1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Ajuda - PC para trabalho até 1800€

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por pjsgm, 18 de Outubro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 1763)

1. Boa Tarde,

Pretendo adquiri um PC novo para utilizar no trabalho. Os programas que uso são o SAP2000 (programa de cálculo estrutural de elementos finitos), o AutoCad (principalmente desenhos a 2D, raramente irei necessitar de trabalhar em 3D), e o Visual Basic 2008 (para desenvolver pequenas aplicações de cálculo). Não pretendo ter um computador para jogar.
    Não sou entendido em hardware pelo que não irei fazer overclockings. Tenho preferência por processadores da Intel e gostaria de adquirir um computador de gama média/alta para durar alguns anos (o software que uso hoje irá ser o mesmo que vou usar daqui a 4-5 anos), ao fim dos quais pudesse fazer um ugrade de alguns componentes tipo processador e gráfica. É importante ter discos rígidos rápidos e ter um disco de backup que não me atrase o sistema (julgo que existe uma configuração tipo RAID 5 para este fim).
    Este orçamento deverá incluir tudo o que é estritamente necessário para ter um computador (Sistema Operativo, monitor, rato e teclado incluídos).
    Como está referido no título, o orçamento deverá ficar abaixo dos 1800€. Não tenho preferência por nenhuma loja. Vivo em Lisboa e preteno adquirir o computador até ao final do mês.

Obrigado

2. Inicio do Questionário
    =============================================

1) Qual o orçamento? +- 1800€

2) Que tipo de computador é? Workstation ou Desktop

3) Quando vais comprar o Computador? Até ao final do mês

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    Trabalhar com programa de cálculo de elementos finitos, autocad e Visual Basic 2008 (para além de office e os programas básicos que qualquer computador tem)

5) Marca de processador

b. Intel

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    4 anos (como é para trabalho o software é mais caro que o hardware ,por isso apenas conto em fazer upgrades de software para verões mais exigentes daqui a uns anos)

7)
    Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?

Não tenho preferência por marca e não sei o que é um AMD Spider System.

8) Processador

b. Quad core ( o programa de cálculo que uso tira partido de multi core)

9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    Uma gráfica com boa relação qualidade/preço
    a. Ati​
    i. Single card​
    b. Nvidia​
    i. Single card

10) Memórias

a. DDR2
    b. DDR3​
    11) Motherboard

uma boa motherboard que me sirva daqui a uns anos (não vou fazer overclocking)​

12) Disco Rigido

b. Raid
    i. Raid 0 e um disco de backup ou RAID 5 (não sou profundo conhecedor das vantagens e desvantagens destas configurações)​
    c. Tamanho do(s) Disco(s)
    Não tenho preferência. Actualmente trabalho num portátil com um disco de 100 Gb e tenho um disco externo de 120 GB. Julco que discos de 250 ou 500 GB serão suficientes.​
    13) Drives

b. Leitor DVD/CD
    c. Gravador de DVD/CD

14) Necessitas de Fonte?
    Sim

15) Necessitas de Caixa?
    (se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)
    Sim

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    a. Monitor Estava a pensar em 21 polegadas
    b. Teclado
    c. Rato​

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    É-me indiferente, apenas necessito que em caso de necessidade de assistência esta funcione bem e esteja disponível na zona de Lisboa

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Não

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Firewire para ligar a câmara de filmar (passar para DVD os filmes da família), eSata desconheço para que sirva, Wireless dava jeito.

