Ajuda para fotografar evento Crossfit (Tips de Material)

nazka

Power Member
Bom dia malta,

Recentemente ofereci-me para fotografar uma competição na box onde treino, de forma a fazer alguns registos para começar a criar o meu portfolio. Apesar de eu ter dito que não queria ser remunerado, disseram-me que preferem pagar algo pelo trabalho, pois dizem que todo o staff da competição terá alguma remuneração por mais pequena que seja.

Aí instalou-se um bocado de 'medo' dentro de mim heheh Não tenho nenhuma experiência com fotografia de desporto, e ainda por cima em ambiente interior com não muita luz.

Tecnicamente creio que bem ou mal poderá sair algum trabalho proveitoso, nem que tenha de despender mais horas na edição..

Contudo estou com dúvidas quanto ao material que me possa ajudar, e que tipo de configurações podem ser de 'referência' para usar neste ambiente.


O meu equipamento: Fujifilm X-T100 + XC 15-45mm + XC 50-230mm

As minhas dúvidas:
1. Tenho pensado adquirir: 2 baterias extra para me safar durante todo o evento.
2. Tripé, também pensei, mas acho que não será fundamental, ou que o vá usar muito na realidade...
3. Relativamente as configurações para fotografar desporto em espaço interior com baixa luz, alguém me sugere algo para começar e depois ir ajustando conforme a realidade?

Thanks in advance!!
 
Cuidado, o que nao sair bem, dificilmente sera corrigido em ediçao.
Sendo interiores eu usava a 15-45mm, a 50-230mm nao deve ter grande utilidade.
Sendo desporto usava o modo prioridade à velocidade, foco dinamico, maior abertura possivel. Quem vai sofrer é o ISO mas é o que é...
Tripe nao te serve de nada mas as baterias vao dar jeito. E eventualmente um segundo cartao de memoria.
 
Cuidado, o que nao sair bem, dificilmente sera corrigido em ediçao.
Sendo interiores eu usava a 15-45mm, a 50-230mm nao deve ter grande utilidade.
Sendo desporto usava o modo prioridade à velocidade, foco dinamico, maior abertura possivel. Quem vai sofrer é o ISO mas é o que é...
Tripe nao te serve de nada mas as baterias vao dar jeito. E eventualmente um segundo cartao de memoria.
Sim, estou a pensar fazer um ensaio prévio com algum companheiro da box nas semanas anteriores.. para testar configs, ver como está de luz.. etc..
Pois foi o que pensei.. as baterias vou ver se as encomendo hoje.. recomendas alguma marcar?
Quantos aos cartões de memório, tenho 1 de 64Gbs + 1 de 32Gsbs + 1 de 16Gbs.. acho que deve chegar..
Obrigado pela ajuda :)


Se puderes arranjar uma prime luminosa, faria muita diferença. Uma 23mm por exemplo
Já desde que comprei a maquina ando de olho para comprar uma.. mas os preços são muito puxados..
Tenho debaixo de olho uma da TTartisan 23mm F/1.4.. estas andam na casa dos 100€-130€ e estaria mais dentro do meu orçamento. Esta marca tem qualidade, vale a pena, ou é 'estragar dinheiro'?

Obrigado :)
 
Conheces aquela expressão de "Padrões baixos continuam a ser padrões"? Ninguém deve trabalhar de borla, com excepção de algumas situações em particular, na qual a meu ver esta não se encaixa. :) São fotos, é desgaste do teu equipamento e é o teu tempo, tanto lá como a editar posteriormente. Não é o mesmo que um TPF (tempo por fotos) para portfólio, visto que os benefícios/retorno/custos não estão num patamar semelhante. Portanto não sintas muito mais pressão só por estar a ser pago.

Posto isto:
1) O tripé não te vai servir de nada. Num evento queres é mobilidade e as pessoas não vão estar paradas a pousar para a foto.
2) A tele poderá ter uma utilidade muito reduzida e o que perdes a trocar lentes, se calhar vai-te atrapalhar mais que simplesmente ir ao pé das pessoas. Do que conheço, nesse tipo de eventos costumas ter liberdade para ir a todo o lado, inclusive até subir a um palco se for caso disso. És fotógrafo, é visto como normal.
3) E isso leva-me a ponto de que numa fase inicial é melhor se as pessoas perceberem que és claramente o fotógrafo de serviço. Seja pela roupa, por andares com malas e equipamento à vista ou mesmo por um cartão enorme ao peito. Isto faz com que as pessoas não estranhem e também captas mais facilmente a atenção delas se tiveres que as chamar para repetir alguma foto ou se quiseres que posem para ti.
4) Atenção ao movimento. Velocidades demasiado baixas podem levar a fotos tremidas, mesmo que não seja muito percetível no LCD da máquina. E lente toda aberta, especialmente lentes luminosas, também podem levar a DoF muito curto e a máquina falhar o foco ou se calhar não falhou mas a pessoa mexeu-se mais do que o AF consegue acompanhar. Afinal de contas, é desporto. Toma atenção aos movimentos, visto que são cíclicos e repetem-se, dispara no momento chave em que a pára por microsegundos entre movimentos diferentes (ex: se a pessoa estiver aos saltos, vai parar quando atingir o ponto mais alto do salto ou quando atingir o ponto mais baixo do agachamento).

