Ajuda para substituir uma D80

NASSIN

Power Member
Boas.

Se for para fazer um upgrade de uma D80,
mas sem estar "agarrado" á marca e com um plafond de €1500 para maquina e 2 lentes,
Que sugeriam?

O QUE: Pretendo uma DSLR e duas lentes.
POR QUANTO: €1500
PARA FAZER O QUE: O que vier á cabeça :D
Retratos, paisagens, desporto, longas exposições, etc.
PARA USAR ONDE: Onde calhar :D
Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio, estádio, pavilhão, etc.
COMO ÉS: De aficionado para entusiasta.
JÁ TENS: Nikon D80 com lentes para vender. ( Ou seja é como começar de novo, não estou preso á marca )
COMO É A TUA "REDE": Canon e Nikon
ONDE COMPRAR: Onde houver um bom negocio
Loja física ou online.

Obrigado.

PS: embora seja aquele o plafond, presta o melhor serviço aquele que sugerir a melhor opção gastando menos...é a crise!
:D
 
Última edição:
Que lentes tens? Podes aproveitar alguma(s) se calhar. Um bom corpo para substituir a D80 seria a D7000, mas já não te sobrava muito para as lentes. Para esse orçamento eu iria para Nikon D5100+Sigma 17-70 OS HSM+Nikon 70-300VR (420€+400€+500€) o que faria 1320€. Se fosse para a D7000 escolhia a Tamron 17-50 2.8 e a Nikon 70-300 VR (750€+320€+500€) o que dava 1570€. Ou ainda D7000+17-50 2.8+55-300VR+AF-S 500 1.8 (750€+320€+320€+180€) que dava na mesma os 1570€. Ficavas com uma focagem mais lente na 55-300 mas ganhavas uma boa lente prime. Pacote mais económico de todos seria D5100+17-50 2.8+55-300 VR (420+320+320) e ficava por 1060€. Ficavas bem servido com qualquer "pack" que te disse, tens de ver o que queres mesmo gastar e o que te daria mais jeito em termos de corpo/lentes. Relativamente à Canon não te sei ajudar.
 
Sentes que a máquina está-te a limitar em alguma coisa? Em quê?
Se não estiver-te a limitar em nada, aproveita o dinheiro para comprar objectivas.
Presumo que já a tenhas à algum tempo e que já sabes que tipo de fotografia fazes, assim já podes comprar objectivas boas à tua medida.
 
Boas.

Obrigado pelas respostas.

Para o MEIA:
-Ora bem, a maquina a limitar-me...deve ser mais eu a limitar a maquina mas a minha ilusão será que talvez os CMOS me dêem algum hedge
em relação ao CCD da D80, quer em focagem em condições mais dificeis, quer em rapidez...mais ISO com menos ruido...
enfim um bom profissional se calhar ultrapassa isso tudo com a D80 e bons vidros mas eu encontro estas dificuldades e mais o conhecido Overexposed,
o qual não sei bem se continua nos modelos mais recentes da Nikon.
O tipo de fotografia que faço?...olha disparo em todas as direções...não sei bem.:D

Para o ATI=POWER:
-Andava mesmo a estudar esse conjunto D7000 + Tamron 17-50 2,8 + nikon 55-300 para já... (a prime era bem incluida aqui:D)...agora a d7000 a €750 onde?
( embora a 70-300 vr é que se enquadra nas minhas pretenções...acho que só se me saisse uma raspadinha gorda:D é que me punha a gastar dinheiro em 70-200 2,8 )
-Tive com uma D5100 na mão...pareceu-me uma camara de brincar...sei que tem o mesmo CMOS da D7000.

A minha duvida é se fico satisfeito com D5100...ainda não explorei a fundo mas parece-me que tem menos features que a D80 ( o filmar dispenso ).
Ou a começar de novo ir para a Canon?
Fiquei escaldado com a assistencia em portugal da Nikon embora se contorne o assunto enviando pra fora.

Que opinam?
 
