Ajuda por favor PC n se liga

PsychoactivE

Power Member
Hoje estava o PC ligado normalmente, quando ele se queixou que não estava a detectar o hardware numa das entradas USB (não sei se tem alguma coisa a ver) e o PC desliga-se sem mais nem menos. Depois quando tentei ligá-lo ouvi as ventoinhas durante um instante mas desliga-se. Depois nem isso. Uma vez (cerca de 6ª tentativa) aguentou-se ligado durante uns 3 segundos mas não mais que isso. Depois nunca mais deu sinal de vida quando tento ligá-lo.

Verifiquei as ligações e parece estar tudo bem. Desliguei o desnecessário. Troquei o cabo de alimentação. Troquei de fonte. Até liguei o pequeno cabo que vem com a caixa que diz "power" de um outro PC à minha motherboard, e tentei ligá-lo a partir da outra caixa. Nada disto funcionou.

O que é o mínimo que tem de acontecer para um computador ligar (nem que seja só as ventoínhas)? Será:
- o cabo de alimentação esteja bom e ligado à corrente e fonte de alimentação
- a fonte tenha 2 cabos de alimentação ligados à motherboard (aquele quadrado com 4 "buracos" e o rectangular maior com uns 24 talvez)
- O cabozito que diz "power" da caixa ligado à motherboard.
- a ventoínha da caixa ligada à fonte e a funcionar
- a motherboard a funcionar

É preciso mais alguma coisa? Que acham que seja o problema? Que sujerem que eu faça? Ainda para mais este é um PC novo com apenas 2 meses... :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005:
 
Já tentaste desligar o cabo da PSU, fazer clear à CMOS e voltar a ligar?
Há tempos aconteceu-me uma coisa parecida, fiz isso e resolvi.
Give it a try :)
 
[DekkeR] disse:
Já tentaste desligar o cabo da PSU, fazer clear à CMOS e voltar a ligar?
Há tempos aconteceu-me uma coisa parecida, fiz isso e resolvi.
Give it a try :)

Desculpe a ignorância mas o que o é o cabo da PSU? Isso de fazer clear à CMOS suponho que o manual da motherboard diga qual o jumper a mudar... Obrigado pela sugestão. Que venham mais enquanto eu estiver aqui no cyber-cafe que senão só posso voltar aqui amanha...
 
PSU é a fonte de alimentação

limpar o CMOS é basicamente retirares a pilha de relógio q a mobo trás, tiras a pilha com jeitinho durante um minuto ou 2 e voltas a colocar. Depois disso tentas reiniciar o PC

;)
 
Flyer disse:
PSU é a fonte de alimentação

limpar o CMOS é basicamente retirares a pilha de relógio q a mobo trás, tiras a pilha com jeitinho durante um minuto ou 2 e voltas a colocar. Depois disso tentas reiniciar o PC

;)

Se o pc é novo, mesmo ao lado da pilha (uma cena redonda e brilhante prateada) está um jumper, para fazer clear à CMOS trocas o juper de posição, se ele estiver na posição 1-2 troca para 2-3, e volta a opor em 1-2 como estava, depois disto liga o PC. Mas isto tá explicado no manual da board.

Para ligar o PC só precisas da board e CPU com o respectivo cooler com ventoinha ligada à board. Ligas os 2 cabos (rectangular comprido e quadrado pequeno) da fonte à board, e siga!

PS: certifica-te que os cabos estão ligados na posição certa.
 
Se as sugestões anteriores não funcionarem, o que se aconselha neste caso é desligar/retirar todas as placas e dispositivos que não sejam absolutamente necessários ao Boot do sistema :

discos que tenhas a mais

placas de som

CD-RW ou DVD-RW ...

se tens 2 memórias fica com 1, troca de slots, experimenta alternadamente as duas

experimenta outra placa de vídeo se tiveres possibilidades

se o problema for a nível de hardware, é tudo uma questão de eliminatórias...
 
Delta disse:
(...)
se o problema for a nível de hardware, é tudo uma questão de eliminatórias...

