ajuda para poupar na conta da luz

Nao sabia disso ora ve
Laptop hp g7000
Uptime da maquina a caminho dos 170 dias com webserver webmail servidor de jogos a correr e mais de 200 processos o que não interessa aqui dizer, Morno?? nem sinto...
http://img150.imageshack.us/img150/3175/screenshotpb8.png

Tenho tb um ACER aspire 5050 com um uptime de 72 dias, Morno ? nao sinto....

Ambos os portateis usam distros linux e são usados em modo grafico para o dia a dia.
ao fim do mes cada um consome 6€



Cumps, Rui

Hmmm só se os portáteis mudaram mesmo muito nos ultimos 5 anos porque a experiencia que tenho com os Compaq e os Toshiba com que trabalhava era que ao fim de 4 horas de uptime já não podias pousar a mao no sitio onde estava o processador sem apanhar uma bela de uma queimadura... se calhar sou eu que tenho a pele sensível ;)
 
Hmmm só se os portáteis mudaram mesmo muito nos ultimos 5 anos porque a experiencia que tenho com os Compaq e os Toshiba com que trabalhava era que ao fim de 4 horas de uptime já não podias pousar a mao no sitio onde estava o processador sem apanhar uma bela de uma queimadura... se calhar sou eu que tenho a pele sensível ;)

Tenho um servidorzeco num acer, allways on e nem noto nada quente.

Uptime 186 dias, sem qualquer problema :)

Quanto a economia, é centrino 1.6 1gb ram e 120gb disco... clarckconnect... no problems.

O consumo é minimo mesmo.
 
Boas,

Com o "my system" actual em 24/7 iria notar diferença de certeza... e como só o teria 24/7 para p2p ou Servidor de jogos arranjei:

XP num PIII 450, 1GB RAM, Gráfica FX5200, Disco 80 GB , Leitor de CD's com uma fontezeca... Nem eu , nem a conta da luz damos por ele :D

Sobre os portáteis, tipo, 24/7 deve dar-lhes tudo menos saúde...


Cumps
 
Digam-me se tiver errado.
Eu tenho um PC normalíssimo (desktop) já com 3 anos com uma fonte de 500W (que na altura ja era alguma coisa), logo, os de agora devem ter fontes de mais ao menos isso, 500W.
Supondo que um PC usa +/- 400W, e que cada kWh custa 0.11€, então
0.4 (kW) x 0.11 x 24 (horas) x 30 (dias) = 31.68 €
Agora se é relevante ou não, cabe a cada um decidir...

Cumps
 
Digam-me se tiver errado.
Eu tenho um PC normalíssimo (desktop) já com 3 anos com uma fonte de 500W (que na altura ja era alguma coisa), logo, os de agora devem ter fontes de mais ao menos isso, 500W.
Supondo que um PC usa +/- 400W, e que cada kWh custa 0.11€, então
0.4 (kW) x 0.11 x 24 (horas) x 30 (dias) = 31.68 €
Agora se é relevante ou não, cabe a cada um decidir...

Cumps

Grande exemplo e estamos a falar de uma fonte de 500w tem pessoal com fontes mais potentes.

Mais dicas:



Quando recebemos uma factura ao final do mês ou quando falta a luz descobrimos o quanto dependemos da energia eléctrica. Associado ao consumo voraz de energia, estão as alterações climáticas e o aumento do custo da electricidade e dos combustíveis. Este é um campo onde o consumidor pode desempenhar um papel muito importante. Podemos usufruir dos produtos e serviços, evitando gastos desnecessários. Uma das opções é aderir à tarifa bi-horária.
Cozinha
  • Desligue a chama-piloto do esquentador quando não o utiliza, pois poupa dezenas de euros por ano. No Verão, baixe a temperatura da água do esquentador ou da caldeira.
  • Ao cozinhar com as panelas ou tachos tapados, o gasto de electricidade ou de gás será menor. Desligue o bico antes de a comida estar cozinhada, pois o calor residual será suficiente para finalizar a cozedura. O mesmo se aplica ao forno.
  • Aproveite ao máximo o sol e o vento, estendendo a roupa num estendal , e evitando a máquina de secar. Quanto às máquinas de lavar roupa e loiça, evite programas com temperaturas elevadas.
  • Mantenha o frigorífico e o congelador com as portas fechadas, pois tal evita a acumulação de gelo e a entrada de calor. O frigorífico deve ter uma temperatura entre 3 e 5ºC e o congelador entre -18 e -24ºC.
  • Prefira um aparelho (como frigoríficos ou máquinas de lavar) com uma etiqueta energética de classe A. O consumo é menor em 70% de electricidade do que um modelo de classe D.
Casa de banho
  • Retire a escova de dentes eléctrica e a máquina de barbear da tomada, após estarem carregados.
  • Pode gastar menos gás e poupar 80 mil litros de água por ano se tomar duche em vez de banho de imersão.
  • As torneiras de fluxo reduzido podem diminuir para metade a abundância de água. Fechar a torneira enquanto faz a barba ou lava os dentes permite poupar água e energia até 50 por cento.
Sala
  • Face às lâmpadas incandescentes , as economizadoras permitem poupar mais de 80% de energia. Embora mais caras, duram muito mais tempo, o que compensa o custo de aquisição. Quando já não funcionam, devem ser entregues a ecocentros. Desligue as luzes em divisões que não estão a ser utilizadas ou em zonas de passagem, como corredores. Tal pode significar uma redução em 25% do consumo energético anual.
  • Desligue a televisão, o leitor de DVD e a aparelhagem directamente no aparelho, e retire da tomada a ficha do computador e dos periféricos.
  • No Inverno, regule a temperatura dos radiadores ou do aquecimento central para 20ºC. Baixe a temperatura ou desligue o aquecimento durante a noite em períodos de ausência. Caso tenha um termóstato programável, a regulação poderá ser automática. Para o aquecimento central, as escolhas económicas são as caldeiras a gás natural ou o ar condicionado central. O ar condicionado é preferível aos tradicionais radiadores eléctricos.
Quarto
  • As unidades exteriores de ar condicionado devem ser instaladas num local onde haja circulação de ar, sem estar exposto ao Sol. Feche as portas da divisão onde o ar condicionado está a funcionar, para não haver perdas energéticas. No Verão, mantenha as persianas o mais fechadas possível durante as horas de maior calor, para evitar que o ar condicionado trabalhe em esforço. Desligue os aparelhos quando ninguém estiver na divisão e limpe os filtros de 15 em 15 dias.
  • Após carregar o telemóvel, retire o carregador da tomada.
  • Prefira janelas com vidros duplos, que isolam do frio e do ruído. A caixilharia em madeira é melhor do que o alumínio tradicional. Se optar por este, a caixilharia deverá ter corte térmico. No Inverno, cortinas pesadas ou carpetes ajudam a conservar o calor no interior da casa.
Fonte : http://www.deco.proteste.pt/energia/poupar-energia-em-toda-a-casa-s485171.htm
 
Grande exemplo e estamos a falar de uma fonte de 500w tem pessoal com fontes mais potentes.

Sim, mas só para manter o P2P a funcar penso que não seja preciso mais que isso...
Se o autor do tópico especificasse qual a potência da fonte que tem e se o computador é potente, a gente teria uma melhor ideia...

Cumps
 
A fonte até pode ter 2 KW mas o que é relevante para o consumo é o PC que a mesma alimenta. As fontes mais potentes até provavelmente gastam um pouco menos porque costumam ter electrónica superior e maior eficiência.
 
A fonte até pode ter 2 KW mas o que é relevante para o consumo é o PC que a mesma alimenta. As fontes mais potentes até provavelmente gastam um pouco menos porque costumam ter electrónica superior e maior eficiência.

O que é facto é que desde que me vi livre dos pcs , por portateis poupei o que o Mauro falou.
 
A fonte até pode ter 2 KW mas o que é relevante para o consumo é o PC que a mesma alimenta. As fontes mais potentes até provavelmente gastam um pouco menos porque costumam ter electrónica superior e maior eficiência.

Foi por isso que dos 500W só considerei 400W e se calhar já e demais, tendo em conta que para P2P a gráfica está quase em idle, o processador tb não tem mt que fazer...
Quanto é que gasta mais ao menos um PC sem estar muito ou quase nada sobrecarregado??