Estive agora a tentar comparar as especificações, e pelos números que vejo, a d3100 e a d5100 ganham em tudo o que tenha a ver com a qualidade de imagem (sensor), o resto perde ou é igual como é o caso do AF que me parece ser o mesmo e acho que perdem em tudo para a D80 no VF(viewfinder) e neste ponto és capaz de ficar desiludido se passares para uma D5100.
Não sei porquê, mas parece-me um downgrade ir de uma D80 para uma D5100, isto sou eu que sou pouco conhecedor da gama Nikon, mas aquele tipo de VF não costuma enganar e a verdadeira substituta deverá ser a D7000.
Eu percebo que o tipo de fotografia que faças seja apontar e disparar, eu com uma objectiva zoom é muito natural andar à volta da mesma distância focal quando fotografo certos assuntos por gostar do tipo de distorção que faz. Se tivesses mais certezas, com esse dinheiro daria para uma Nikkor 14-24mm f/2.8 ou uma Nikkor 24-70mm f/2.8 ou a nova Nikkor 70-200mm f/4 VR ou ainda ir para primes, não tendo certezas de nada é arriscado e ninguém pode fazer a escolha por ti.

Resumindo, se não estiveres satisfeito com a qualidade de imagem e se o problema não for da objectiva, não há outra maneira se não substituir a máquina por uma recente. Se te contentares com a qualidade de imagem é guardar o dinheiro por mais algum tempo, perceberes quais as distâncias focais que gostas e utilizas mais e dai comprar as objectivas correspondentes.
 
D7000 ou 7D/60D, tudo o resto perde em funcionalidades/ergonomia (mas ganha em sensor)

Boas...assim de repente sem querer dar trabalho, mas podias mencionar que funcionalidades perde...
do tipo braketing, cls ( não sei é o que a D80 tem...aquela cena de controlar os flashes wireless ( acho eu ) )...tipo o quê?
Alguma cena que me esteja a escapar? (...se calhar não uso...se não me lembro dela...eheheh)

(...em relação á D5100 por ex.)
 
-Ora bem, a maquina a limitar-me...deve ser mais eu a limitar a maquina mas a minha ilusão será que talvez os CMOS me dêem algum hedge
em relação ao CCD da D80, quer em focagem em condições mais dificeis, quer em rapidez...mais ISO com menos ruido...
enfim um bom profissional se calhar ultrapassa isso tudo com a D80 e bons vidros mas eu encontro estas dificuldades e mais o conhecido Overexposed,
o qual não sei bem se continua nos modelos mais recentes da Nikon.
Só para dizer que dessas coisas a única que muda com o sensor é o ruido a altos ISO. O resto não tem a ver com o sensor.
 
Boas...assim de repente sem querer dar trabalho, mas podias mencionar que funcionalidades perde...
do tipo braketing, cls ( não sei é o que a D80 tem...aquela cena de controlar os flashes wireless ( acho eu ) )...tipo o quê?
Alguma cena que me esteja a escapar? (...se calhar não uso...se não me lembro dela...eheheh)

(...em relação á D5100 por ex.)
perdes no tamanho do viewfinder, no motor de foco, no commander mode (isso do flash wireless), na ergonomia, nos dois dials (so aí é uma diferença tremenda na facilidade de manuseamento da maquina), na existencia de um grip, etc


agora na D5x00 ganhas em modo video, no lcd, fps, etc
 
Pois...realmente se na D5100 perco isso tudo nem pensar.
O modo de video em Dslr não me interessa, tenho camara dedicada.
A D5100 não tem os dois dials o que tb perde.
A D5100 está fora de questão, "prontos".

Agora o Wildstar disse que o que muda com o sensor é somente o ruido em altos ISO.
Mas o resto? Como melhor focagem ( AF )(phase-detetion vs contrast detetion)? e outros "mambo-jambos" que contribuam para um melhor resultado final?
Dependem pelo menos do novo corpo ou consigo tirar a mesma qualidade com a D80?
Onde posso testar uma maquina antes de a comprar sem ser na loja a apontar para as prateleiras?

edit:- e gosto de brincar com commander mode...ainda hei-de tirar algo engraçado com isso.:007:
 
Última edição:
contrast detection é quando usas liveview ou filmas, para fotografia continua-se a usar o phase detection.

na D7000/D5000 ganhas em gama dinamica mesmo em ISOs baixos, e ganhas em resolucao.
 
