Ajuda Para tirar fotografias de qualidade

RaysofHope

Power Member
Comprei recentemente uma Olympus FE-340, mas tenho algumas questões. Ainda sou uma novata mas quero aprimorar a minha arte de fotografia.
Será que me podem explicar o que é o ISO? quando tiro uma foto devo por o ISO no valor minimo ou no maior?
Tambem gostaria que me informassem como é que posso tirar fotos com zoom mas que depois não fiquem desfocadas quando passamos para o pc. é só aumentar o zoom? a minha máquina tem 5x digital zoom.
Agradeço a resposta e já agora se pudessem me dar outras dicas agradecia.
Mto Obrigada!
 
A tua máquina tem 5x de zoom óptico. Para tirares fotos com zoom, fazes zoom-in, a máquina foca e tira a foto.

O Valor de ISO é o valor de sensibilidade da máquina à luz. Quando tens menos luz, tens de aumentar o valor de ISO. Porém, quando aumentas o valor do ISO aumentas o ruído da foto e o aspecto granuloso.
Em condições boas de luminosidade, o valor do ISO dever ser o menor.

Não sei se me expliquei bem. Para mais dicas, tens os livros de fotografia e alguns sites na internet. Por exemplo no site da canon podes descarregar pdfs com algumas informações simples que podem ser-te utéis. http://ltbc.canon-europe.com/?culture=pt-PT
 
Básicamente deves fotografar com o ISO mais baixo que a máquina tiver (64 ISO na tua máquina). Isto vai-te dar uma foto mais "limpa", mais nítida. Em ambientes de pouca luminosidade e quando não queres usar flash, podes sentir necessidade de aumentar o ISO e é aí que podes ou não decidir fazê-lo.

Quanto mais alto é o ISO maior é o "grão" (ruído), daí ter de ser uma decisão que só podes tomar mediante aquilo que a tua máquina aguentar. Há máquinas mais ruidosas do que outras. Há máquinas que aguentam ISO 1600 com pouco "grão" (ruído), a tua máquina já apresenta ruído notável a ISO 400. Experimenta fazer uns testes a ISO 64/100/200/400/800/1600/3200 dentro de casa e vê por ti própria.