Ajuda-pc pára a ler o disco

Tenho aqui um velhinho penthium 166 Mhz, que apenas estava parado por estar ultrapassado.
Agora queria activa-lo para o meu miudo brincar, mas reparei que o disco estava muito curto e substitui-o por outro disco usado de 10 GB.
Aí começaram os problemas pq. nunca mais arrancou devidamente.
Peguei no disco, liguei numa outra máquina e formatei-o, mas nao resultou.
Sempre que tento arrancar, a máquina velhinha manda cá para fora a informaçao sobre a memória, depois reconhece a marca e o modelo do hdd e bloquei-a aí.
Alguem faz ideia onde pode estar o conflito?
Agradeço a vossa ajuda.
 
Mais que provavelmente a BIOS não suporta o HD. IIRC a maioria das BIOS dessa época berram aos 8 GB. Com sorte ainda encontras uma BIOS para a board e vai "esticar" o limite, mas é mais provavelm que não encontres.

Falhando isso, tens uma de duas situações. Ou a BIOS consegue fazer post mesmo dando o tamnho errado de HD e podes instalar o HD usando um overlay ou a BIOS nem faz POST (que parece a situação) e estás agarrado.

Alguns HD's têm jumpers para limitar a xGB, consulta o manual do teu. Outra hipotese (mas custa uns trocos...) é arranjares um HD mais pequeno (~4GB) para disco de sistema e uma controladora IDE PCI (~€10/15). As controladoras têm rotinas de BIOS próprias e não são afectadas pelo limite da BIOS do PC. Ocasionalmente até dão para fazer boot, mas isso já depende da BIOS do PC...
 
Back
Topo