Ajuda PIC16F873A por favor...

almeiduh

Power Member
Olá a todos!

Acabei de comprar um PIC16f873A, e como sou iniciado pensei k ele já viria programado como um picaxe... Porém quando o tento programar como um picaxe fiz de tudo e mais alguma coisa, mas não consegui.... Então pesquisei no google um circuito em que pudesse montar o meu pic e programá-lo.... Mas não encontrei nada para este pic em especial... Eram raros os circuitos de pics com 28 pinos....
Gostava de o programar por ICSP, ou seja, gostaria de tonar o circuito de programação exclusivo para este pic, com o mínimo de componentes possível... Será que alguém me pode ajudar por favor...? Obrigado =)
 
Programador de pics qualquer um serve, mesmo que não seja com a pinagem certa: só precisas de corresponder estes:

/Masterclear (/MCLR),
Vdd (Vcc),
Program clock (PGC),
Program data (PGD),
Vss (GND).

Arranjas um esquema qualquer, tipo o JDM (precisas de porta COM e USB->COM não funciona), e mesmo que só apareca um pic no esquema vais ver a datasheet dele e do teu e fazes corresponder os pinos (os 5) depois é usares um software que programe isso (winpic800 por exemplo)



BTW o picaxe é só um pic normal com um bootloader, que interpreta uma linguagem do tipo BASIC


Cumps
 
Ok obrigado =) e já agora, é possível eu carregar esse bootloader no meu PIC? Peço desculpa d estar a ser incomodo mas n tens nenhum esquema de exemplo k m possas apresentar? :S é k eu cada eskquema que vejo sao todos diferentes, alguns têm outros IC até mas outros não passam de resistencias, condensadores e diodos.......
Brigadao ;)
 
Duvido muito, os gajos da picaxe nem têm esse chip no catálogo e alem disso duvido que te dessem o bootloader, ou seja tens de ser tu a criar o programa para ele (ASM ou C com o MPLAB)

Mostra-me aí um dos programadores que falas...


AVR não sei nada sobre eles... :(


EDIT: Definitavamente não tens hipotese de correr o picaxe aí:
http://www.rev-ed.co.uk/docs/axe001_faq.pdf
>
Can you supply the bootstrap program so that I can make my own PICAXE microcontrollers?
No. The small royalty made on each PICAXE chip sold is the only financial benefit to our company to support the PICAXE system - the software is free and the cables/development kits are sold at very low cost. Therefore we do not allow anyone else to manufacture PICAXE microcontrollers.



Cumps
 
Última edição:
Back
Topo