20) Vais fazer Overclock?
    Não

Fim do Questionário

3. along

along Power Member

Processador: INTEL CORE 2 QUAD Q9550 (2.83GHZ) SKT 775 BOX 269,70 €
    Motherboard: ASUS P5Q PRO 122,00 €
    Disco Rigido: SEAGATE 250GB SATA II 16MB SP x2 44,60 €x2 + SEAGATE 500GB SATA II 32MB 56,70 €
    Placa Grafica: SAPPHIRE HD4670 512MB DDR3 PCI-E 84,10 €
    RAM: GSKILL KIT 4GB DDR2 1100MHZ PI (8 LAYERS PCB) 114,90 €
    Fonte: Corsair Tx-750 108,00 €
    Leitor DVD: SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) 19,90 €
    Caixa : COOLERMASTER DOMINATOR 690 74,00 €
    Monitor: SAMSUNG TFT 24" T240 5MS (WIDE) HDMI > 318,20 €
    Teclado: LOGITECH MEDIA KEYBOARD 600 20,10 €
    Rato : LOGITECH RX1500 LASER USB 21,20 €

Total : +/- 1300€ (Globaldata)

Já com monitor de 24'' e teclado e rato, que te aconselho a ires ao site escolher ao teu gosto. Ainda sobra bastante dinheiro para melhorar ainda mais a config.

Cumps

4. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

A configuração está boa..mas porque não apostar ja no DDR3?

Cumps

5. along

along Power Member

Sim também é uma boa hipótese. O único problema é o preço exagerado das DDR3. Se ele achar que vale a pena investir nisso já é só trocar motherboard e memórias. O preço final deve subir uns 200€.

Cumps

6. dearxz3vil

dearxz3vil Power Member

mboard - gigabyte GA-X48T-DQ6 - 234€
    cpu - INTEL CORE 2 QUAD Q9550 (2.83GHZ) SKT 775 BOX - 269€
    grafica - POWERCOLOR HD4670 PCS 1GB DDR3 PCI-E - 102€
    ram - OCZ KIT 4GB DDR3 1600MHZ PLATINUM EB XTC - 234€
    caixa - NOX CALYPSO - 76€
    fonte - CORSAIR HX-620W - 115€
    disco rigido - SEAGATE 500GB SATA II 32MB -56€

TOTAL - 1086€

ja com ddr3 e com o x48 ja vem com espaço para upgrade
    monitor e rato ia com os referidos

Última edição: 18 de Outubro de 2008
  7. Madcaddie

Staff Member

Ola

Concordo..excepto na board..não precisa de uma X48..uma da gama p5q (p5q3 deluxe) ou uma da gama P5E (p5e3) serão suficientes e são mais baratas

Cumps

8. dearxz3vil

dearxz3vil Power Member

sim claro que seria melhor mas com um orçamento daqueles acho que o preço nao entra muito em conta os upgrades acho que estaria melhor com um x48
    mas bem ele e que tem q escolher pode optar pelo melhor e o quase melhor (p45)

Última edição: 18 de Outubro de 2008
  9. Madcaddie

Staff Member

Ola

Ainda por cima se o Wireless dava jeito pode ir para a p5q3 deluxe wifi..

Cumps

10. dearxz3vil

dearxz3vil Power Member

ahh pois o wireless esqueci me disso..
    entao pode ser melhor o p5q deluxe wifi em vez de estar a comprar dispositivos wireless extra..

11. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Sim, uma X48 quase topo de gama é um exagero para as necessidades dele, independentemente de ter dinheiro ou não.
    Existem 4670 a menos de 80€. Esses quase 110€ colocam-na quase no segmento seguinte e para o que ele vai fazer, muito caro !

De resto a config do along parece-me quase no rebuçado ;)

