AJUDA para Upgrade !!! Componentes e Compatibilidade...

saucerP13

Power Member
Preciso da vossa ajuda para tomar as melhores opções na compra do hardware! Já me deparei com algumas (bastantes :-D) configurações pelo fórum, mas há sempre novas dúvidas e pelo que percebi há por aqui bastante gente informada e disponível para ajudar e isto das configurações toma cada vez mais uma vertente pessoal, por isso relato abaixo a minha situação:

Objectivo: Fazer um upgrade a um pc com aproximademente 6 anos, ou melhor fazer um dois em um, comprar um caixa nova montar os componentes a comprar e aproveitar algumas coisas do pc antigo, embora também queira manter o outro pc funcional para uma utilização mais "profissional".

PC novo

Material a comprar:

* Processador - Intel Core 2 Duo E6300 1,86GHZ FSB1066 2MB (Definido)

* MotherBoard - ??? (Pretendo uma placa gama média que daqui a algum tempo me permita colocar uma gráfica compatível com DirectX 10)

* Memória - ??? (A ideia aqui é colocar 1 GB e mais tarde acrescentar mais 1 GB)

* Disco - ??? (Será um SATA II 250 GB, tenho aproximadamente 80€ do orçamento total para ele)

* Fonte - LC Power Green Power 550W Sillent Giant (Definido)

* Caixa - Nox Coolbay 25 Black (Definido)

Nota: Não tenciono fazer overclock (a não ser que aprenda alguma coisa até lá :-D )!

Principais dúvidas:

* Temporariamente tenho em mente aproveitar a placa gráfica do pc antigo (NVIDIA GeForce4 Ti 4200 with AGP8X), será que funciona no novo pc ??

* Qual será o ideal, dispensar mais € numa melhor Board e deixar a memória "de lado" até porque será para acrescentar posteriormente ou vice-versa?

* Na Memória será preferivel colocar agora 1x1GB e depois 1x1GB ou colocar agora 2x512MB e posteriormente 2x512MB ??

* Para o Disco Rígido tendo em conta as condições que coloquei em cima o que me aconselham ??

Acho que para já é tudo, se me lembrar de algo depois digo! Desde já agradeço a quem não se importar de colaborar e espero que este tópico sirva também de ajuda a outros membros que tenham dúvidas semelhantes...Espero a vossa colaboração e ajuda. Obrigado!
 
Última edição:
Comeca a fazer a lista para o Pai Natal pois:

A gráfica que tens é AGP e irás comprar uma PCI-E.

Podes comprar uma mais barata por agora tipo 7300GT ou 7600GS

220€ Para 1GB DDR2 decente e board é muito limitado, orienta mais 80€.

cumps
 
A gráfica não vai funcionar no novo PC

A única solução será comprar uma nova imediatamente? A GeForce4 Ti 4200 não é compatível com o novo sistema, é isso? Ou apenas não obterá um bom rendimento? É que tinha em mente esperar um pouco e comprar mais á frente uma compatível com DirectX 10, até porque o orçamento está curto....:-D

220€ para board e ram é puxado se queres 2Gb

A ideia é colocar apenas 1G de ram agora e depois aumentar. 0s cerca 220€ devem dar para as duas coisas (board e ram) não? A minha dúvida é se será melhor colocar 1x1G agora para futuramnete acrescentar mais 1x1G ou colocar 2x512MB e mais tarde mais 2x512MB. Qual terá maior rendimento, se é que há diferença?
 
Comeca a fazer a lista para o Pai Natal pois:

A gráfica que tens é AGP e irás comprar uma PCI-E.

Podes comprar uma mais barata por agora tipo 7300GT ou 7600GS

Terei mesmo que comprar uma placa nova ???8| É que não estavas mesmo com ideias disso...

220€ Para 1GB DDR2 decente e board é muito limitado, orienta mais 80€.

O que me aconselharias? Mas não fugindo muito do orçamento :-D
Eu estava a pensar numa Asus P5B que são cerca de 150€. Será o mais indicado?
E penso que o restante chegaria para memória, mas é aqui que estão as minhas maiores dúvidas. 1x1G ou 2x512MB, que marcas?
 
