Ajuda para overclock num Gigabyte N680SLI-DQ6

Cisne_Negro

Power Member
Olá a todos. Este é o meu 1º overclock. A Motherboard é uma Gigabyte N680SLI-DQ6, o processador é um E2160 e a memória um kit 2x1Gb Corsair XMS2 800 PC6400. Para além disso tem um watercooler para arrefecer o CPU. O meu problema reside no seguinte: consigo aumentar o FSB de 200 até 300 ficando no 2.7Ghz. A partir daí se aumentar mais o FSB o PC não inicia. Tentei por isso alterar o Vcore mas cada vez que tentava fazê-lo, por mais pequena que fosse a alteração o PC ia abaixo, sem sequer aparecer o ecrã da BIOS. Só fazer um "reset" na motherboard colocando todos os parâmetros de fábrica é que voltava a iniciar. para além disso descobri algo de estranho na BIOS, como se pode ver nas imagens seguintes:

http://img165.imageshack.us/my.php?image=20070915015000140mb1.jpg

Nesta primeira imagem, em frente ao Vcore era suposto aparecer "OK", mas como podem ver aparece "Fail".

http://img165.imageshack.us/my.php?image=20070915015100141rm8.jpg

Aqui onde diz Normal CPU Vcore deveria aparecer a voltagem corrente do CPU, mas aparece -------.

Estou encravado!:'( Sei que este processador e a motherboard dão mais do que isto, não sei é porque não consigo fazê-lo. É verdade, quando aumentei o FSB coloquei a memória em "Unlinked", por isso penso que não terá a ver com a memória.

Aguardo conselhos. Desde já obrigado!
 
que vcore puseste? qual era o de origem?

Não consegui alterar o vcore. Ele está na opção "normal" na BIOS e se eu tentar alterar, ao reiniciar o PC após guardar as alterações da BIOS, o PC não chega a mostar nada no ecrã, começando a reiniciar continuamente. O CPUz indica 1.296v e o EVEREST 1.30v.
 
o "fail" é a maneira normal dessa board te avisar que estás acima do vcore recomendado

sugeria-te uma visita ao site do fabricante para veres e há alguma bios mais recente que a que tens
 
o "fail" é a maneira normal dessa board te avisar que estás acima do vcore recomendado

sugeria-te uma visita ao site do fabricante para veres e há alguma bios mais recente que a que tens

A BIOS que tenho é a mais recente. Não saiu nenhuma nova desde que comprei a MB. Bem, milagrosamente, quando voltei a ligar o PC hoje à noite, já não apareceu o "FAIL" e no "Normal CPU Vcore" já apareceu 1.325v. Tentei então aumentar o FSB para (345 x 9 =~ 3.1Ghz) e o Vcore para a voltagem logo acima (1.33125v) e aumentei também a voltagem da NB (+0,05v) e o FSB volt (+0,05v). Mas não aguentou 15 min no Orthos:'(. Uma vez que a MB apresenta um FSB hole entre os 300 e os 345 (aproximadamente), decidi reduzir o multiplicador para 8 e aumentar o FSB para 375 (3.0Ghz), mantendo todas as voltagens de origem. Estou a testar neste momento o PC e já vai em 45 min no Orthos sem erros:). O que me preocupa são as temperaturas (em full durante o teste com o Orthos):

MB = 62/63ºC
CPU = 57/58ºC

Terei problemas com estas temperaturas?:wow:
 
Última edição:
Back
Topo