1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Perguntas teóricas de Base de Dados

Discussão em 'Programação' iniciada por DannyBoy, 23 de Janeiro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 1046)

1. Boas..
    aqui ando eu a estudar pra um exame de BD pra amanhã..
    ando aqui á nora com a parte teórica de exames de anos anteriores.
    gostava que me ajudasse e que me orientassem as respostas a este problema.

Diga se são verdadeiras ou falsas, justificando, as seguintes frases:
    a) “Uma relação na 2FN pode ser implementada num SGBD”.
    b) “Um utilizador não pode modificar registos bloqueados por uma transacção que
    esteja a ser efectuada por outro utilizador”.
    c) “A chave primária de uma entidade fraca, é a chave primária da entidade
    identificadora”.
    d) “A integridade de domínio tem como fim garantir que uma chave forasteira referencia
    dados existentes”.

thks e []'s

2. jtcgomes

jtcgomes Power Member

???

Verdadeiro, os registos que estão bloqueados não podem ser utilizados por outros utilizadores, porque pode dar-se o caso de estarem a trabalhar em diferentes tipos de dados.

Falso, a chave primária de uma entidade fraca, é a chave forasteira da entidade identificadora

Falso, pois uma chave forasteira pode ser nula...

PESSOAL TENHO DUVIDAS SE RESPONDI CORRECTO... força ai a dar uma ajudinha...

3. HecKel

HecKel The WORM

Na alinea c) eu de facto diria que é falso mas por outros motivos, não uso a designação de chave forasteira mas julgo que é o que eu chamo de chave externa.

A justificação que eu daria era simples, de facto a entidade fraca herda as chaves primárias da entidade identificadora, no entanto o reciproco não se verifica pois a entidade fraca pode ter outras chaves fracas como aparece vulgarmente as datas.

Espero não ter sido confuso...

@jtcgomes, 2FN significa 2ªforma normal. Quando estás a passar de um DER para tabelas deves seguir as simplificações das três formas normais, por vezes uma tabela fica logo normalizada na 2ªFN e nem se notam alterações na 3FN.

abraços, HecKel

Última edição: 23 de Janeiro de 2007
  4. assim de repente cheguei a estas conclusões

a)Falso, para que uma relaçao seja implementada num sgbd, tem que estar na 3FN

b)Verdadeira, quando um utilizador utiliza ficheiros para uma transacçao, eles ficam blokeados a todos os outros users

c)Falso, n sei...

d)falso, a integridade de dominio tem como funcao garantir que os dados inseridos numa chave forasteira sejam do mesmo tipo que os dados onde essa chave é primaria

será estas as respostas?

[]

5. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

discordo, um relação que não esteja na 1FN acho que não dá para ser implementada, mas há casos em que até se justifica não aplicar as 2FN ou a 3FN (e eventualmente outras).

penso que podiam ocorrer duas operações de leitura, ou seja, só ficam bloqueados para outras transacções se um valor for modificado (como é o caso).

Partilhar esta Página