1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda PIC16F873A por favor...

Discussão em 'Electrónica' iniciada por almeiduh, 2 de Agosto de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 2491)

1. almeiduh

almeiduh Power Member

Olá a todos!

Acabei de comprar um PIC16f873A, e como sou iniciado pensei k ele já viria programado como um picaxe... Porém quando o tento programar como um picaxe fiz de tudo e mais alguma coisa, mas não consegui.... Então pesquisei no google um circuito em que pudesse montar o meu pic e programá-lo.... Mas não encontrei nada para este pic em especial... Eram raros os circuitos de pics com 28 pinos....
    Gostava de o programar por ICSP, ou seja, gostaria de tonar o circuito de programação exclusivo para este pic, com o mínimo de componentes possível... Será que alguém me pode ajudar por favor...? Obrigado =)

2. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Programador de pics qualquer um serve, mesmo que não seja com a pinagem certa: só precisas de corresponder estes:

/Masterclear (/MCLR),
    Vdd (Vcc),
    Program clock (PGC),
    Program data (PGD),
    Vss (GND).

Arranjas um esquema qualquer, tipo o JDM (precisas de porta COM e USB->COM não funciona), e mesmo que só apareca um pic no esquema vais ver a datasheet dele e do teu e fazes corresponder os pinos (os 5) depois é usares um software que programe isso (winpic800 por exemplo)

BTW o picaxe é só um pic normal com um bootloader, que interpreta uma linguagem do tipo BASIC

Cumps

3. acfryx

acfryx Power Member

Para programar um AVR também tem que ser criado um circuito próprio para programar ou é como o Picaxe?

4. almeiduh

almeiduh Power Member

Ok obrigado =) e já agora, é possível eu carregar esse bootloader no meu PIC? Peço desculpa d estar a ser incomodo mas n tens nenhum esquema de exemplo k m possas apresentar? :S é k eu cada eskquema que vejo sao todos diferentes, alguns têm outros IC até mas outros não passam de resistencias, condensadores e diodos.......
    Brigadao ;)

5. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Duvido muito, os gajos da picaxe nem têm esse chip no catálogo e alem disso duvido que te dessem o bootloader, ou seja tens de ser tu a criar o programa para ele (ASM ou C com o MPLAB)

Mostra-me aí um dos programadores que falas...

AVR não sei nada sobre eles... :(

EDIT: Definitavamente não tens hipotese de correr o picaxe aí:
    http://www.rev-ed.co.uk/docs/axe001_faq.pdf
    >
    Can you supply the bootstrap program so that I can make my own PICAXE microcontrollers?
    No. The small royalty made on each PICAXE chip sold is the only financial benefit to our company to support the PICAXE system - the software is free and the cables/development kits are sold at very low cost. Therefore we do not allow anyone else to manufacture PICAXE microcontrollers.

Cumps

Última edição: 4 de Agosto de 2008
  6. crazy-rap

crazy-rap Power Member

viva, vê neste site:
    http://www.eclip-se.es.tl/Eclipse.htm
    ai tens um programador, e posso confirmar que funcionou num PIC16F84A

o link que dei acima supostamente também dá para AVR, mas isso não posso confirmar pois não
    cheguei a esprimentar

Abraço

Última edição: 7 de Agosto de 2008
  7. almeiduh

almeiduh Power Member

mt obrigado aos dois =) agora só preciso de comprar o material :P

fiquem bem 1 abraço =)

Partilhar esta Página