Cumps
 
Foi por isso que dos 500W só considerei 400W e se calhar já e demais, tendo em conta que para P2P a gráfica está quase em idle, o processador tb não tem mt que fazer...
Quanto é que gasta mais ao menos um PC sem estar muito ou quase nada sobrecarregado??

Cumps

Depende do programa p2p o azureus por exemplo consome recursos que é uma coisa parva , os outros tambem consomem recursos é claro.
 
Eu tenho ver o que gasta tanto cá em casa. Ando a pagar muito entao com o aquecimento este mes :S.

É que é muito estranho, estao praticamente dois computadores ligados de dia, e pago facturas exorbitantes, tenho quase a certeza que é dos computadores. Mas se voces dizem que nao é assim tanto...
 
Depende do programa p2p o azureus por exemplo consome recursos que é uma coisa parva , os outros tambem consomem recursos é claro.

Pessoalmente acho que o Azureus merece tudo o que gasta, já não seja pelas capacidades de peskisa dentro e fora da extensa rede azureus... Mas tb não usa assim mt mais, talvez o dobro dos outros...

Eu tenho ver o que gasta tanto cá em casa. Ando a pagar muito entao com o aquecimento este mes :S.

É que é muito estranho, estao praticamente dois computadores ligados de dia, e pago facturas exorbitantes, tenho quase a certeza que é dos computadores. Mas se voces dizem que nao é assim tanto...

Mas se são dois computadores então a conta começa a aumentar né... O melhor mesmo era pores a tua configuração os dois PCs, para vermos se os compunentes gastam mt energia, os mais entendidos hão-de saber isso...
Cumps
 
Eu tenho ver o que gasta tanto cá em casa. Ando a pagar muito entao com o aquecimento este mes :S.

É que é muito estranho, estao praticamente dois computadores ligados de dia, e pago facturas exorbitantes, tenho quase a certeza que é dos computadores. Mas se voces dizem que nao é assim tanto...

Xii dois computadores o dia todo , imagino só ai deve andar quase 50 euros ainda por cima de dia .
 
tens uns contadores em forma de tomada que podes colocar entre a tomada de parede e a
extensão do computador + monitor + afins e programas o valor por hora .
consegues medir o máximo ( a jogar ) o minimo em idle .

isso varia entre 9 euros e os 40 euros.
depende do sitio onde moras
 
tens uns contadores em forma de tomada que podes colocar entre a tomada de parede e a
extensão do computador + monitor + afins e programas o valor por hora .
consegues medir o máximo ( a jogar ) o minimo em idle .

isso varia entre 9 euros e os 40 euros.
depende do sitio onde moras

Isso é que era um grande achado encontrar a preços de gente.

Fui ao Aki, e tinha la um, mas custava 26€. Não consigo arranjar mais barato...:005:
 
Se fizer o que diz não é fraude mas é irrelevante (em termos económicos) para consumidores domésticos (além de talvez permitir um uso um bocadinho melhor da potência contratada). Para outros tipos de consumidores tem relevância.

Um consumidor doméstico só paga energia activa portanto é indiferente se tem um bom factor de potência ou não.

A descrição técnica no entanto não está propriamente correcta.
 
Última edição:
Não é bem tanga como em mentira pura e dura mas tem o tipo de imprecisões técnicas típicas de coisas escritas por departamentos de marketing.

A parte de dizer que dizer que o contador conta menos porque o factor de potência é unitário ... bem isso é mesmo tanga. Não quer dizer que não seja bom ter um bom factor de potência (é) mas não tem interesse para o consumo de energia doméstico. É verdade que as perdas de Joule (aquecimento) depende do modulo do vector de corrente (e portanto do valor eficaz) que será maior com um mau factor de potência que com um melhor mas isso é um fenómeno desprezável até porque a resistência dos condutores é quase nula (por isso é que são condutores...)


Se fores uma indústria a conversa é outra mas esse tipo de instalações tem meios de compensação de energia reactiva (ou seja correcção do factor de potência) nomeadamente baterias de condensadores.
 
Última edição:
Back
Topo