Ajuda para me iniciar na fotografia

gdifuso

Membro
Boa tarde,
pretendo comprar uma máquina, para me dedicar mais à fotografia e aprender com ela e ir evoluindo. Sempre me interessei por fotografia, e desde há um tempo a esta parte tenho-lhe dedicado mais tempo. Comecei com máquinas lomo (diana f+), tenho uma minolta 404si, e tinha uma canon powershot A520, que deixou de funcionar há um tempo e desde aí tenho apenas tirado fotos com o telemóvel ( nokia X2). Agora (finalmente) consegui juntar um dinheirinho e quero comprar uma máquina. Estou indecisa na escolha, pois não sei se deva comprar já uma DSLR, ou uma evil, ou uma compacta. Preciso de uma máquina para aprender. Gosto de tirar fotos na rua, a pessoas e não sei se dslr (nikon D3100, ou canon eos 1100D) será a melhor escolha (pelo tamanho). Também vi a Olympus ep1, ou a canon g12, mas não sei se posso aprender tanto como com uma dslr.
Aguardo as vossas sugestões e desde já as agradeço

1. O QUE: Dslr, evil ou compacta - nikon D3100, canon eos 1100D, Olympus ep1, canon g12
2. POR QUANTO: até 500,00€
3. PARA FAZER O QUE: iniciar-me na fotografia "mais a sério", aprender e fotografar essencialmente na rua, pessoas, paisagens...
4. PARA USAR ONDE: fotografar em especial na rua, mas também em interiores
5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? iniciante na fotografia
6. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? de preferencia em loja física
 
Última edição:
Se não sabes exactamente o que queres, e pensas evoluir uma Dlsr ou uma mirroless serão talvez uma boa escolha. Na pior das hipoteses, se não quiseres evoluir, ficas com uma grande(no caso de uma dslr) e cara point and shoot...
Uma g12, não dando para mudar de lentes, é algo relativamente limitado.

Entre mirrorless e dlsr, tens de ver as opções de lentes que existem e tentar perceber ou imaginar por onde é que poderás querer evoluir.

Em termos de Nikon d3100 ou Canon 1100d, tens acesso a uma variedade de lentes enorme, que conseguirão cobrir praticamente qualquer tipo de evolução que venhas a ter. São ambas maquinas extremamente capazes para começar, se fores para a 1100d tenta arranjar um kit com a 18-55 IS (sem is a lente é má), no caso da Nikon d3100 a 18-55 pode ser com(se arranjares com melhor) ou sem VR. Depois disso com o tempo tentar ver quais as lentes que se adaptam ao que gostas mais de fotografar.

Em termos de mirrorless, no caso do sistema micro 4/3 (podes usar lentes olympus e Panasonic por ex), tens acesso a uma variedade razoável de lentes novas como antigas (lentes de foco manual). Pode ser um sistema bem interessante, as últimas maquinas da Olympus (vÊ as Panasonic tb) parecem bem porreiras (ep-m1 por ex), de notar que algumas só têm EVF em opção (outras nem isso) , ou seja tens de usar o LCD para compor a foto.... Para focar em modo manual é que pode ser complicado.

Outra opção nas mirrorless é o sistema da Sony, que tem um pouco menos de lentes, mas parece-me também interessante.
 
Última edição:
Olá, outra vez
Ainda preciso de ajuda :)
Vi na ***** uma Olympus Pen-Pl2 a 399,00€, e continuo indecisa se devo comprar este sistema ou ir para dslr - Canon 1100d ou a nikon 3100 (estas ainda não consegui ir experimentar na mão)
Obrigada mais uma vez,
Aguardo respostas
 
Back
Topo