Mas o resto? Como melhor focagem ( AF )(phase-detetion vs contrast detetion)? e outros "mambo-jambos" que contribuam para um melhor resultado final?
Parece-me que a D5100 usa o mesmo AF da D80, a D7000 (e D5200) usam um AF melhor;
Se tens sobreexposição, o "problema" é o metering. A ideia que tenho é que o metering da Nikon é essencialmente o mesmo desde 1996 (em termos de resultados) -- O da Canon deve ser o mesmo desde 1987 (tenho uma EOS 500, uma Ixus 860 e uma 1100D e parecem-me fazer todas a mesma coisa). Não há metering perfeito, tens de conhecer a máquina e prever as situações onde ela sub/sobreexpõe e compensar. Devo dizer que só tive uma Nikon (velhinha 950), mas tinha um metering melhor que qualquer uma das Canon...
Agora, o que realmente melhor substancialmente nas novas é o sensor: não só o ruído mas a gama dinâmica. Não só podes usar ISO 1600 sem receio, como tens highlights muito mais controlados (o calcanhar de Aquiles das máquinas digitais).

A D7000 tem a grande vantagem sobre a D5100 de ter motor (e metering) portanto podes usar as lentes "antigas", boas e baratas, da Nikon. Só que não sei até que ponto se encontram facilmente em Portugal. E, claro, se o teu problema é o AF com a D5100 não ganhas nada nesse aspecto.

Mas atenção que o teu problema pode ser o vidro. Performance a baixa luz não se resolve trocando de máquina, resolve-se usando aberturas maiores. A electrónica não faz milagres. Quando o dinheiro não abunda a resposta é, como sempre foi, usar primes. Zooms de grande abertura são para profissionais e/ou ricos.
 
Última edição:
Na amazon arranjas a D7000 a preços porreiros, mas atenção porque deve estar para sair uma substituta para este modelo... Isto é bom tanto para comprar a D7000 (baixa o preço) como para poderes comprar uma máquina ainda mais completa...
 
Obrigado a todos pelas respostas.

O wildstar tocou mesmo nos pontos que gostava de "limar".
Um metering que não me desse tanto cabo da cabeça...já tive suficientes "blown-out highlights".:(
Tenho de estar sempre com -0,3EV e dai para baixo.
E talvez alguns mais pontos de foco....a D7000 tem 39, 9 deles cruzados...
Ou seja, se quiser trocar de maquina já estou a ver que não me safo de gastar o que me pedirem por uma D7000...
pelos vistos abaixo disso não são substitutas da D80...que cena...
Eu só queria galinha gorda por pouco dinheiro...:D

Entretanto ninguém apontou para canon...é de notar que apesar de ter a D80,
vou reformar lentes e possivelmente maquina, por isso
é como começar de novo...a marca não importa.

O mais provavel é seguir a ideia que aqui se faz passar e comprar primeiro uns vidrinhos melhorzitos
e ver como a D80 se porta...

Penso substituir a minha Sigma 17-70 2,8-4,5 DC pela Tamron 17-50 2,8...será que há diferenças obvias?

edit: -Ou vale a pena ir para a mais cara mas da marca da maquina...tem os seus "Q's"...Nikon 16-85 vr?
 
Última edição:
Entretanto ninguém apontou para canon...é de notar que apesar de ter a D80,
vou reformar lentes e possivelmente maquina, por isso
é como começar de novo...a marca não importa.
ainda nao levantaste nenhum requisito que vale a pena sugerir mudares de marca. quanto mais nao seja ja estas habituado aos menus da nikon, à posição dos dials, á forma como as lentes fazem zoom (tudo isso é diferente nas canon)
 
Para o ATI=POWER:

Tens razão...razoavel...mas se calhar sou eu que sou exigente demais com material não-profissional....tipo lentes FX de mais de €1000...
...queria um pouco mais que razoavel...acho-a "a little bit" soft...queria algo mais sharp...enfim, só experimentando.

Ninguém sabe por ai algum sitio que alugue este tipo de material?

Para o Warlord:

Um requesito para mudar para Canon....por ex., a péssima assistência técnica em Portugal, dasss.
De resto tens toda a razão...já estou mais feito ao layout Nikon.

Cumps
 
Back
Topo