12. jonny__27

jonny__27 Banido

13. Olá,

Desde já o meu obrigado pelas configurações propostas.
    Analisando os "posts" anteriores julgo que as opiniões variam apenas no tipo de chip da motherboard, tipo de memória RAM (DDR2 ou DDR3) e na placa gráfica (optar por uma FireGl ou uma HD4670).
    Terei vantagens agora e num futuro upgrade em optar por uma motherboard x48? A diferença de preço justifica-se?
    O programa de elementos finitos que utilizo "gosta" de muita RAM, as diferenças entre a DDR2 e DDR3 justificam-se? (É comum ter modelos estruturais que demoram a correr (calcular) mais de 10 horas num portátil HP equipado com P4 3.2 HT, 1GB RAM, e gráfica ATI RADEON XT600 256MB).
    Não sei se o software que uso (SAP2000) necessita de uma gráfica profissional (FirePro ou FireGL) no site do fabricante é apenas recomendado uma gráfica independente com GPU ATI/NVIDIA e memória dedicada. O programa tem pouco de imagem, é mais cálculos numéricos de elementos finitos e umas imagens tridimensionais básicas (tem um modo OpenGL para visualização dos modelos). Por outro lado sei que as gráficas profissionais são boas para o AutoCad. No entanto eu não trabalho com desenhos 3D no AutoCad, apenas utilizo algumas funcionalidades básicas de 3D e a amioria do trabalho é desenho a 2D. Será que terei vantagens em ir para uma gráfica profissional de gama baixa ou será melhor optar por uma gráfica para jogos de gama média?
    Nas configurações propostas são sugeridos 3 discos rígidos ,2 de 250GB SATA II 16MB e um de 500 GB SATA II 32MB, isto é para ter dois em RAID 0 e um para backup? Os dois discos de 16MB são mais rápidos que o de 32MB? A opção de RAID 0 e backup é preferível a ter dois discos em RAID 5?
    Finalmente foram sugeridas dois tipos de fontes uma Corsair HX-620V e uma Corsair TX-750V, qual a mais adequada das duas?

Obrigado,
    Pedro

14. jonny__27

jonny__27 Banido

Falando daquilo em que estou mais à vontade, mesmo apenas em 2d uma gráfica profissional traz vantagens neste tipo de utilizações. O único problema é que no caso de quereres meter lá um ou outro jogo, ela não vai dar grande coisa.

Mas como disseste que não vais usar o pc para jogar então eu recomendei uma dessas.

15. Quanto às configurações RAID posso dizer-te o seguinte:

Raid 0 (mínimo de 2 discos duros) - Só te melhora a performance quanto a velocidade, e necessita de 2 ou mais discos duros. Mas se um disco duro falhar, perdes os dados de todos os discos duros! X discos duros de Y capacidade, dão-te uma RAID 0 de X*Y capacidade.

Raid 1 (mínimo de 2 discos duros) - É normal, a nível de performance, e o número de discos é precisamente a quantidade de redundância dos dados. Se tiveres X discos de Y capacidade, a capacidade da raid será apenas Y. Mas em compensação, podem-te falhar X-1 discos duros no sistema, que os teus dados continuam seguros. (Básicamente, todos os discos duros são cópias uns dos outros) Se um disco falha, o sistema continua a andar, mas com o aviso da falha. Para arranjar é só meter um disco novo no lugar do disco pifado.

Raid 5 (mínimo de 3 discos duros) - A minha favorita. X discos duros com Y capacidade, funcionam em paralelo mais ou menos como funcionariam numa RAID 0 (performance mais rápida do que ter os discos sem ser em RAID). Mas um dos discos duros é apenas de paridade. Ou seja, quanto a capacidade, a RAID 5 oferece-te (X-1)*Y de capacidade. Mas se um disco duro pifar, os dados não se perdem devido à redundância introduzida pelo disco duro que faz de paridade. Se este pifa, os discos dos dados têm os dados. Se for um dos discos com dados a pifar, o sistema deduz os dados que estavam no disco através dos cálculos simples com o disco da paridade: Se um disco falha, o sistema continua a andar, mas com o aviso da falha. Para arranjar é só meter um disco novo no lugar do disco pifado.

Há mais tipos de raids, mas estes são os essenciais. Todos eles funcionam de forma transparente para bons controladores hardware de raid.

Só para resumir, 3 discos de 500Gb em RAID 0 dão-te 1.5Tb muito rápidos, mas se um avaria, perdes tudo. 3 discos de 500Gb em RAID 1 dão-te 500Gb de capacidade, mas podem pifar 1, ou 2 discos duros, que os teus dados continuam seguros. 3 discos de 500Gb em RAID 5 dão-te 1Tb de capacidade, performance elevada, e os teus dados continuam seguros se um dos discos duros pifar.