As sugestões anteriores NÃO funcionaram... Mas... É possível o computador nem sequer se ligar (ou seja, carregar no botão ON é o mesmo que carregar nele com a caixa VAZIA) por causa de uma placa? Não é suposto ao menos as ventoínhas começarem a trabalhar até dar um erro qualquer?

Não sei porquê mas apesar de não fazer muito sentido estou sempre a pensar que tem a ver com as entradas USB, uma ou duas das entradas (traseiras) às vezes davam problemas, e estranhamente quando eu liguei um USB frontal começou a dar o erro... Não percebo, mas sei q logo depois de aparecer o erro pela 2ª vez (naquela parte da barra de tarefas onde está o relógio) de que não encontrava o hardware num dos USB é que o PC foi-se abaixo, exactamente como se tivesse faltado a electricidade. Mas eu já confirmei que a tomada onde ligo o PC está com corrente...

Outro facto curioso... Apesar do PC não se ligar, quando a fonte está ligada liga-se no painel traseiro a luz verde onde ligo o cabo para a LAN... Quando desligo a fonte ouve-se um pequeno zumbido mas isso provavelmente é normal.

Agora quando chegar a casa vou tentar tirar as placas todas a ver no que dá... no caso de mesmo assim não funcionar o problema só pode ser na motherboard não é?

SOMEBODY HELP ME PLEASEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Lembrei-me agora que na noite antes do dia em que o computador se desligou houve uma falha de electricidade... Mas de manhã o PC estava ligado... mais logo à tarde é que ele se delisgou... Será que a falha de electricidade foi culpada?
 
com um bocado de azar queimaste as portas USB.
se as portas da frente foram mal ligadas, podes inclusivé ter queimado a mobo, eu sei pq já aconteceu c/ o meu colega numa montagem.
se isso tem 2 meses leva p/ garantia, pode ser k passe.

boa sorte
 
lê o manual da board e certificate que fazes o clear cmos correctamente, depois liga o pc com os componentes minimos, ou faz boot, ou vai rma...
 
ja keimei uma board com uma usb de um modem...deu lhe uma descarga começou se a ligar e a desligar feito maluco...depois tb rodava as ventoinhas 1 segundo e paravam...tb tinha uma board de P1 que o cpu tinha keimado e ela com o cpu keimado tb fazer isso mas quando tiraca o cpu as ventoinhas trabalhavam todas bem.
 
ruymoreira disse:
com um bocado de azar queimaste as portas USB.
se as portas da frente foram mal ligadas, podes inclusivé ter queimado a mobo, eu sei pq já aconteceu c/ o meu colega numa montagem.
se isso tem 2 meses leva p/ garantia, pode ser k passe.

boa sorte

Ai... isso que disseste agora é que fez sentido... É que eu na realidade tinha uma porta USB frontal mal ligada... Na motherboard tem tipo um sítio onde se liga os fios de um USB frontal, outro que se liga o outro USB frontal, mas como o que estava escrito nas instruções da motherboard não coincidia muito com os nomes que estavam escritos nos fios, liguei-os todos no mesmo sítio (há pinos livres para tal). Apercebi-me que tinha ligado aquilo mal quando reparei que só um dos USB frontais funcionava... mas não liguei muito pois não me fazia falta o outro USB frontal e nunca pensei que a ligação que fiz fizesse mal à board :sad: Se não percebem o que fiz depois ponho aqui uma imagem a mostrar o que fiz mais claramente.

Eu ontem cheguei à conlusão que só podia ser da motherboard ou do processador, porque tendo só a fonte ligada à motherboard, sem placas ligadas nem nada, nem assim ligava. Experimentei trocar a fonte, o cabo de alimentação, a memória RAM (experimentei tb sem memória RAM) e nada... E agora como puseste a hipóstese do USB estragado provavelmente é mesmo da board... :( :( :(
 
Bem já agora fica aqui registado que foi a motherboard que avariou, não sei porquê, mas avariou. Felizmente está na garantia e vou ter uma nova :) Só espero que não volte a acontecer o mesmo.
 
Back
Topo