Terei mesmo que comprar uma placa nova ???8| É que não estavas mesmo com ideias disso...

Tira as conclusões:

pic-agp-pcie-cards.jpg



E penso que o restante chegaria para memória, mas é aqui que estão as minhas maiores dúvidas. 1x1G ou 2x512MB, que marcas?

1x1GB e depois mais 1x1GB. Compra a mais barata, mas de uma marca conceituada ;) (Kingston, por exemplo)
 
1x1GB e depois mais 1x1GB. Compra a mais barata, mas de uma marca conceituada ;) (Kingston, por exemplo)

OK... Mas continuo com algumas dúvidas na escolha. O que me aconselham com melhor relação qualidade/preço? Que frequências?

Nota: Sublinho que não pretendo fazer overclock e a board em principio está definida é a Asus P5B a não ser que tenham uma alternativa mais "interessante"...:-D
 
Cumps a todos! Tenho conseguido dissipar algumas dúvidas com as respostas postadas e recorrendo a outros tópicos. Neste momento tenho duas dúvidas que ainda não abordei e gostaria da vossa ajuda:

* Tenho uma placa de som do pc antigo (Creative Audigy2 Sound Blaster 6.1). Funcionará ela na configuração nova???

* Em relação ao Disco tinha escrito acima :"(Será um SATA II 250 GB, tenho no máximo 80€ do orçamento para ele)". Tendo em conta isto o que me aconselham em relação a marcas, nível de ruído...???
 
OK... Mas continuo com algumas dúvidas na escolha. O que me aconselham com melhor relação qualidade/preço? Que frequências?

Nota: Sublinho que não pretendo fazer overclock e a board em principio está definida é a Asus P5B a não ser que tenham uma alternativa mais "interessante"...:-D

A P5B é cara demais se não pretendes OC.
Arranja uma ASrock ConroeXfire-eSATA2 a pouco mais de 80 euros, por exemplo, e já ficas a poupar quase 70 euros.

A placa de som que tens funciona perfeitamente em qualquer slot PCI, pelo que pode ser usada com practicamente qualquer modelo de motherboard no mercado.
Até é Windows Vista-ready.

Se o teu disco rígido actual tiver interface IDE ou SATA, também pode ser usado na nova config.
 
Última edição:
A P5B é cara demais se não pretendes OC.
Arranja uma ASrock ConroeXfire-eSATA2 a pouco mais de 80 euros, por exemplo, e já ficas a poupar quase 70 euros.

A placa de som que tens funciona perfeitamente em qualquer slot PCI, pelo que pode ser usada com practicamente qualquer modelo de motherboard no mercado.
Até é Windows Vista-ready.

Se o teu disco rígido actual tiver interface IDE ou SATA, também pode ser usado na nova config.

E essa board dará para mais tarde colocar uma gráfica compatível com DirectX 10 ???

Em relação á placa de som é um descanso :) ! Quanto ao disco vou mesmo comprar um novo, porque vou manter o pc antigo funcional.
 
Boas..
Já que este topic está aberto, aproveito-o.. (Peço desculpa ao saucerp13 se não ficar muito agradado).
É o seguinte, estou a remodelar um pc com outro colega meu e ando a vender as peças, para as substituir por umas melhores..
Passo a descreve-las:

Placa Gráfica- FX5200 128mb AGP 8x
Memória Ram ddr 400 1gb (256 + 256 +512)
Fonte de alimentação 300w
Motherboard- 648fx-A da SiS socket 478, aceita até ddr 400, tem slot AGP 8x para gráfica e tem 3 slots para memória ram..

Tava a pensar num processador novo a volta duns 200€, uma board que ronde os 100€(+ou-) e o resto não sei..
o que é que me aconselham a substituir, e quais as peças novas a adquirir?
Cumps
 
Boas..
Já que este topic está aberto, aproveito-o.. (Peço desculpa ao saucerp13 se não ficar muito agradado).
É o seguinte, estou a remodelar um pc com outro colega meu e ando a vender as peças, para as substituir por umas melhores..
Passo a descreve-las:

Placa Gráfica- FX5200 128mb AGP 8x
Memória Ram ddr 400 1gb (256 + 256 +512)
Fonte de alimentação 300w
Motherboard- 648fx-A da SiS socket 478, aceita até ddr 400, tem slot AGP 8x para gráfica e tem 3 slots para memória ram..

