1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Ajuda para "Writer" (OpenOffice)

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por magrito, 18 de Agosto de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 3553)

1. Boa tarde.
    Instalei hoje o pacote do OpenOffice (v. 2.0), e ao utilizar o processeçador de texto "Writer", este não me está a fazer a correção ortográfica. Já dei umas poucas de "voltas" nas ferramentas do editor e não consigo que este faça a correção do texto com o dicionário de português (ou outro). Será que tenho que instalar um dicionário de português? onde encontrar?

Será que alguém me pode ajudar?

2. venga

venga I quit My Job for Folding

LOL nota-se um bocadinho q o corrector ortográfico não está a funcionar:p, desculpa, não consegui deixar passar, tem a sua piada :p

Acho q é mm falta de dicionário, o programa deve ter o inglês apenas, provavelmente.

Última edição: 18 de Agosto de 2006
  3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

yeap, falta adicionar manualmente o dicionario PT, mas infeliz/ o pt.openoffice.org ta em remodelação... tinha la a info tda.

4. romano

romano Power Member

Open office Pt esta em remodelação, alias esta parado a muito tempo.
    O projecto esta alojado no Lisa mas documentação é grupo. As vezes não percebo a falta de interesse dos portugueses no mundo livre. Faz-me confusão. Vejam por exemplo o site brasileiro.....Mas enfim isso era outra discussão. Eu vou continuar o meu trabalho de divulgação e esperar que isso vai mudar um dia.

O problema do dicionario pt resolvi-o da seguinte maneira:
    1. Para instalar o dicionario: Vais a ficheiro/assistente/instalar novos dicionarios. Basicamente é so fazer seguinte e escolher o dicionario português.(eventualmente pode dar uma ou outra mensagem de erro pelo caminho)
    Dá para instalar manualmente. Neste link existe um dicionario que parece ser mais recente do que aquele que é instalado automaticamente. Mas isso é mais uma coisa que esta mal explicado....
    Se optares pela instalação manual é colocar o dicionário aqui:
    C:\Programas\OpenOffice.org 2.0\share\dict\ooo
    O melhor é reiniciar o ooo
    2. Depois é ir a ferramentas/opções/definições de idiomas/idiomas e alterar tudo para pt portugal.
    Reiniciar o ooo
    Comigo funcionou. Deve haver outros ajustes mas ainda não explorei.

Este tutorial é fraquinho mas vou ver se faço algo mais elaborado no meu site.

Alias aproveito para pedir ajuda a quem quiser colaborar para elaborar uma pequena secção dedicada ao openoffice no meu site: http://programaslivres.net/

5. Obrigado "romano".
    Com o teu pequeno (mas útil tutorial) consegui instalar o dicionário.
    Não conhecia o teu site, mas está muito interessante. Se puder ajudar com algo, podes contar, pois cada vez me interesso mais por soft livre.
    Obrigado

6. Tetsu

Tetsu Power Member

Romano, esse tutorial está bom, no entanto falta aí um passo, deve-se editar o ficheiro dictionar.lst na pasta dict\ooo apagar tudo o que lá tem e escrever DICT pt PT pt_PT.

7. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Como instalar o pt_PT forma simples:

Abrir o OpenOffice Writer, ir a :
    • File -> Wizards -> Install New Dictionaries;
    • Escolher Português; Premir o botão : Iniciar o DicOOo;
    • Escolha como linguagem da Interface Português se assim desejar;
    • Janela dos Dicionários de Correcção ortográfica: Premir em "Obter Lista", escolher "Portuguese (Portugal) e Próximo;
    • Janela dos Dicionários de Hifenização: Premir em "Obter Lista", escolher "Portuguese (Portugal) e Próximo;
    • Janela dos Dicionários de Sinónimos - Não existe para Português ainda. Próximo;
    • Próximo e Terminar.
    Para definir o Português nos documentos:
    • Ferramentas -> Opções -> Definições de Idiomas -> Ajudas de Escrita. Escolha os seus novos dicionários.
    E pronto esta instalado.

Para ter a última versão do dicionário depois de instalar pelo método acima ver o seguinte site:

http://maracuja.homeip.net/software/dict

8. Memphis

Memphis Power Member

Ora este tópico já me deu uma grande ajuda para colocar o corrector ortográfico a funcionar, a ver se funciona mesmo bem nas correcções! :)

Partilhar esta Página