1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda Para tirar fotografias de qualidade

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por RaysofHope, 6 de Dezembro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1332)

1. RaysofHope

RaysofHope Power Member

Comprei recentemente uma Olympus FE-340, mas tenho algumas questões. Ainda sou uma novata mas quero aprimorar a minha arte de fotografia.
    Será que me podem explicar o que é o ISO? quando tiro uma foto devo por o ISO no valor minimo ou no maior?
    Tambem gostaria que me informassem como é que posso tirar fotos com zoom mas que depois não fiquem desfocadas quando passamos para o pc. é só aumentar o zoom? a minha máquina tem 5x digital zoom.
    Agradeço a resposta e já agora se pudessem me dar outras dicas agradecia.
    Mto Obrigada!

2. Miss Marple

Miss Marple Power Member

A tua máquina tem 5x de zoom óptico. Para tirares fotos com zoom, fazes zoom-in, a máquina foca e tira a foto.

O Valor de ISO é o valor de sensibilidade da máquina à luz. Quando tens menos luz, tens de aumentar o valor de ISO. Porém, quando aumentas o valor do ISO aumentas o ruído da foto e o aspecto granuloso.
    Em condições boas de luminosidade, o valor do ISO dever ser o menor.

Não sei se me expliquei bem. Para mais dicas, tens os livros de fotografia e alguns sites na internet. Por exemplo no site da canon podes descarregar pdfs com algumas informações simples que podem ser-te utéis. http://ltbc.canon-europe.com/?culture=pt-PT

3. Batmuman

Batmuman Banido

Básicamente deves fotografar com o ISO mais baixo que a máquina tiver (64 ISO na tua máquina). Isto vai-te dar uma foto mais "limpa", mais nítida. Em ambientes de pouca luminosidade e quando não queres usar flash, podes sentir necessidade de aumentar o ISO e é aí que podes ou não decidir fazê-lo.

Quanto mais alto é o ISO maior é o "grão" (ruído), daí ter de ser uma decisão que só podes tomar mediante aquilo que a tua máquina aguentar. Há máquinas mais ruidosas do que outras. Há máquinas que aguentam ISO 1600 com pouco "grão" (ruído), a tua máquina já apresenta ruído notável a ISO 400. Experimenta fazer uns testes a ISO 64/100/200/400/800/1600/3200 dentro de casa e vê por ti própria.

Para que fiques a perceber um pouco mais sobre a necessidade do ISO, os sensores das máquinas digitais SLR (gama profissional) quase não apresentam ruído a ISO 1600 e há aquelas que conseguem apresentar uma imagem razoável a ISO 3200. Quando o fotógrafo não quer usar o flash de forma a evitar reflexos e para obter uma cor mais natural, o elevado ISO é uma ajuda.

4. tourist

tourist Power Member

pesosal, gostava que me ajudassem, ja que estamos no topico correcto, a criticar esta foto.

comprei uma nikon d40 ha pc e ando nas minhas experiencias. encontrei bastante dificuladades em tirar fotos a noite.
    gostava que me dissesem o que posso fazer para melhorar por ex esta foto. ja agora como reduzo o ruido em fotos nocturnas. que quando n uso flash é uma coisa com que me tenho deparado.

thks

fica aqui o link!

http://www.flickr.com/photos/martins_nunomiguel/3092009045/sizes/l/

5. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Olha mais um Nikonista em Coimbra, seja bem vindo! :)

Quando à tua foto, ela parece desfocada ou tremida. Olha este exemplo do meu stream:

http://www.flickr.com/photos/stroboscopic/2944262174/

A técnica não tem nada de especial: apenas usei um bom tripé, ISO no mínimo (200) e uma abertura pequena (f/7). Está certo que usei uma lente muito nítida (uma prime de 30mm), o que de certo ajudou, mas já consegui fotos nocturnas muito boas com a minha point & shoot e esta mesma técnica.

Podes reduzir o ruído em post-processamento. O neat image diz que é bom. O Adobe Lightroom também sei que faz um bom trabalho. Claro que o melhor mesmo é que a foto saia logo com o mínimo de ruído, mas nem toda a gente tem uma D700 ou uma D3.

6. Marco Cipriano

Marco Cipriano Power Member

Desde já quero dar os parabéns pela belissima fotografia que tiraste na magnifica cidade de Coimbra.

E agora a minha questão é essa foto está "tratada" com que programa? Ou não fizeste ajustes nenhuns?

Abraço

7. Batmuman

Batmuman Banido

Esta foto não me parece estar tratada com nada senão com uma abertura de f/7 para obter o efeito de estrela nas luzes. É claro que de noite e com uma abertura destas, foi usado um tripé.

8. Marco Cipriano

Marco Cipriano Power Member

Abertura de f/7 ?

9. Batmuman

Batmuman Banido

Sim, a abertura do diafragma a f/7.1 e a velocidade de obturação a 4s.

edit: Se usasses o modo automático, a máquina ía provávelmente dar-te uma abertura de f/2.8, sendo que não obtinhas tanta nitidez até ao horizonte nem o efeito de estrela nas luzes. Ao fechares mais o diafragma (f/7.1) entra menos luz, causando maior profundidade de campo. Obtens também esse belo efeito de estrela nas luzes. A melhor forma de experimentares e ficares a perceber que resultado dá a abertura é escolheres o modo de prioridade à abertura e escolheres f/2.8, f/3.2, f/3.5, f/4, f/4.5, f/5, f/5.6, f/6.3, f/7.1 e veres por ti próprio os resultados. Entendendo estes conceitos e praticando começas a ser muito mais creativo nas tuas fotos. Depois também se pode jogar com a velocidade e o ISO para outros efeitos como deixar rasto, ou congelar a imagem, mas isto já alongava muito o meu post :)

Última edição: 9 de Dezembro de 2008
  10. XMRV6

XMRV6 Power Member

Já que falamos em fotografias com qualidade, eu reparei na minha máquina, que se em ambientes escuros ou ao ar livre à noite, usar a "exposição longa" para fotografar, as fotos ficam muito boas.. pelo menos aparentam.. tenho é que ter a máquina pousada em algum sítio.. ou talvez até comprar um tripé.. a minha pergunta é:

Numa máquina com estabilizador de imagem, se usar o mesmo processo as fotos ainda ficam melhores??

11. adolfo dias

adolfo dias Power Member

não
    o estabilizador ajuda, n faz milagres

ja existe um tópico para dicas sobre modos manuais. as duvidas devem ser colocadas lá para evitar tópicos espalhados com o mesmo assunto

12. Batmuman

Batmuman Banido

Não. Usando tripé não necessitas do IS.

13. adolfo dias

adolfo dias Power Member

14. Warlord

Warlord [email protected] Member

tb nao me parece boa ideia concentrar td e mais alguma coisa num unico topico, ate pq depois fica complicado discutir alguma coisa se estao constantemente a fazer merge de outras threads...

agora tb concordo k o titulo desta thread e k tb nao e propriamente sugestivo...

15. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Obrigado. Não levou nenhum tratamento. Apenas um crop.

Partilhar esta Página