Ajuda para configurar o som para 5.1

kakabreu

Membro
Boa noite.
Preciso de ajuda.
Tenho um PC com a placa mãe da Gigabyte Modelo H410M H V2 (U3E1), Versão x.x e tenho umas colunas Creative Inspire 5.1 modelo T6300. No entanto apenas dão som 2 colunas
Já questionei a Gigabyte como configurar o som para 5.1 o que me responderam:
“Para isso, é necessário que o conector de áudio frontal do gabinete HD seja designado, então as saídas frontais do gabinete / estas podem ser utilizadas para 5.1” (tradução)
Como posso configurar a resposta da Gigabyte para obter o som 5.1 das colunas?
Obrigado

Carlos Alberto
 
Boas, liga os três cabos jack 3.5mm, começa pelo verde os outros dois a sorte(se não der depois trocas).

Abre o Realtek HD Audio Manager, escolhe 5.1 na tab altifalantes, clica na imagem das colunas para as testar testa uma a uma se tiverem trocadas troca os cabos jack preto e laranja.

Para ouvir musica em todas as colunas tens de selecionar speaker fill.
 
Bom dia,
infelizmente e após a ordem de ligação dos cabos recomendada ser feita, não consigo encontrar a opção de escolha 5.1 na tab altifalantes do Realtek Audio logo não posso selecionar o speaker fill
O meu agradecimento à mesma e bfs
 
Obrigado the.killer mas não sei como isso se faz. Sou um simples utilizador com o PC W11 atualizado e que gosta de apreciar, digo ouvir, uma boa sonoridade por isso comprei as colunas mas infelizmente não posso ter esse prazer
 
Após várias tentativas, ao configurar as definições dos altifalantes (sem aparecer 5.1), ao fazer o teste das mesmas, todas elas dão som. No entanto depois quando passo um ficheiro de musica ou pelo Spotify, apenas 2 colunas dão som. Isto está mesmo engalinhado...🤬
 
Já estão todas a funcionar? Pode ser do ficheiro de audio que só dão em Stereo. Necessitas de activar a opção "Speaker Fill", e mesmo assim podes necessitar de contornar o Spotify para que todas as colunas dêem.

Mete o Win 11 no Driver OS e faz download dos drivers da motherboard:
https://www.gigabyte.com/Motherboard/H410M-H-V2-rev-17/support#support-dl-driver

Mais soluções aqui:
https://community.spotify.com/t5/De...se-spotify-with-a-5-1-setup/m-p/470068#M44722
Aqui quem criou o post diz utilizar o leitor de música Foobar para converter os ficheiros mp3 para 5.1.
Tens também uma solução para o Spotify...

Confirma se tens tudo bem ligado, pagina 11 no manual da board:
https://download.gigabyte.com/FileL...h-v2_e.pdf?v=151c52b2c6683c0dea10154a326dee09
 
Última edição:
Já tenho o Realtek HD Audio Driver, versão [6.0.9373.1] e não aparece em lado nenhum a opção de escolha "Speaker Fill". Em Sistema\Sons\Altifalantes (Realtek (R) Audio, em Formato não tem opção e apenas tem Canal esquerdo e Canal direito. No entanto faço o teste e todas dão som.
Em Sistema\Mais definições de som\Reprodução só aparece Altifalantes, Realtek (R) Audio, Dispositivo Prédefinido e ao configurar escolho 5.1, faço o teste e todas dão mas não consigo fazer "Aplicar". Isto é mesmo complicado.....
 
Back
Topo