Ajuda para E6850@4Ghz

mario sousa

Power Member
Boas pessoal profissinonal do OC, preciso da vossa preciosa ajuda para conseguir levar o meu E6850 aos 4Ghz estais, tenho andado aqui às voltas com os settings da bios mas ja não sei mais que fazer para chegar ate la, se me dessem uma judinha ficava-vos eternamente gratos.
O meu sistema é o seguinte:

MoBo ASUS Striker Extreme Nvidia 680i
CPU INTEL C2D (Conroe) [email protected] Cooled by ZALMAN CNPS9700 NT
Grf BFG GeForce 8800GTX 768MB
Mem TEAM XTREEM 2X1GB DDR2 PC2-8500
HD SATAII SAMSUNG 200Gb@7200Rpm
HD SATAII SAMSUNG 500Gb@7200Rpm
Sound CREATIVE Sound Blaster X-FI Platinum
DVD-RW NEC AD-7170A 18x DL
TFT SAMSUNG 730BF 2ms 17"
PSU LC-POWER Arkangel 850W Modular SLI
Tower THERMALTAKE Soprano Modified by M&L Design 2x120mm NBlocker XL2 1x92mm NBlocker 1x80mm Silenx


Gostaria de saber quais os parametros a colocar na bios, nomeadamente:

AI Tuning: Manual
Nvidia GPU Ex: Disabled
LinkBoost: Disabled

FSB - Memory Clock Mode:
x FSB - Memory Raio:
FSB (QDR), Mhz:
Actual FSB (QDR), Mhz:
MEM (DDR), Mhz:
Actual MEM (DDR), Mhz:


Vcore Voltage:
Memory Voltage:
1.2v HT Voltage:
NB Core Voltage:
SB Core Voltage:
CPU VTT Voltage:
DDRII Controller Ref Voltage:
DDRII Channel A Ref Voltage:
DDRII Channel B Ref Voltage:
DDRII Channel B Ref Voltage:


Muito obrigado pela vossa ajuda.
 
Boas, preciso mesmo da vossa ajuda de profissional, pois estou completamente perdido para conseguir estabilizar isto no 4Ghz, ja tentei de tudo, no inicio mal ponha o Orthos a correr este parava logo aos 2 segundos e apitava e dizia stopped a vermelho, depois lembrei de baixar a velocidade das memorias de 1066Mhz para 800Mhz, mas pouco ou nada consehui com isso, o maximo que consegui foi 2 minutos de Orthos e o PC reinicia. Tentei todas as combinacoes poissiveis de voltagens e ate agora nao deu frutos, deve-me estar a escapar qql coisa que nao sei o que é, e posto isto estou um bocado desesperado. Peco muito a vossa ajuada, pois ja vi na net pessoas com o mesmo CPU e Board a conseguir e queria chegar com a vossa ajuda.

O maximo que consegui foi 2 minutos de orthos com estes Settings:

AI Tuning: Manual
Nvidia GPU Ex: Disabled
LinkBoost: Disabled

FSB - Memory Clock Mode:
x FSB - Memory Raio:
FSB (QDR), Mhz:1800
Actual FSB (QDR), Mhz:1800
MEM (DDR), Mhz: 800
Actual MEM (DDR), Mhz:800


Vcore Voltage: 1.60v
Memory Voltage: 2.20v
1.2v HT Voltage: 1.40v
NB Core Voltage: 1.65v
SB Core Voltage: 1.50v
CPU VTT Voltage: 1.45v
DDRII Controller Ref Voltage: Auto
DDRII Channel A Ref Voltage:
Auto
DDRII Channel B Ref Voltage: Auto
DDRII Channel B Ref Voltage: Auto


POR FAVOR AJUDEM-ME. OBRIGADO.
 
Ja o tive a 3.6GHz, mas queria mesmo conseguir os 4Ghz, pois existe pessoal com o mesmo CPU e Board que eu e consegue os 4Ghz estáveis, mas eu não sei como e eles tambem não explicam por isso preciso de toda ajuda que vier.
Obrigado.
 
Pois acredito que de bastante, agora preciso é de ajuda para la chegar pois não consigo estabilizar isto nos 4Ghz depois de tentando de tudo como já disse anteriormente.
O meu sistemas está descrito no 1º post que eu coloquei.
AJUDEM-ME POR FAVOR. OBRIGADO
 
mete o north e southbridge no maximo.
mete o cpupull no maximo.
mete o fsb temination voltge no maximo.
da-lhe 1.70 vcore no cpu
da-lhe 2.30v nas rams.
se nao te derreter a board chega aos 4gbs lol
se apitar voltage error deixa seguir, a minha board tb apita mas nao se passa nada lol

ps: relaxa os timings das rams tb.
cumpz.
 
Última edição:
mete o north e southbridge no maximo.
mete o cpupull no maximo.
mete o fsb temination voltge no maximo.
da-lhe 1.70 vcore no cpu
da-lhe 2.30v nas rams.
se nao te derreter a board chega aos 4gbs lol
se apitar voltage error deixa seguir, a minha board tb apita mas nao se passa nada lol

ps: relaxa os timings das rams tb.
cumpz.


Não te esqueças de colocares o PC dentro do frigorifico com estes settings!!! :D
 
volta de novo ao default e vai subindo aos poucos. "aprende" como os teus componentes se comportam com a subida do FSB ( cpu e memorias ). Vai fazendo uns testes imtermédios rigorosos... depois quando bateres num muro, vens cá e pedes ajuda.
 
Última edição pelo moderador:
Eu acho a voltagem muito alta no cpu. Experimenta ver os timings das memorias como já disseram. O meu Q6600 a 3.000 está com 1.2V na BIOS. estou agora a subir mais e nao perto desses valores de 1.6V :S
 
Última edição pelo moderador:
Os timings das memorias estao a 5-5-5-25 2T, inicialmente estavam a 1066Mhz que são as velocidades delas, depois baixei para os 800Mhz com os mesmos timings, agora acham que devo mexer nos timings??? e para que valores??
Para alem das voltages existe mais algum setting importante a alterar e que eu não esteja a mexer???
Obrigado.
 
Vcore Voltage: 1.60v
Memory Voltage: 2.25v
1.2v HT Voltage: 1.40v
NB Core Voltage: 1.60v
SB Core Voltage: 1.50v
CPU VTT Voltage: 1.50v

tenta fazer 500*8
tenta por o NB um pouco antes do limite....
se nao tenta 445*9(penso que é o que estas a tentar..
espero ter ajudado
cumpz

ps:tens a bios de origem?
olha que isso é lixado8|
 
Primeiro tens de actualizar a Bios para a versão mais recente.

Depois tens de testar o CPU, as mems e a board em separado para ver qual o maximo de cada componente, ou seja:

Primeiro deves descobrir o maximo de FSB da board (FSB wall), fazes isto baixando a velocidade do CPU e das mems (usando multiplicadores baixos claro). Subindo o FSB iras descobrir qual o maximo que o sistema consegue aguentar.

Depois testa-se de igual modo cpu e mems.

Do que eu conheço das strikers (informação desactualizada pois já devem ter saido bios novas) o limite de FSB andava por volta dos 450 nas melhores boards, por isso não tens muita margem de manobra.

Já agora 1,6 de vcore para o dia a dia é um absurdo.
 
Back
Topo