Ajuda para shelly em portão de garagem.

F3rnando

Power Member
Boas a todos....

Queria por um shelly 1 + modulo Eddon sensor de estado no meu portão de garagem mas deparei-me com algumas duvidas nas ligações e passo a explicar porquê:

O meu portão é um Nice Spin ( https://www.niceforyou.com/sites/default/files/upload/manuals/idv0614a00en.pdf ) o qual é operado por comando, não tem botão de parede. O comando com o mesmo botão tem os comandos de abrir, parar e fechar.

As ligações que encontrei no modulo do portão são as da foto nº 3

CyLMPnv.jpg
Estas ligações da imagem 3 estão conectadas a um modulo que tem uma antena que faz a comunicação com o comando imagens 1 e 2
x1XP08E.jpg

5K7FD3N.jpg


Estou completamente as aranhas, não sei onde ligar nem a alimentação ( embora eu possa desmontar toda a caixa e ver onde esta ligado a alimentação principal) mas quanto ao resto não faço a minima.

Queria ter a informação na app da Shelly se o portão esta fechado ou não e abrir ou fechar o mesmo via net.
Já vi dezenas de videos de como ligar o Shelly mas as conexões dos portões não tem nada de parecido com este que tenho.

Alguém me pode dar uma ajuda p.f.

Obrigado.
 
A alimentação utilizas a mesma que vai para o motor... O shelly ligas no conector "open"
Com 1 fio se fizeres no open 1 shunt vais ver que o portão vai abrir ou fechar consoante o estado em que esteja
 
Penso que tenhas que ligar conforme fosses instalar um botão mas vez do botão metes o shelly. Assim eu aproveitava as ligações da antena e igualava os cabos amarelo/preto para abrir o portão já que eles fazem isso e o vermelho/verde para alimentar o em alternativa podia ir buscar os 220v do portão.

Instalei 2 assim, mas neste caso o meu shelly está ligado a 220v e como possui contactos secos uso os 12v da corrente do botão.
Já para ver se o portão está fechado ou aberto precisas do "shelly add on" + um sensor magnetico de contacto. :)
 
Última edição:
Bom dia. Tenho um Shelly Plus 1 e gostava de o ligar ao meu portão de garagem (porta seccionada).
Não tenho nenhum botão de pressão para abrir o portão, apenas funciona com comando rf. Desta forma gostava, caso seja possível que me ajudassem a ligar o shelly no motor do portão.
A marca do meu portão é um Proteco Libra.

Como sou um nabo em eletricidade e afins vinha por este meio ajuda na ligação dos fios, para não "fritar" o motor da garagem.

Diagrama da placa do motor:

Sem-T-tulo.jpg
Sem-T-tulo2.jpg
 
Bom dia. Tenho um Shelly Plus 1 e gostava de o ligar ao meu portão de garagem (porta seccionada).
Não tenho nenhum botão de pressão para abrir o portão, apenas funciona com comando rf. Desta forma gostava, caso seja possível que me ajudassem a ligar o shelly no motor do portão.
A marca do meu portão é um Proteco Libra.

Como sou um nabo em eletricidade e afins vinha por este meio ajuda na ligação dos fios, para não "fritar" o motor da garagem.

Diagrama da placa do motor:

Sem-T-tulo.jpg
Sem-T-tulo2.jpg
Tens de ligar o contacto seco do Shelly ( O / I ) em GND e DOOR na tua placa. Aqui não interessa a posição.

A alimentação do Shelly fazes a 220v
 
Tens de ligar o contacto seco do Shelly ( O / I ) em GND e DOOR na tua placa. Aqui não interessa a posição.

A alimentação do Shelly fazes a 220v
Obrigado a todos pelas ajudas. Contudo vir algures ao ligar o shelly a 220v aumenta a interferência com os comandos rf. Penso que também se pode ligar numas ligações que tenham apenas 24v na placa do portão, como por exemplo as fotocelulas.
 
Obrigado a todos pelas ajudas. Contudo vir algures ao ligar o shelly a 220v aumenta a interferência com os comandos rf. Penso que também se pode ligar numas ligações que tenham apenas 24v na placa do portão, como por exemplo as fotocelulas.
Sim podes ligar o Shelly a 24v DC. Em minha casa foi como eu fiz a ligação.
 
antes de aparecerem os shellys usei os módulos da ewelink.
se alguém não conhece e preferir, fica aqui a dica.
têm algumas vantagens face aos shellys
integração com Amazon Alexa, Google Assistant, IFTTT e Google Nest.

lembro-me que na altura defini no IFTT um raio de GPS, quando me aproximava de casa, o modulo recebia logo a instrução para abrir, quando chegava, estava aberto

ewelink - wifi + RF, só wifi

SMW-REL-532V-1RF-ZB_4.jpg
 
Última edição:
Back
Topo