linux Debian Based e para mim são os mais faceis e mais estaveis.
    Agora é contigo.
    Aconselho o Ubuntu Server , agora é uma questão de exprimentares :)

4. DanielDenis

DanielDenis Power Member

De facto agradeço a opiniao do ShadeX mas sou um utilizador básico de linux e como tal vou mesmo seguir a tua opiniao godefroy.Vou fazer isso ainda esta tarde,so estou com receio em relaçao à instalaçao do modem uma vez que é apenas usb e ao que parece dá problemas.Será que vou ter chatices no Ubuntu?

5. N me lembrei desse detail....lol por acaso o teu modem usb n é dakeles ICEDATA da sapo adsl? é que se for vais ter mtos problemas

6. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Neste momento é um siemens santis da clix.
    Ja estive a pesquisar e parece que o ubuntu nao o instala por defeito.
    Ja sakei o driver e as respectivas instruçoes,vamos la ver...

7. Ve Lá Isso ***** Coisa Orientas Um Router Baratinho Da Speedtouch (n Digas A Ng Mas A Sapo Anda Com Uns Speedtouch K Dão Para Isso :d)

8. ShadeX

ShadeX Power Member

Eu avisei quanto aos USB's, dai dizer logo para ires buscar um modem com ethernet :biglaugh:

Quanto a seres só um user básico de linux, não te preocupes muito com isso. Eu quando comecei só queria uma box com apache para ter em casa como webserver de development. Depois tive de meter php, depois mysql, depois precisei de um router/firewall decente quando o meu deu o berro, depois precisava de ftp, depois de acesso remoto (VNC over SSH...), depois disto depois daquilo. E olha, foi indo :D

E depois opinioes destas

são lindamente dispensáveis. Complicados pq? Pq o user tem de fazer tudo, o OS não faz nada? Isso não é complicação, é preguiça. E os outros que não são complicados e fazem tudo por ti, quando berram é como? É o foi-se, pq como nem imaginas como funciona não tens ideia nenhuma de como resolver.

Preguiça é bom, tbm não gosto de trabalhar, mas quando estou a falar de algo mission critical (mesmo que seja em casa :) ) prefiro ter algo que dá trabalho mas funciona.

9. Como disse naquilo a que não te deste ao trabalho de fazer quote volto a repetir que não estou aqui a criticar nenhuma distro , usas outra , bom pra ti eu uso debian based porque trabalho melhor com isso dei o exemplo do Ubuntu que pelo GRANDE uso que lhe dou e pelas VARIAS distros que exprimentei (fedora slackware mandriva knoppix kateos mepis damn small e afins) foi o que se adaptou mais ás necessidades que tenho sem ter quaisquer tipo de problemas.
    Por alguma razão é tb a Distro que mais users fazem o download : )
    Ubuntu trabalha e disso não tenho dúvidas , se calhar n trabalhou contigo mas cada caso é um caso.
    Agora é uma questao do nosso amigo Shadex exprimentar :)

10. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Viva!
    Cá estou eu novamente.
    Ja fiz um fresh install do ubuntu desktop edition pq optei por comprar um router.
    Agora é apenas mais um pc na rede,a minha duvida prende se com o seguinte:

Instalei o samba para poder aceder a partir dos pcs que correm windows,mas ao conectar a pasta partilhada em questao pede me username e password,eu meto as de utilizador no ubuntu mas nao dá,ja tentei tambem configurar de modo a que nao peça nada mas nao consigo.
    Little help please.

11. ShadeX

ShadeX Power Member

@godefroy

A razão pela qual é a mais donwloaded é idêntica á razão pela qual o Windows é o Os mais usado. E não digo mais pq para bom entendedor...

Pergunta é a ti próprio pq razão contra ventos e marés Slack se mantem aproximadamente pela 10ª posição na distrowatch á mais tempo do que aquele que o povo se lembra. It works. Ao contrário da distro da semana, Slackware tem uma população estável que depende do factor "funciona 24/7".

@DanielDennis:

Pelo aspecto da coisa tens samba a funcionar e criaste uma share na box linux. E criaste os utilizadores? Ao contrário de Windows, com Samba não só tens de criar a user account como tambem a Samba account. Tens aqui uam descrição rápida da coisa. Se não for isso, dá mais detalhes.

12. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Mais 2 problemas:

1º - Inicialmente qdo tinha o pc ligado ao monitor estava com a resoluçao de 1024x768,depois reiniciei a maquina e ficou em 800x600 e nao da pra aumentar,agora ao aceder lhe por vnc a resoluçao esta em 800x600,ora a maquina onde estou esta a 1280x1024 por isso tao a ver o tamanhinho da janela,nao da pra trabalhar,e nao da pra aumentar a janela tmb.

2º - Nao consigo ler nem escrever no disco externo e nao sei aplicar as permissoes,ja fui as propriedades,escolho leitura e escrita,aceito mas continua sem dar.

13. ShadeX

ShadeX Power Member

Tens de começar por entender que VNC em X não é o mesmo que VNC em Windows. Em Windows a unica "surface" que tens é o Desktop. End of story. Em X podes ter o que bem entenderes onde bem entenderes. Se quiseres 4 desktops diferentes (e realmente separados) em monitores diferentes (incluindo virtuais) podes ter. Agora, tudo depende de qual X o VNC está a usar (ou criar).

Se deste as voltinhas todas para o VNC estar a usar o X0 (o desktop primário) devias estar a ver remotamente o desktop, mas como o vês depende da conf do VNC. Se configuraste um VNC para usar um Xx em que é virtual, não vês o mesmo que no monitor, mas tens á mesma a conf do VNC. Resumindo, o que tu vês remotamente depende da conf do VNC e não da conf de X que tenhas.

14. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Em relaçao ao samba qdo tentei adicionar novo user ele disse que o user ja existia,ao tentar criar novos users com outros nomes ele queixa-se de parametros errados no comando.

Em relaçao ao vnc apenas activei a opçao que estava ja por defeito no ubuntu na parte de desktop remoto,e em windows bastou me por o ip da maquina no ultravnc que ele encontrou-a logo.
    Mas o que realmente é estranho é o facto de durante a instalaçao do ubuntu e alguns minutos depois estar a 1024x768 e depois de reiniciado o pc apenas aceitar os 800x600,parece me inexplicavel.

15. ShadeX

ShadeX Power Member

Poix... Só te vais safar com ppl/foruns de Ubuntu. Acabaste de cair no famoso buraco negro dos "distro specific problems" de que um developer de Apache se queixava á uns tempos.

Quando instalas "from source" com todos os problemas que isso possa ter, a equipa de development da aplicação pode dar uma ajuda. Quando é pacotes "by distro" só mesmo o ppl da distro é que te pode ajudar, pq sabe lá Deus como a distro x decidiu implementar a feature y.

No caso de Samba (como não costuma ter muitos probs distro specific...), exactamente o que falha e como? O adduser/(useradd/passwd)/smbpasswd? E com que erro?

16. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Viva,agradeço te na mesma mas vou voltar ao windows nessa maquina,o facto de nao conseguir screver no disco externo é o motivo fulcral pelo qual terei que regressar ao SO da microsoft.
    Cumprimentos.

Partilhar esta Página