Ajuda para projecto novo

mitrax

Power Member
Boa noite ppl,

Lançaram-me um desafio de fazer uma pequena aplicação, suportada por uma base de dados online, que efectua-se a gestão de trabalho no escritório. A ideia seria atribuir algumas tarefas, via app, aos elementos da equipa e mediante as datas definidas, serem enviados, via e-mail, alguns alertas para os responsáveis por essas tarefas. Qdo estes últimos terminassem a tarefa, caso necessário, a tarefa ficaria a cargo de outro membro e despontava o processo novamente.

Isto tudo apenas para vos perguntar quais seriam as melhores plataforma para fazer este desenvolvimento? SQL server + vb.net?
 
Existindo tantas opções por onde escolher, diria que o ideal seria escolher as ferramentas com que te sentes mais confortável. Assumindo que não estamos a falar de uma web app, mysql + C# parece-me uma boa escolha.
 
Não sei qual a tua experiência com linguagens de programação, mas se queres algo para funcionar na web tens por exemplo o Django (linguagem de programação é Python): https://www.djangoproject.com/

Experimenta fazeres o tutorial para ver se se adequa ao que pretendes: https://docs.djangoproject.com/en/1.10/intro/tutorial01/
O Django tem suporte ao envio de emails: https://docs.djangoproject.com/en/1.10/topics/email/
Aqui está a documentação como podes criar um BD com o ORM do Django e aceder aos dados: https://docs.djangoproject.com/en/1.10/topics/db/queries/

Se estiveres apenas a testar pequenos exemplos, sugiro-te que utilizes SQlite como BD, visto que a manutenção é bastante baixa..
 
Antes demais o meu obrigado pela vosso feedback.

A minha experiencia relativamente a programação (e já foi há algum tempo) resume-se a vb.net, C e SQL. Pelo que tenho visto MySQL, para o que necessito, parece-me relativamente acessivel, no entanto o que me está a deixar mais "preocupado" é a questão do interface com a base de dados.

A ideia será ter uma DB alojada num servidor que poderá ser acessivel via web. Para intereface, pelo que depreendo, considero duas soluções:
- desenvolvimento de uma Windows app, em vb.net, que faça a interface com a db;
- desenvolvimento de website.

À partida, para por isto a rolar o mais rapido possivel, a primeira opção seria a "mais facil para mim", vista a minha não muita familiaridade com desenvolvimento em web. Neste sentido, alguem me poderia dar algumas "luzes" ou indicar um bom tutorial de como colocar a aplicação a fazer a ligação com a base de dados?

Estaria a pensar criar users distintos para cada utilizador da db e assim limitar a visualizaçãos dos dos dados entre eles.
 
Back
Topo