1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda para fazer overclock

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por dragao-azul, 29 de Agosto de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1525)

1. dragao-azul

dragao-azul I fold therefore I AM

Boas,

Gostava que me ajudassem a fazer OC no meu pc, já que nunca fiz antes e não quero fazer asneira.

Deixo aqui alguns prints do cpu-z para ajudar, está mais info na informação do meu sistema no perfil:

As duvidas são:

Mexo só no FSB, ou tb no multiplicador e na voltagem?

As memórias não deviam trabalhar a uma frequência mais elevada? (eu sei que é ddr 1, mas tinha ideia que tanto a board como as memorias suportavam mais...)

Quando fizer OC ao CPU a gráfica e as memorias sofrem alguma alteração? (nem uma coisa nem outra tem dissipação decente, a gráfica é passiva, as memorias têm os chips à vista)

É preciso ter algum cuidado com as temps do chipset?

Queria "esticar" um pouco o CPU porque ás vezes mudo de janelas e a musica começa aos saltos, o que é chato, mas parece-me que tem haver com utilização de CPU, por isso queria acelará-lo um pouco...

As minhas temperaturas actuais são 40º idle, 42º full (podem ver o sistema de watercooling no meu projecto, o link está na assinatura) o radiador está a funcionar em passivo, tenho de ligar as fans para reduzir as temps...

Depois de fazer o OC como posso ver se o sistema está estável?

Estive a pesquisar antes de postar este tópico, mas como não fiquei 100% esclarecido resolvi perguntar para não fazer asneira.

Thz

;)

2. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Bem, as meórias são DDR que conseguem resumidamente ''despachar dados 2x mais depressa''. portanto isso as mems tão aproximadamente a 332Mhz. Esse cpu,deve ter o multi bloq, portanto começas a aumentar o FSB em 5Mhz. A gráfica não altera, mas as mems vão subindo um pouco. Refrigera-as bem. Depois se o pc bootar, corre orthos ou prime95 durante 2h. Depois volta a repetir o processo. Se não bootar, tenta dar + um pouco de Voltagem ao CPU e/ou RAM, e se tiveres um FSB elevado, secalhar tb é preciso aumentar a voltagem do NB. Para este, basta muma ventoinha de 40mm em cima dele:002:. Bons OC's

3. dragao-azul

Mas não tenho maneira de refrigerar nem as mems nem o NB... Também pelo que percebi não me tenho de preocupar com o NB se não aumentar a voltagem dele, certo?

Como posso saber a temperatura das memorias?
    É que não tenho mesmo maneira de as arrefecer...

Thz

4. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Compras uns dissipadores para a RAM e um cooler novo + fan para o NB, não fica caro

5. dragao-azul

O Everest diz-me que a motherboard ta a 35º, penso que se refere ao NB...

A ideia da fan está fora de questão, não quero barulho no meu pc, neste momento so oiço o disco e vou tentar fazer com que se oiça ainda menos.

Até quanto pode ir a temp do NB?

Eu só quero que o CPU chegue aos 2,8ghz, algo assim.

Basicamente so quero experimentar a fazer OC, dentro de pouco tempo vou comprar componentes novos e ai faço algo mais a serio.

A única coisa que me ficou a preocupar então foram as memorias... tenho aqui um termómetro daqueles para o pc que posso por em cima de um chip da memoria para experimentar, já que não uso esse termómetro para mais nada, e assim que faça um OC que eu ache bom, se as temps das memorias forem boas tiro o termómetro e mantenho o OC...

Resta a questão:

Qual é a temperatura máxima e a temperatura aconselhada para o NB e para as memorias?

thz ;)

6. Romani48

Romani48 Power Member

pera ai.. 40º com WC?

para as RAMS usa um cooler home made com uma fan

7. dragao-azul

40º com WC em passivo ;) Ainda não liguei as fans, tenho de ver se as ligo :p

8. dragao-azul

Boas,

Hoje fui fazer overclock ao pc, aumentei o fsb e ficou tudo bem, o processador ficou a 2720mhz

Na board o FSB estava: 133/33, 134/34, 135/34, etc. depois o numero depois da barra tb subia para 35 e continuava de 5 em 5 FSB ou algo assim.

Agora a duvida, o que é esse nº depois do FSB?

thz

;)

9. tonebiclas

tonebiclas Power Member

dalhe mais fsb....leva isso aos 3000 ou aos 2900mhz pelo menos.....vai verificando as temps...

10. dragao-azul

Não tenho as memorias refrigeradas e o único ar que circula no pc é o que a fonte puxa... tenho de fazer experiências aos poucos

queria era saber o que era o numero ao lado do fsb... :s

thz

;)

11. ajudem-me

como e que façu overclock num pentium III 800mhz...da?
    se dá digam-m como fazer..
    bigada..

12. dragao-azul

Vi a temperatura das memorias com um termómetro de infravermelhos e estão a aproximadamente 46ºC. Podem ir até quanto, mais ou menos?

E quanto ao nº à frente do FSb, ninguém me sabe dizer o que é?

Com o overclock que fiz até agora a temperatura do cpu não subiu em absolutamente nada comparando com o que estava antes, por isso pelo cpu posso puxar mais uma beka, só não sei das memorias e o que é que aquele nº influência...

Thz

;)

13. dragao-azul

Tive de baixar um pouco o FSB... O pc estava a encravar de uma maneira estranha... Às vezes quando abria um programa e ele tinha de ler o disco, o disco parava de ler de repende (mas o rato ainda mexia) e mal fazia alguma coisa (tipo ctrl+alt+del) o pc encravava completamente e tinha de reiniciar...

any help?

e continuo sem saber o que é aquele nº... :s

Thz

;)

14. Blaster

Blaster Power Member

com isso passivo se tens de correr algum programa que realmente puxe pelo sistema vais puder fazer sauna dentro da caixa do teu pc

15. dragao-azul

A temperatura não está excessivamente elevada em passivo (41º máximo) seja como for já tem fans, para quando é necessário.

Penso que não é demasiado quente.

;)

Partilhar esta Página