Ajuda para montar router em linux com distribuição adicional wireless

Arrakis_Dune

Power Member
Bom dia,

Vinha por este meio questionar a melhor distro para algo simples, ligação modem adsl por ethernet e distribuição para 3 pcs, dois por wireless e 1 por rede, sendo que tb não sei o que adquirir para o pc que serviria para router poder distribuir o sinal wireless

Obrigado desde já
 
Se eu bem percebi a tua questão (deixa-me dizer-te que não está lá muito clara) o que tu queres é algum completamente independente do SO.

A configuração de qualquer router é semelhante e feita no browser, a distribuição da rede é feita por ele.

No computador com Linux a tua única dúvida pode ser "como é que se configura a definições de cliente de rede". No Gnome é igual a Windows, tens lá um iconezinho. Se não podes usar o bash para fazê-lo. Mas depende um pouco da distro (em Arch e em Gentoo podes lá ir pelo /etc/rc.conf)...

Cumps.

Se tiveres uma dúvida um pouco mais concreta, ou não era isto que querias saber diz.
 
Ok, deixa ver se consigo ser mais especifico..

Tenho um amd Sempron com um disco de 8 gigas, que pretendo usar para router com capacidade wireless, para substituir o router da linksys que tenho, e o qual detesto..

Ou seja, porta 1 a 3 substituida com 3 placas de rede, ou uma + switch, e precisava ainda de capacidade wireless para poder "abastecer" o pc da minha mae

Obrigado + 1 vez
 
Ah! Então a coisa é mais complicada do que aquilo que eu pensava. Só agora é que eu percebi o que é que querias.

Isso já não sei tão bem o que posso fazer por ti. Mas então esse PC é só para ser router?
 
Precisas de 2 placas eth e uma wireless.
A configuração é simples. Modem -> Placa Eth1 (WAN) e depois placa eth2 -> switch (LAN), com a placa wireless a ficar numa subnet diferente da utilizada como LAN por razões de segurança.

Depois podes usar qualquer distro, no entanto para o caso recomendo o IPCop.
 
Última edição:
Back
Topo