Ajuda para máquina digital (newbie)

Já tenho a máquina, acabei por ir para a fx-12.
Só hoje de manhã pude tirar algumas fotos e videos mas dentro de casa. Obviamnete não deu para testar a sério mas a primeira impressão é MUITO boa, principalmente porque usei o modo simples em que não hã sequer grandes afinações a fazer e mesmo assim tira fotos muito boas, em abientes escuros e as macro deixaram-me realmente impressionado.

Agora é aprednder a mexer naquilo, pq não percebo nada disto :-D
 
Já tenho a máquina, acabei por ir para a fx-12.
Só hoje de manhã pude tirar algumas fotos e videos mas dentro de casa. Obviamnete não deu para testar a sério mas a primeira impressão é MUITO boa, principalmente porque usei o modo simples em que não hã sequer grandes afinações a fazer e mesmo assim tira fotos muito boas, em abientes escuros e as macro deixaram-me realmente impressionado.

Agora é aprednder a mexer naquilo, pq não percebo nada disto :-D

Parabéns, boa compra!
Os menus são bastante simples e práticos. O modo do coração.. bem só se tiveres pressa :D
Ganhas mais com os presets ou o modo normal onde ajustas algumas coisas.

Mas basicamente, os que mais usava:

- retrato pele fina/ retrato noite
- céu estrelado (exposições longas, 15s, 30s, 60s)
- macro
- paisagens
- desporto
- nocturno (auto ajustáveis - 1s~8s - ajusta conforme as condições de luz)

Se clicares no botão eliminar enquanto estás a ver a imagem no LCD antes de tirares a foto aparece um menu com os ajustes que são mais usuais, dá jeito.
Agora é explorares e dar-nos a conhecer as tuas fotos no tópico dos ensaios digitais.
 
n tenho por hábito usar os modos pre definidos
a minha está sempre no modo "normal picture" com iso 100
pelo preço é uma excelente máquina. certifica-te que n passas de iso 200 e tens fotos com uma qualidade excelente para impressões até A4
 
Amigo FERRARI, tb tens este modelo?
Realmente tirei apenas algumas fotos, no "coração" e mesmo à noite ficam boas. No modo "macro" já começei com algumas afinações e o resultado como disse anteriormente é muito positivo.
Ontem à noite tenteo o modo nocturno nos cenário, mas a foto ficou bastante pior do que no "coração" o que devo fazer aqui? Tem a ver com o ISO, porque ficou com algum arrastamento na imagem.

Vou ver se googlo, ou se souberem inidquem, tipo "máquinas digitais para tótós", porque não estou gamiliarizado com o que faz cada opção.

Já descobri como comensar a exposição com a ajuda do "gráfico" (tem um nome mas n me lembro) que aparece no lcd, é o que ando a experimentar agora :p

Resumindo, desde que comecei neste fórum já aprendi inumeras coisas, o meu último projecto foi a montagem de um HTPC para a sala que correu lindamente com a ajuda do pessoal da respectiva secção, agora vou virar-me talvez para a foto:lol:
quando souber mais qualquer coisa, com certeza deixo uns exemplos na respectiva thread.
 
Amigo FERRARI, tb tens este modelo?
Realmente tirei apenas algumas fotos, no "coração" e mesmo à noite ficam boas. No modo "macro" já começei com algumas afinações e o resultado como disse anteriormente é muito positivo.
Ontem à noite tenteo o modo nocturno nos cenário, mas a foto ficou bastante pior do que no "coração" o que devo fazer aqui? Tem a ver com o ISO, porque ficou com algum arrastamento na imagem.

(...)
Já descobri como comensar a exposição com a ajuda do "gráfico" (tem um nome mas n me lembro) que aparece no lcd, é o que ando a experimentar agora :p

O coração é mesmo do mais básico que há. De noite, creio que com modo simples (coração) a máquina recorra sempre ao flash, o que pode ser inconveniente.
O arrastamento não tem a ver o ISO directamente - tem a ver com o tempo de disparo - no modo nocturno a máquina tanto pode usar 1s ou 8s e tens manter mão firme ou usar tripé até aparecer a imagem no ecra senão fica com arrastamento. Em alternativa usa modo normal e mete um iso 200, mas ficam fotos diferentes, tens que decidir o que pretendes.

O gráfico é o histograma. Mas nem sempre corresponde à realidade, e se usares flash não te guies pelo histograma.

Qualquer dúvida dispõe ;)
 
Vou seguir as tuas dicas, hoje à noite já volto a experimentar, o que não ficou tão bom foram mesmo as fotos nocturnas, tenho de fazer mais testes...
 
Vou mesmo precisar a vossa ajuda :(
Não atino com as fotos nocturnas...

Se for algo perto, não há grande problema, mas por exemplo, estava a tentar da minha varanfa (2º andar) tirar uma foto para a rua e nenhuma fica boa.
Se usar flash fica tudo preto, usando o cenário nocturno fica sempre desfocado, quais as melhores opções para este tipo de foto?

Desde já o meu obrigado.
 
Usa um tripé ou então apoia a máquina, no modo nocturno normalmente são usados tempos de exposição mais altos, ou seja, o sensor fica mais tempo a receber luz da cena, pelo que se moveres a máquina todos esses movimentos ficam registados pelo sensor.

Edit: Erro ortográfico.
 
Pois, já tinha lido isso dos manuais, mas a ideia é por exemplo, numa saida à noite com amigos (em que não levas um tripé claro :)) qual a melhor solução para tirar as fotos?

Como disse anteriormente, de pessoas que estejam perto até nem fica mal, mas se tirar a uma paisagem é uma desgraça.
 
Para paisagens usas o tripé ou apoias a máquina no muro por exemplo - modo retrato nocturno ou normal com iso 200/400
Para retratos com amigos, dispara com flash
;)
 
Gostava que me dessem a vossa opinião acerca da Panasonic LZ7! Está a um bom preço na *****. Não sei se (tirando os modos manuais!) será uma alternativa, à altura, da Canon A720!
Não encontrei por aqui nada sobre este modelo...
 
Back
Topo