Quanto um disco duro pifa, e é substituído, o sistema grava nele as informações que o disco pifado tinha, se a RAID tiver redundancia para isso (RAID 1 ou RAID 5), e transparentemente.

(as motherboards com os chipsets X38, X48 e P45 têm estas funcionalidades implementadas a nível de hardware, portanto usar qualquer um destes tipos de RAID não afecta a performance do sistema nem ocupam o processador. De qualquer forma quando estiveres a escolher a motherboard, certifica-te que inclui um controlador de raid hardware. Se não for o caso, os RAIDs 0 e 5 já não te dão o aumento de velocidade que os tornam vantajosos em relação a outras opções)

Para mais informações acerca destes e outros tipos de RAID: http://en.wikipedia.org/wiki/RAID

Cumprimentos

Última edição: 19 de Outubro de 2008
  16. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Acho que para o destino do pc, uma X48 justifica-se se for das mais baratas, sem extras que não vais usar.

Um Q9550 com 4 ou 8GB DDR2, é dezenas de vezes mais rápido do que esse setup no portátil.
    Acho muito mais importante para ti tamanho da ram do que velocidade ( largura de banda das DDR3 ). Podes sempre meter 2x2GB DDR2 1066 e ver se fica rápido. Se vires que pode ajudar, experimenta meter 4x2GB DDR2 1066.

Não tenho muita experiencia em utilização "pesada" de 2D, mas não acredito que precisas de uma gráfica profissional para o destino do PC, ainda para mais com quase todos os cálculos a serem feitos no CPU e não na GPU.

Depende tudo da importancia que dás aos backups. tal como explicaram em cima, uma configuração em RAID5 pode não ser mal pensada.

17. jonny__27

jonny__27 Banido

Não. Mesmo em 2D, continua a ser a gráfica a fazer os cálculos geométricos.

edit: pelo menos no AutoCAD...

Última edição: 19 de Outubro de 2008
  18. Muito Obrigado pelos comentários.

Com base no que aqui foi dito cheguei à configuração seguinte:
    Processador: Q9550 (2.83) SKT775 E0;
    BOARD: GIGABYTE GA-X48T-DQ6;
    DISCOS: 2X SEAGATE 250GB SATAII 16MB SP +1X SEAGATE 500GB SATAII 32MB;
    RAM: GSKILL KIT 4GB DDR3 1600;
    FONTE: CORSAIR HX-620W OU CORSAIR TX-650W (Qual a aconselhável para a config?)
    GRÁFICA: POWERCOOLER HD4670 PCS 1 GB DDR3 OU ATI FIREGL V3350 256 MB PCI-E DUAL DVI
    CAIXA: COOLER MASTER DOMINATOR
    LEITOR/GRAVADOR DVD:ASUS DVD+-R 20X DL LIGHTSCRIBE
    MONITOR: SAMSUNG TFT 24'' T240 5MS (WIDE) HDMI
    RATO E TECLADO: À ESCOLHA
    TOTAL= + - 1575€ (S/ Sistema Operativo)

Comentários finais? Mais alguma dica para me decidir com a gráfica ou outra componente?
    A loja onde comprar as componentes cobra alguma coisa para montar o PC? Alguma loja recomendada?

Pedro

19. Madcaddie

Staff Member

Ola

Discordo da board..uma p5q3 wifi serve perfeitamente para aquilo que queres e ja tem wifi

Cumps

20. along

along Power Member

A globaldata penso que cobra 15€ para montagem e 30€ para montagem e instalação de SO.
    A fonte vai pela modular por permitir uma melhor arrumação dos cabos.
    Visto que vais usar bastante o CPU e não sabes fazer OC poderias pedir para te fazerem OC na loja onde te montarem o CPU. Para isso basta que compres um cooler bom para o CPU. Deverias ter bons ganhos com um overclock para 3,2GHz/3,4GHZ, que é bastante fácil de conseguir nesse processador, e com a alteração do cooler as temps devem ser bastante semelhantes às que terias com o cooler e CPU em stock.

Cumps

Partilhar esta Página