Ajuda para fazer um programa

vitor01

Membro
Boas,

gostava que quem pudesse me desse umas ajudas ou umas ideias para fazer um programa para a minha pap.

a ideia e fazer um programa que junto com um leitor de banda magnética, vai registar quando um aluno entra/sai da sala de aula, e posteriormente que guarde essa informação.

assim, vai ser preciso criar uma base de dados em sql, e depois o programa em visual basic a interagir com a base de dados de sql.

Quase nunca trabalhei com visual basic (apenas fiz uma calculadora bastante simples no ano passado) e em sql e a primeira vez que uso XD.

a base de dados ja pus a mexer por la e ja consegui fazer uma tabela. o problema agora e como e que vou por a base de dados a interagir com o programa (que por acaso inda ta por fazer).

Alguem tem sugestões?

agradeço desde ja a quem me ajudar :)
 
Vai ser complicado alguem ajudar-te em algo concreto, já que, além se não perceberes sql e vb, estás a falar de um projecto que ainda não foi iniciado.

Aconselho-te a procurar no google a maneira de fazer essa ligação à BD vom VB. De certeza que existem muitos tutoriais com essa informação.

Já desenvolvi algo parecido mas com tecnologias diferentes.
 
obrigado, de facto ate ajudou um bocado. encontrei alguma informaçã interessante.
mas inda assim tenho uma duvida. vi que para ir buscar dados a tabela, e preciso usar uns codigos tipo isto:
select "column1"
[,"column2",etc]
from "tablename"
[where "condition"];
[] = optional
so que não sei onde ponho este codigo.....alguem sabe?
 
Sim, isso é SQL, a linguagem para manipulação de dados que terás que utilizar para aceder aos dados da tua base de dados. No mesmo site que indiquei acima, tens vários exemplos sobre como utilizar. Muito resumidamente, tudo gira à volta da classe RecordSet. Depois de "abrires" um RecordSet com o comando SQL, podes aceder aos diferentes campos.
 
ali,mt obrigado pelas dicas, mas os programas usados ai sao o vb 2006 e o sql server management 2000.... e eu tou a usar o vb 2008 express e o sql ser management 2005....

existem algumas diferenças k me tao a dificultar o trabalho...

ja agora, depois de adicionar o microsoft ado 6.0, como adiciono o controlo ao meu form?
 
o teu curso tem alguma coisa de programação?

esquisito teres de fazer uma pap com linguagens que nem conheces. e existe uma thread ali ao lado que fala em ideias para isso. fkb
 
pnd, obrigado pelo link k deste =)

ja dei uma vista de olhos assim de leve, e acho k o conteudo vai ajudar bastante. no entanto n sei quando devo ver os videos, ja que sao um bocado longos, e os meus pais precisam de ajuda nas terras...

quanto ao meu curso ter programação... no primeiro ano n teve, e no segundo ate era para ter alguma, so que no programa, devia ser em pascal... mas como iriamos precisar mais de visual basic do que pascal, o professor deu-nos umas aulas de vb... no entanto, este ano, que e o ultimo, praticamente n temos aulas lol, ja que a minha turma e uma cambada de malandros e parece k os professores desistiram de nos dar aulas XD
 
pnd, obrigado pelo link k deste =)

ja dei uma vista de olhos assim de leve, e acho k o conteudo vai ajudar bastante. no entanto n sei quando devo ver os videos, ja que sao um bocado longos, e os meus pais precisam de ajuda nas terras...

quanto ao meu curso ter programação... no primeiro ano n teve, e no segundo ate era para ter alguma, so que no programa, devia ser em pascal... mas como iriamos precisar mais de visual basic do que pascal, o professor deu-nos umas aulas de vb... no entanto, este ano, que e o ultimo, praticamente n temos aulas lol, ja que a minha turma e uma cambada de malandros e parece k os professores desistiram de nos dar aulas XD

que raio de escola então! boa sorte nisso, mas tenta exigir umas lições ao teu professor também. só te faz bem. fkb
 
Quando tirei o meu curso também tive numa turma do género, e sai bastante prejudicado por isso. Podia ter aprendido muito mais no curso mas prontos, é a vida.

Eu desenrasquei-me aprendendo de todos os lados que podia, passando tempo a ver filmes como os que te enviei, e também tive a sorte de ter um amigo bom nesta área.

Visto que devido a tua turma estás tramado, vais ter que aprender por ti próprio, o que também é bom visto que se seguires programação tens que estar sempre a estudar na área por ti.
 
lol.

pois, por causa da turma n vou sair mt prejudicado, vou sair bastante....

e n e bem exigir umas liçoes ao prof. ja lhe pedi ajuda, mas como eu, tao mais 19 alunos XD

mas pronto, felizmente ah foruns como este XD

e nelson... se tas a pensar k e uma escola k n vale mesmo nada... então tens toda a razão XD
 
ok pessoal. ja tenho algumas luzes sobre sql =)

agora restam por agora 2 perguntas... e estas em visual basic.

alguem me pode dizer, ou indicar um sitio onde possa ver, como acesso edito a base de dados a partir de um programa feito por mim em visual basic?
tipo, ja me liguei a base de dados, mas n sei como alterar os dados a partir do meu programa....
e como faço para aceder a outro form?

estas perguntas em questão de comandos. tipo, qual o comando para por num butao para quando carregar no butao, aceder a outro form.
 
sobre o sql realmente consegui grande parte do que queria, pelo menos o que procurei.

mas sobre a part do vb nem por isso... pk tao la videos mas e do visual studio team system, e eu uso o visual studio 2008 express edition. e acho k n e bem igual.
 
ok pessoal. ja tenho algumas luzes sobre sql =)

agora restam por agora 2 perguntas... e estas em visual basic.

alguem me pode dizer, ou indicar um sitio onde possa ver, como acesso edito a base de dados a partir de um programa feito por mim em visual basic?
tipo, ja me liguei a base de dados, mas n sei como alterar os dados a partir do meu programa....
e como faço para aceder a outro form?

estas perguntas em questão de comandos. tipo, qual o comando para por num butao para quando carregar no butao, aceder a outro form.