Tava a pensar num processador novo a volta duns 200€, uma board que ronde os 100€(+ou-) e o resto não sei..
o que é que me aconselham a substituir, e quais as peças novas a adquirir?
Cumps

De maneira nenhuma! Algumas das tuas dúvidas provavelmente são as minhas e vice-versa, por isso se te esclarecerem as tuas podem também ajudar-me. Espero que o resto do tópico também te possa ajudar porque pelo que percebi os orçamentos são os mesmos...

Precisamos é da vossa ajuda!!! Vá lá pessoal...
 
Última edição:
* Memória:

Preciso das vossas opiniões nesta matéria. Esta é a minha maior dúvida e está a deixar-me atolado porque em relação ao resto já tenho tudo mais ou menos decidido!

A ideia é comprar um módulo de 1x1GB para juntar-lhe outro igual mais tarde...

Portanto o que me aconselham a comprar?? Que marcas?? Que frequências?? O que terá a melhor relação qualidade/preço??
 
Boas.
Também ia dizer para comprares a conroexfire e-sata2 da asrock, é uma boa opção barata e para quem quer evoluir e deixar memoria e /ou grafica.
compra um gb de ddr2 533 mhz kingston.
 
Boas.
Também ia dizer para comprares a conroexfire e-sata2 da asrock, é uma boa opção barata e para quem quer evoluir e deixar memoria e /ou grafica.
compra um gb de ddr2 533 mhz kingston.

Quanto á borad em principio será a P5B porque permite mais tarde colocar um Quad Core e gráfica dx10 enquanto a Asrock apenas é compativel com a gráfica.

Quanto á memória obrigado pela sugestão, vou começar a ver preços e aproveitar também o tópico aqui ao lado sobre memórias...
 
pa relativamente a grafica como nao sei a utilidade k tens para o pc compras agora uma board k tenha grafica on board po desenraske depois kuando tiveres € po direct x 10 gastas o k tens a gastar
se kers por direct x 10 aconselho-te a por uma ram k dps acompanhe a grafica se kers por 2Gb por 200€ compras 2Gb da corsair ja arrefecidas (2x1Gb) www.*****.com
mais vale compar tudo duma vez do k andar com orçamentos apertados dps se esgota uma peça tens o guito e o pc empatado digo isto por experiencia própria xD
 
pa relativamente a grafica como nao sei a utilidade k tens para o pc compras agora uma board k tenha grafica on board po desenraske depois kuando tiveres € po direct x 10 gastas o k tens a gastar
se kers por direct x 10 aconselho-te a por uma ram k dps acompanhe a grafica se kers por 2Gb por 200€ compras 2Gb da corsair ja arrefecidas (2x1Gb) www.*****.com
mais vale compar tudo duma vez do k andar com orçamentos apertados dps se esgota uma peça tens o guito e o pc empatado digo isto por experiencia própria xD

Obrigado pela resposta, mas a verdade é que não percebi grande parte do que escreves-te o que implica que não perceba as tuas sugestões e consequentemente o teu ponto de vista!
Do que apanhei estou até agora a tentar perceber o que são memórias "já arrefecidas"...Apesar de tudo obrigado!
 
Actualização

* Memória:

Memória Kingston KVR800D2N5/1G DDR2 1024MB 800MHz CL5

link: http://www.poweron.pt/portal/index.p...hop&Itemid=126

O que acham da solução que eu encontrei para a memória ?? É uma boa compra ??


* Disco Rígido:

- WESTERN DIGITAL 250 GB 16 MB DE CACHE SATA II

- MAXTOR 250 GB 16 MB DE CACHE SATA II

- SEAGATE 250 GB 16 MB DE CACHE SATA II

Qual a melhor opção entre as três ?? Qual seria aquele que comprariam ??
 
Back
Topo