1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda para projeto

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Pedro PMC, 11 de Fevereiro de 2019. (Respostas: 7; Visualizações: 267)

1. Boas pessoal. Sei que este tópico não é novo por aqui mas vou ser bem direto para me poderem ajudar.
    Existem uns anéis de leds que se colocam na lente das máquinas fotográficas para tirar fotos macro. Como tenho material, quero fazer eu esse anel para mim.
    Na minha cabeça (que não entendo muito do assunto), vou colocar os leds em paralelo para a tensão ser a mesma e vou precisar de uma intensidade de corrente maior. Estava a pensar utilizar uma powerbank para alimentar isto. A minha única dívida é como reduzir os 5v da powerbank para os 3.3v que preciso...
    Estou a pensar fazer um pequeno circuito separado com um regulador de tensão. Depois a powerbank liga a esse circuito (coloco uma porta usb no ciucuito), a tensao é reduzida, e vai para os leds. Agora não sei se é só colocar o regulador de tensão em serie com a powerbank, ou se tenho de colocar alguma resistência, ou condensador....
    Alguém sabe um circuito para este projeto?

2. diogoc

diogoc Power Member

Boas,
    Os leds devem ser regulados pela corrente e não pela tensão.
    Sendo assim não podes dizer que dizes que vais alimentar os leds a 3.3V mas sim a X mA.
    Quanto a ligares em série ou paralelo, era preferível ligar em série pois assim a corrente que passa pelos leds seria a mesma.
    A desvantagem é que precisarias de uma tensão elevada.

Se ligares em paralelo poderias usar apenas uma resistência para limitar a corrente para os leds alimentados pela power bank.
    Como todos esses leds ainda devem consumir um bocado a resistência ia aquecer bastante excluindo está opção.

A solução é usares um regulador de corrente.
    Por exemplo este: (retirar os _)
    www.a_l_i_e_x_p_r_e_s_s.com/item/DC-3-3V-3-7V-5V-LED-Driver-30-1500MA-Constant-Current-Adjustable-Module-PWM-Control/32898245136.html

3. Obrigado pela resposta. De facto talvez me tenha explicado mal. Eu sei que tenho de me preocupar com os mA e não com a tensão, mas creio que não posso colocar 5v num led que só suporta 3.3 ou 3.8...
    Eu vou colocar em paralelo precisamente por não ter tensão suficiente para colocar em série :)
    Agora em vez desse "módulo" que sugeriu, eu não posso fazer com um circuito com um LM317, ou algo desse tipo?
    Já agora sabe se encontro um módulo desse tipo num centro eletrónico? Seria de facto mais fácil um módulo desses já feito e era só ligar, mas receio ser difícil de encontrar numa loja física...

4. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Tu podes usar 5v para os leds, desde que tenhas a resistência apropriada para a queda de tensão.
    Podes usar este site se não estiveres a vontade com a matematica http://www.ohmslawcalculator.com/led-resistor-calculator.

Para algo tão simples não é necessário um regulador de tenção, vais gastar mais dinheiro que o necessário especialmente se ja tens os LEDs.
    Porque se for para gastares mais dinheiro, a amazon.es vende por 26€ um ring flash com a maioria das mordomias e sem custos de transporte/alfandega.

5. Os leds que eu tenho são do tipo smd. Que tipo de resistência usar para não aquecer em demasia tal como referiu o diogoc? Creio que os leds smd ainda têm um consumo considerável...
    Neste caso seria colocar uma resistência em série com o circuito dos leds e problema resolvido.

6. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Resistências de 1/4W deve dar, contudo tens de ver os dados dos LEDs, dizer que são SMD não é relevante, descobre o voltage drop e a corrente necessária para os LED e usa o site para calcular quais as mais apropriadas.

7. Entendi perfeitamente. Obrigado por tudo. Já agora, uma última pergunta sem querer abusar. Como hei-de saber que tipo de leds são os meus? Eles foram dessoldados de uma lampada tubular de 1.50m...
    Existe alguma forma de saber que leds são? (talvez pelo tamanho deles, ou pela potência da lampada tubular e o numero de leds que ela tinha??) Assim procurava o datasheet desses leds e via as características todas certas ...

8. rjSampaio

rjSampaio Power Member

A não ser que tenham algo escrito não te deves safar a encontra os dados.

Caso tenhas uma fonte de tensão com corrente controlável podes fazer uns testes para ver o tensão /corrente ideal.

Partilhar esta Página