Ajuda para rede wireless

JVW

Banido
Boas pessoal.
Mudei a minha casa e decidi acabar com os fios. Tenho 2 portáteis, xbox360 e um media center todos ligados à net por ethernet, e é uma tremenda confusão de fios. Decidi passar a wireless.
O problema é que sou completamente leigo nesta matéria e preciso de ajuda. Desde qual modem/router escolher, até a como configurar isto tudo.

Eu tenho net pela Clix. tenho um modem Huawei SmartAX MT882. Penso que me basta comprar um ROUTER WIRELESS. Ou acham que ponha o modem de lado e compre um MODEM/ROUTER WIRELESS? Haverá vantagens de ter os 2 em 1 ou posso poupar dinheiro visto já ter um modem?

A minha ligação penso que é ADSL2+. Terei que ter isso em atenção na compra do router?

A norma penso que será a G, né? Já li que há a nova norma N, mas penso que das 4 coisas que ligo à net, só o meu portátil mais recente suporta essa norma N, portanto o melhor será comprar um com norma G, certo?

Gostaria tb que me indicassem alguns modelos e se me indicarem modelos que custam 50€ e modelos que custem 200€, digam-me o que é que o mais caro faz a mais que o mais barato, por favor.
Eu dou uso intensivo à internet. mtas vezes estou 24h por dia com o portátil ligado nos torrents e afins. Tb jogo online na xbox360, por isso queria algo estável, assim como por ethernet, se possível.

Por último gostaria que me indicassem alguns guias ou sites onde expliquem bem como se configura esta tralha toda depois.


Ao todo fiz 6 perguntas, eu sei que são muitas! Mas a quem me puder ajudar, desde já deixo o meu muito obrigado.
 
Eu tenho net pela Clix. tenho um modem Huawei SmartAX MT882. Penso que me basta comprar um ROUTER WIRELESS. Ou acham que ponha o modem de lado e compre um MODEM/ROUTER WIRELESS? Haverá vantagens de ter os 2 em 1 ou posso poupar dinheiro visto já ter um modem?

no teu caso não há vantagem aparente em teres um "3 em 1". podes manter o modem que tens desde que este tenha uma saida ethernet (rj45). pessoalmente sou favoravel à utilização de aparelhos separados pois é uma solução mais flexivel e barata a longo prazo.


A minha ligação penso que é ADSL2+. Terei que ter isso em atenção na compra do router?

a escolha do router deve ser em função da saida do modem... o facto de ser adsl2+ ou adsl simples é indiferente.


A norma penso que será a G, né? Já li que há a nova norma N, mas penso que das 4 coisas que ligo à net, só o meu portátil mais recente suporta essa norma N, portanto o melhor será comprar um com norma G, certo?

a norma N será a norma standard no futuro... actualmente a mais usada é a G. A norma N é tecnologicamente mais avançada e terá maior debito. no entanto é mt mais cara e creio que ainda não saiu a versao final pelo que comprar neste momento significa que não há garantia de compatibilidade entre os equipamentos N à venda e a norma N final. a não ser que estejas a nadar em $ não me parece seja opção.


Eu dou uso intensivo à internet. mtas vezes estou 24h por dia com o portátil ligado nos torrents e afins. Tb jogo online na xbox360, por isso queria algo estável, assim como por ethernet, se possível.

Para uso intensivo de torrents (e P2P) sugiro que adquiras um router com mt memoria interna. A quantidade de memoria é o factor limitante no numero de ligações a estabelecer que por sua vez limitam a velocidade de download (desde que o teu ISP nao faça traffic shapping obviamente).


quanto equipamentos se eu tivesse de comprar um router wireless hoje compraria um linksys da serie WRT54G. sao routers amadurecidos, com provas dadas e suportam firmware alternativo caso seja necessário.
 
Back
Topo