Ajuda Para tirar fotografias de qualidade

RaysofHope

Power Member
Comprei recentemente uma Olympus FE-340, mas tenho algumas questões. Ainda sou uma novata mas quero aprimorar a minha arte de fotografia.
Será que me podem explicar o que é o ISO? quando tiro uma foto devo por o ISO no valor minimo ou no maior?
Tambem gostaria que me informassem como é que posso tirar fotos com zoom mas que depois não fiquem desfocadas quando passamos para o pc. é só aumentar o zoom? a minha máquina tem 5x digital zoom.
Agradeço a resposta e já agora se pudessem me dar outras dicas agradecia.
Mto Obrigada!
 
A tua máquina tem 5x de zoom óptico. Para tirares fotos com zoom, fazes zoom-in, a máquina foca e tira a foto.

O Valor de ISO é o valor de sensibilidade da máquina à luz. Quando tens menos luz, tens de aumentar o valor de ISO. Porém, quando aumentas o valor do ISO aumentas o ruído da foto e o aspecto granuloso.
Em condições boas de luminosidade, o valor do ISO dever ser o menor.

Não sei se me expliquei bem. Para mais dicas, tens os livros de fotografia e alguns sites na internet. Por exemplo no site da canon podes descarregar pdfs com algumas informações simples que podem ser-te utéis. http://ltbc.canon-europe.com/?culture=pt-PT
 
Básicamente deves fotografar com o ISO mais baixo que a máquina tiver (64 ISO na tua máquina). Isto vai-te dar uma foto mais "limpa", mais nítida. Em ambientes de pouca luminosidade e quando não queres usar flash, podes sentir necessidade de aumentar o ISO e é aí que podes ou não decidir fazê-lo.

Quanto mais alto é o ISO maior é o "grão" (ruído), daí ter de ser uma decisão que só podes tomar mediante aquilo que a tua máquina aguentar. Há máquinas mais ruidosas do que outras. Há máquinas que aguentam ISO 1600 com pouco "grão" (ruído), a tua máquina já apresenta ruído notável a ISO 400. Experimenta fazer uns testes a ISO 64/100/200/400/800/1600/3200 dentro de casa e vê por ti própria.

Para que fiques a perceber um pouco mais sobre a necessidade do ISO, os sensores das máquinas digitais SLR (gama profissional) quase não apresentam ruído a ISO 1600 e há aquelas que conseguem apresentar uma imagem razoável a ISO 3200. Quando o fotógrafo não quer usar o flash de forma a evitar reflexos e para obter uma cor mais natural, o elevado ISO é uma ajuda.
 
pesosal, gostava que me ajudassem, ja que estamos no topico correcto, a criticar esta foto.

comprei uma nikon d40 ha pc e ando nas minhas experiencias. encontrei bastante dificuladades em tirar fotos a noite.
gostava que me dissesem o que posso fazer para melhorar por ex esta foto. ja agora como reduzo o ruido em fotos nocturnas. que quando n uso flash é uma coisa com que me tenho deparado.

thks

fica aqui o link!

http://www.flickr.com/photos/martins_nunomiguel/3092009045/sizes/l/
 
comprei uma nikon d40 ha pc e ando nas minhas experiencias. encontrei bastante dificuladades em tirar fotos a noite.
gostava que me dissesem o que posso fazer para melhorar por ex esta foto. ja agora como reduzo o ruido em fotos nocturnas. que quando n uso flash é uma coisa com que me tenho deparado.

thks

fica aqui o link!

http://www.flickr.com/photos/martins_nunomiguel/3092009045/sizes/l/

Olha mais um Nikonista em Coimbra, seja bem vindo! :)

Quando à tua foto, ela parece desfocada ou tremida. Olha este exemplo do meu stream:

http://www.flickr.com/photos/stroboscopic/2944262174/

A técnica não tem nada de especial: apenas usei um bom tripé, ISO no mínimo (200) e uma abertura pequena (f/7). Está certo que usei uma lente muito nítida (uma prime de 30mm), o que de certo ajudou, mas já consegui fotos nocturnas muito boas com a minha point & shoot e esta mesma técnica.