5) !!! Arranja toda a luz que puderes !!! Pede que liguem todas as luzes possíveis, projectores e afins, nem que os apontem ao tecto. Se tiveres flash externo, leva e leva um cartão reflector para ajudar com bounce. Se tiveres possibilidade de levar mais que um e que comuniquem entre eles com IR, WiFi ou algo assim, espalha-os pelos cantos da sala e vai ajustando em conformidade. Eu costumava meter por cima das colunas, que geralmente estão nos cantos das salas e funciona lindamente. Especialmente a possibilidade de os ajustar remotamente consoante a minha posição na sala. Pratica primeiro noutro lado porque requer prática e hábito. Não é algo que a maioria das pessoas se lembre de fazer, mas posso-te dizer que à parte do trabalho de andar a mudar/carregar 4 ou 5 sets de pilhas a meio do evento, é fenomenal.
 
Fixa a velocidade de obturador nos 1/250 para tudo o que tiver movimento e sobe o ISO até onde precisares... Baixa a exposição para pelo menos -1. Vais conseguir recuperar as sombras em post se necessário. As distâncias focais vão depender muito do espaço e da distância de trabalho que vais ter. Quando fizeres um teste, tenta que seja às mesmas horas que o evento para veres o que tens de incidência de sol e que settings precisas (claro que pode estar nublado num dia e no outro não). Dependendo da altura do teto, pensa em arranjar um flash para tentar refletir no teto (ideal seriam uns tripés com uns difusores e uns 2 flashes estratégicamente colocados, mas aí estarias a falar de um investimento de algumas centenas - flash 100€x2, difusores 60€x2, controlador 60€ e tripés 25€x2).

Bateria extra é recomendável ou então leva um powerbank no bolso e um cabo longo (se a tua máquina funcionar dessa forma claro).
 
@Rui Marto tens toda a razão quando dizes que qualquer trabalho deve ser pago. Contudo, neste mundo da fotografia, quando tentas fechar um contrato, ou um trabalho, a primeira pergunta é.. "Onde posso ver o seu portfólio?" A 'oferta' dos meus serviços em projectos e/ou sessões é com o intuito de alimentar o meu portfolio, única e exclusivamente.

Relativamente à luz, já estive a analisar ontem na box as condições, e na realidade aquilo tem um luz que considero "menos mal". contudo, na próxima semana vou fazer um ensaio com um amigo de treino para ter noção de alguns resultados.. Obrigado pela dicas de flash e reflectores, contudo neste momento o meu budget é apertado..

@DSM-photo Vou testar essas configs com a minha 15-45 do kit. Estive a ver alguns resultados das 23mm 1.4 e adorei a lente!! que show de resultados, e que lente!! Infelizmente só tenho budget para a TTartisans, e tendo o foco manual não sei até que pode me pode dar bons resultados em ação/desporto..

Obrigado a todos pelas dicas.. agora é testar, tentativa erro.. e ir sem medo :D
 
@Rui Marto tens toda a razão quando dizes que qualquer trabalho deve ser pago. Contudo, neste mundo da fotografia, quando tentas fechar um contrato, ou um trabalho, a primeira pergunta é.. "Onde posso ver o seu portfólio?" A 'oferta' dos meus serviços em projectos e/ou sessões é com o intuito de alimentar o meu portfolio, única e exclusivamente.
Yup. Ao fim do dia cada um tem que fazer a sua avaliação da situação, mas as coisas não podem ser vistas de forma tão simplista como "é para portfólio", porque por essa via todos os trabalhos podem ser usados para portfólio e toda a gente precisa de portfólio, logo nada seria pago. Para mim isso é aceitável quando ambos os lados estão a dar/receber alguma coisa equiparável. Por exemplo, um modelo precisa de fotos e tu de portfólio e vão AMBOS gastar tempo para ir propositadamente tirar aquelas fotos, em que numa situação normal o modelo ia ter que pagar a um fotógrafo, tal como um fotógrafo ia ter que pagar a um modelo.

Aqui não é bem a mesma situação... Eles já têm o evento, já o fariam de qualquer forma, com os seus respectivos custos e lucros, havendo já um contexto comercial em que têm added value com essas fotos e uso das mesmas na promoção de próximos eventos. Ou seja, o proveito deles é muito maior que o teu. Algo mais equiparável/equilibrado era se tu fosses lá tirar fotos para ti e depois a troco do favor cedias duas ou três fotos para eles ficarem contentes, não um trabalho completo.
Já tive por exemplo empresas que me arranjavam passes full access ou press para eventos, em que eu ia lá tirar fotos para mim e desfrutar também um bocado do evento e no final eu entregava algumas fotos, sem eles me terem pedido nada e sem nada pré-acordado (ou diziam só "depois dá-nos umas fotos em troca").

Um trabalho normal e pago também pode ser usado para portfólio na mesma. A mim só faria sentido não pagarem, se eu tivesse algum interesse muito particular no trabalho, tipo um evento único (ex: eu fotografei a primeira cirurgia robótica em Portugal) ou pela notoriedade da marca/pessoas envolvidas, o que já entraria numa estratégia minha para me promover.

Claro que isto vai da política e entendimento de cada um. Há malta que acha que nada, jamais, deve ser feito de borla. Eu discordo, mas que deve ser mais equilibrado, para não se alimentar uma cadeira eterna de "fotos para portfólio", seja tua ou do que vier a seguir. Neste caso foi fixe eles terem sido correctos e independementemente da motivação terem decidido pagar, nem que seja um valor simbólico.
Podes estar em início de carreira e/ou a precisar de portfólio, mas ainda assim tens de certeza o teu valor :) nem que seja um almoço.
 
Última edição:
Back
Topo