1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda! PC bloqueia sem razão aparente.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por JooN, 28 de Novembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 2623)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. JooN

JooN Power Member

O PC é de um amigo meu, deve ter entre 3 a 4 anos. Tem:

-Pentium 4 2Ghz
    -256MB de RAM
    -Disco 40GB IDE da Samsung
    -a gráfica é integrada, mas está a trabalhar com uma GForce 2 MX400 de 64MB AGP
    -a Motherboard não sei qual é, mas como a caixa é da CityDesk, deve ser uma board da CityDesk

O problema é que começou a bloquear sem razão aparente, fui a casa dele ver o que seria, por exemplo situações que se passaram comigo:

-acabou de iniciar e bloqueou

-iniciou, fiz os updates do WinXP e do Norton, bloqueou enquanto estava a fazer a desfragmentação ao disco

-tentei entrar em modo de segurança, bloqueou durante o arranque do modo de segurança

-tentei novamente o modo de segurança, bloqueou enquanto copiava ficheiros dele para outra partição

-fui para formatar, bloqueou antes de escolher a partição do disco onde quero instalar o XP

-noutra tentativa, já depois de copiar os ficheiros para o disco, quando está já em modo gráfico em que tem os "tópicos de instalação" do lado esquerdo e embaixo diz falta x minutos, várias vezes bloqueou aí

-tentei até com o Ubuntu 6.06, e bloqueou-me enquanto arrancava do cd, e também quando já estava no "ambiente de trabalho" do Ubuntu, isto com o sistema operativo a trabalhar a partir do cd

Depois de todas estas tentativas, não sei do que será o problema, é que o PC não reinicia sozinho, simplesmente bloqueia. Não dá sequer nenhum erro que talvez fosse origem do problema.

Penso que não seja do disco dele, pois liguei-o ao meu PC, copiei os ficheiros dele, limpei o disco e criei duas partições sem problemas, ainda liguei ao PC dele um disco meu de 40GB que aqui tinha da Seagate e continua a bloquear durante a instalação do XP.

Acho que a pilha da board está fraca, pois se desligar o PC da corrente ele perde a data e hora, antes de fazer a segunda tentativa no modo de segurança acertei a data e hora. A partir daí também acertei a data e hora sempre que o desliguei da corrente, embora continue a bloquear.

Se alguém me puder dar uma pista, ou qualquer cena que possa tentar para descobrir qual será o problema, agradecia.

Cumps!

Última edição: 30 de Novembro de 2006
  2. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Vê lá as temperaturas do pc...isso secalhar pode aquecer de tal maneira que ele já não se aguenta...

Vê se ele instalou algo do tipo um leitor de DVD ou uma placa grafica nova...talvez a fonte não aguente? Não sei que tipo de bloqueios é que falas...ele não faz reboot certo? So lá vai com restart?

Se for esse o caso..epá..ve la se por acaso o processador está bem encaixe...e depois arranca o pc só com uma das memorias (se tiveres, por exemplo, 2 dimms de 256mb...arranca só com um)....se não der, arranca com a outra, mete em bancos diferentes...

Não tenho assim mais ideias de momento :x (tb tou um bocado com pressa...tenta isso)

3. kitty

kitty Power Member

Pode ser a fonte. Tenta com outra.

4. JooN

JooN Power Member

Thks plas dicas!

Não levou nada novo de hardware (posso tentar experimentar com outra gráfica), o meu amigo apenas me disse que começou bloquear constantemente, quando fui a casa dele e abri a caixa o dissipador do processador tinha pó e limpei-o, vi as temperaturas na bios e estava abaixo dos 40ºC.

Ram é só uma dimm de 256MB, para a trocar de slot, tenho de limpar bem isso porque tem algum pó que vem do cooler do processador.

A fonte, nunca pensei nisso, só se está para dar o berro, mas o PC quando bloqueia continua a dar imagem para o monitor, não desliga nem reinicia sozinho.

Noutro forum em que postei o mesmo problema, um bacano disse que podia ser a motherboard a dar as últimas, tipo para ver se algum condensador estava a deitar algum liquido.

Se alguém mais entendido que eu nisto de problemas de hardware que possa mandar mais umas dicas agradecia.

5. Froz3n

Froz3n I fold therefore I AM

90% das vezes kdo blokeia msm após uma formatação, é sempre temperaturas :004:

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Ou inchado.

7. Miguel89

Miguel89 Power Member

Isso ou e processador ou fonte!

8. JooN

JooN Power Member

Já experimentei com o meu disco e a minha fonte no PC dele e continua a bloquear... :(

Em relação aos condensadores não consegui ver nada de "suspeito".

Será do processador? ou RAM? Só mesmo falando com outro amigo meu que talvez tenha um processador de socket igual, e RAM parecida...

EDIT: a motherboard deve ser esta, pois tem escrito P4VMM2, link: http://www.ecs.com.tw/ECSWeb/Downloads/ProductsDetail_Download.aspx?categoryid=1&typeid=1&detailid=140&DetailName=Driver&DetailDesc=P4VMM2(V3.1)&MenuID=0&LanID=0

9. jcd

jcd Power Member

Substitui a pilha da mb e configura a bios como deve ser.

Se o problema continuar experimenta substituir a ram

10. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Eu tinha esse problema ... não sei se estará "resolvido", mas depois de limpar o pó entre a ventoínha e o CPU parou de acontecer.
    Portanto, estás a trabalhar normalíssimamente (xD) e dum momento para o outro há um "freeze" - o computador simplesmente "trava". Os Locks (Num, Caps e Scroll) deixam de alternar, mas mantêm-se ligados/desligados; é como se o tempo tivesse parado naquele mesmo instante. Certo?

Cumps [[[[[[[]]]]]]]]
    angelofwisdom

11. JooN

JooN Power Member

Basicamente é isso, simplesmente bloqueia, continua a dar imagem no monitor, mas deixando de responder a qualquer comando que tentes inserir, tal como se o tempo parasse no PC.

Até bloqueia quando estou a instalar o Windows XP..., ou como me aconteceu ontem, bloqueia antes de escolher o disco para formatar e instalar o Windows.
    Mas deixei-o uns bons minutos no menu da BIOS onde via temperaturas do PC e não bloqueou. Só para que conste, na BIOS a temperatura do processador esteve quase sempre abaixo dos 30ºC.

Já limpei o pó no dissipador do processador, também já abri a fonte e tirei-lhe o pó, aliás, testei com a minha fonte, que tem um ano de uso, e continua a bloquear.

Também, como já disse antes, tentei com o meu disco, onde ainda ontem instalei sem problemas o Windows Vista só para tripar no meu PC. Daí excluir problemas no disco dele, pois com o meu disco também bloqueava.

EDIT: em relação à pilha, será que numa qualquer loja de informática eles vendem?
    Embora acho estranho se o problema fosse da pilha.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página