Podes reduzir o ruído em post-processamento. O neat image diz que é bom. O Adobe Lightroom também sei que faz um bom trabalho. Claro que o melhor mesmo é que a foto saia logo com o mínimo de ruído, mas nem toda a gente tem uma D700 ou uma D3.
 
Olha mais um Nikonista em Coimbra, seja bem vindo! :)

Quando à tua foto, ela parece desfocada ou tremida. Olha este exemplo do meu stream:

http://www.flickr.com/photos/stroboscopic/2944262174/

A técnica não tem nada de especial: apenas usei um bom tripé, ISO no mínimo (200) e uma abertura pequena (f/7). Está certo que usei uma lente muito nítida (uma prime de 30mm), o que de certo ajudou, mas já consegui fotos nocturnas muito boas com a minha point & shoot e esta mesma técnica.

Podes reduzir o ruído em post-processamento. O neat image diz que é bom. O Adobe Lightroom também sei que faz um bom trabalho. Claro que o melhor mesmo é que a foto saia logo com o mínimo de ruído, mas nem toda a gente tem uma D700 ou uma D3.


Desde já quero dar os parabéns pela belissima fotografia que tiraste na magnifica cidade de Coimbra.


E agora a minha questão é essa foto está "tratada" com que programa? Ou não fizeste ajustes nenhuns?

Abraço
 
Esta foto não me parece estar tratada com nada senão com uma abertura de f/7 para obter o efeito de estrela nas luzes. É claro que de noite e com uma abertura destas, foi usado um tripé.
 
Sim, a abertura do diafragma a f/7.1 e a velocidade de obturação a 4s.

edit: Se usasses o modo automático, a máquina ía provávelmente dar-te uma abertura de f/2.8, sendo que não obtinhas tanta nitidez até ao horizonte nem o efeito de estrela nas luzes. Ao fechares mais o diafragma (f/7.1) entra menos luz, causando maior profundidade de campo. Obtens também esse belo efeito de estrela nas luzes. A melhor forma de experimentares e ficares a perceber que resultado dá a abertura é escolheres o modo de prioridade à abertura e escolheres f/2.8, f/3.2, f/3.5, f/4, f/4.5, f/5, f/5.6, f/6.3, f/7.1 e veres por ti próprio os resultados. Entendendo estes conceitos e praticando começas a ser muito mais creativo nas tuas fotos. Depois também se pode jogar com a velocidade e o ISO para outros efeitos como deixar rasto, ou congelar a imagem, mas isto já alongava muito o meu post :)
 
Última edição:
Já que falamos em fotografias com qualidade, eu reparei na minha máquina, que se em ambientes escuros ou ao ar livre à noite, usar a "exposição longa" para fotografar, as fotos ficam muito boas.. pelo menos aparentam.. tenho é que ter a máquina pousada em algum sítio.. ou talvez até comprar um tripé.. a minha pergunta é:

Numa máquina com estabilizador de imagem, se usar o mesmo processo as fotos ainda ficam melhores??
 
Já que falamos em fotografias com qualidade, eu reparei na minha máquina, que se em ambientes escuros ou ao ar livre à noite, usar a "exposição longa" para fotografar, as fotos ficam muito boas.. pelo menos aparentam.. tenho é que ter a máquina pousada em algum sítio.. ou talvez até comprar um tripé.. a minha pergunta é:

Numa máquina com estabilizador de imagem, se usar o mesmo processo as fotos ainda ficam melhores??

não
o estabilizador ajuda, n faz milagres

ja existe um tópico para dicas sobre modos manuais. as duvidas devem ser colocadas lá para evitar tópicos espalhados com o mesmo assunto
 
tb nao me parece boa ideia concentrar td e mais alguma coisa num unico topico, ate pq depois fica complicado discutir alguma coisa se estao constantemente a fazer merge de outras threads...

agora tb concordo k o titulo desta thread e k tb nao e propriamente sugestivo...
 
Back
Topo