Para accesso a base de dados em sql podes esperimentar o ADODC. Não sei se funciona, eu usso o access para fazer ligações com o VB.

Quanto ao código para por no comando para abrir outro Form é o seguinte:

Código:
Form2.show
Esse pedaço irá abrir o Formulário 2.

No caso de querers abrir o formulário 2 e esconder o 1 terás de utilizar o seguinte:

Código:
form2.show
form1.hide
PS: Este código funciona no VB 2006, não sei se no Exprees Edition funcionará da mesma forma, mas dou-te uma dica, escrevendo o nome do objecto que queres manipular e de seguida um ponto aparecerá todas as opções relativas a esse objecto.
Por exemplo: Escreves text1. e aparecerá uma listagem com todos os controlos relativos a este objecto. Vai exprimentando e alguma duvida, não exites.

PS: Quando escreveres o nome de um controlo, por exemplo a textbox ou um botão, não te esqueças que este tem de estar posto no Formulário em questão.


Espero ter ajudado ;)
 
ok pessoal. ja tenho algumas luzes sobre sql =)

agora restam por agora 2 perguntas... e estas em visual basic.

alguem me pode dizer, ou indicar um sitio onde possa ver, como acesso edito a base de dados a partir de um programa feito por mim em visual basic?
tipo, ja me liguei a base de dados, mas n sei como alterar os dados a partir do meu programa....
e como faço para aceder a outro form?

estas perguntas em questão de comandos. tipo, qual o comando para por num butao para quando carregar no butao, aceder a outro form.

Chegaste a ver os links que te mostrei ? Parece-me que não, senão não estavas a fazer esta pergunta.


sobre o sql realmente consegui grande parte do que queria, pelo menos o que procurei.

mas sobre a part do vb nem por isso... pk tao la videos mas e do visual studio team system, e eu uso o visual studio 2008 express edition. e acho k n e bem igual.

Chegaste a ver os vídeos ? Se veres reparas que é igual.

Para accesso a base de dados em sql podes esperimentar o ADODC. Não sei se funciona, eu usso o access para fazer ligações com o VB.

Quanto ao código para por no comando para abrir outro Form é o seguinte:

Código:
Form2.show
Esse pedaço irá abrir o Formulário 2.

No caso de querers abrir o formulário 2 e esconder o 1 terás de utilizar o seguinte:

Código:
form2.show
form1.hide
PS: Este código funciona no VB 2006, não sei se no Exprees Edition funcionará da mesma forma, mas dou-te uma dica, escrevendo o nome do objecto que queres manipular e de seguida um ponto aparecerá todas as opções relativas a esse objecto.
Por exemplo: Escreves text1. e aparecerá uma listagem com todos os controlos relativos a este objecto. Vai exprimentando e alguma duvida, não exites.

PS: Quando escreveres o nome de um controlo, por exemplo a textbox ou um botão, não te esqueças que este tem de estar posto no Formulário em questão.


Espero ter ajudado ;)


Pedro1oo,

Para ligação a Access usas OleDb e não ADODC. Podes usar mas as classes OleDb estão muito mais optimizadas e é preciso esquecer o VB6. Para SQL usas SqlClient.

Depois quando falas no Intellissense deves dizer que quando colocas o nome do objecto, no teu exemplo uma TextBox, aparecem as propriedades e métodos e não objectos

Para terminar VB 2006 não existe, deves querer referir-te a 2008, mas se funciona na versão Pro, também funciona na Express (na maioria dos casos).
 
Chegaste a ver os links que te mostrei ? Parece-me que não, senão não estavas a fazer esta pergunta.




Chegaste a ver os vídeos ? Se veres reparas que é igual.




Pedro1oo,

Para ligação a Access usas OleDb e não ADODC. Podes usar mas as classes OleDb estão muito mais optimizadas e é preciso esquecer o VB6. Para SQL usas SqlClient.

Depois quando falas no Intellissense deves dizer que quando colocas o nome do objecto, no teu exemplo uma TextBox, aparecem as propriedades e métodos e não objectos

Para terminar VB 2006 não existe, deves querer referir-te a 2008, mas se funciona na versão Pro, também funciona na Express (na maioria dos casos).

Para access, sempre usei o ADODC, e sempre me safei bem.

no teu exemplo uma TextBox, aparecem as propriedades e métodos e não objectos
Peço desculpa, tens toda a razão, troquei-me todo ;)

Para terminar VB 2006 não existe, deves querer referir-te a 2008, mas se funciona na versão Pro, também funciona na Express (na maioria dos casos).
Aqui é que estás enganado, eu tenho o Bisual Basic 6.0, logo existe!



Paz :D
 
Back
Topo