1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda por favor PC n se liga

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por PsychoactivE, 15 de Setembro de 2004. (Respostas: 12; Visualizações: 1104)

1. PsychoactivE

PsychoactivE Power Member

Hoje estava o PC ligado normalmente, quando ele se queixou que não estava a detectar o hardware numa das entradas USB (não sei se tem alguma coisa a ver) e o PC desliga-se sem mais nem menos. Depois quando tentei ligá-lo ouvi as ventoinhas durante um instante mas desliga-se. Depois nem isso. Uma vez (cerca de 6ª tentativa) aguentou-se ligado durante uns 3 segundos mas não mais que isso. Depois nunca mais deu sinal de vida quando tento ligá-lo.

Verifiquei as ligações e parece estar tudo bem. Desliguei o desnecessário. Troquei o cabo de alimentação. Troquei de fonte. Até liguei o pequeno cabo que vem com a caixa que diz "power" de um outro PC à minha motherboard, e tentei ligá-lo a partir da outra caixa. Nada disto funcionou.

O que é o mínimo que tem de acontecer para um computador ligar (nem que seja só as ventoínhas)? Será:
    - o cabo de alimentação esteja bom e ligado à corrente e fonte de alimentação
    - a fonte tenha 2 cabos de alimentação ligados à motherboard (aquele quadrado com 4 "buracos" e o rectangular maior com uns 24 talvez)
    - O cabozito que diz "power" da caixa ligado à motherboard.
    - a ventoínha da caixa ligada à fonte e a funcionar
    - a motherboard a funcionar

É preciso mais alguma coisa? Que acham que seja o problema? Que sujerem que eu faça? Ainda para mais este é um PC novo com apenas 2 meses... :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005: :005:

2. DekkeR

DekkeR Power Member

Já tentaste desligar o cabo da PSU, fazer clear à CMOS e voltar a ligar?
    Há tempos aconteceu-me uma coisa parecida, fiz isso e resolvi.
    Give it a try :)

3. PsychoactivE

Desculpe a ignorância mas o que o é o cabo da PSU? Isso de fazer clear à CMOS suponho que o manual da motherboard diga qual o jumper a mudar... Obrigado pela sugestão. Que venham mais enquanto eu estiver aqui no cyber-cafe que senão só posso voltar aqui amanha...

4. Flyer

Flyer Power Member

PSU é a fonte de alimentação

limpar o CMOS é basicamente retirares a pilha de relógio q a mobo trás, tiras a pilha com jeitinho durante um minuto ou 2 e voltas a colocar. Depois disso tentas reiniciar o PC

;)

5. SuperMegaMau

SuperMegaMau Power Member

Se o pc é novo, mesmo ao lado da pilha (uma cena redonda e brilhante prateada) está um jumper, para fazer clear à CMOS trocas o juper de posição, se ele estiver na posição 1-2 troca para 2-3, e volta a opor em 1-2 como estava, depois disto liga o PC. Mas isto tá explicado no manual da board.

Para ligar o PC só precisas da board e CPU com o respectivo cooler com ventoinha ligada à board. Ligas os 2 cabos (rectangular comprido e quadrado pequeno) da fonte à board, e siga!

PS: certifica-te que os cabos estão ligados na posição certa.

6. Delta

Delta Suspenso

Se as sugestões anteriores não funcionarem, o que se aconselha neste caso é desligar/retirar todas as placas e dispositivos que não sejam absolutamente necessários ao Boot do sistema :

discos que tenhas a mais

placas de som

CD-RW ou DVD-RW ...

se tens 2 memórias fica com 1, troca de slots, experimenta alternadamente as duas

experimenta outra placa de vídeo se tiveres possibilidades

se o problema for a nível de hardware, é tudo uma questão de eliminatórias...

7. PsychoactivE

As sugestões anteriores NÃO funcionaram... Mas... É possível o computador nem sequer se ligar (ou seja, carregar no botão ON é o mesmo que carregar nele com a caixa VAZIA) por causa de uma placa? Não é suposto ao menos as ventoínhas começarem a trabalhar até dar um erro qualquer?

Não sei porquê mas apesar de não fazer muito sentido estou sempre a pensar que tem a ver com as entradas USB, uma ou duas das entradas (traseiras) às vezes davam problemas, e estranhamente quando eu liguei um USB frontal começou a dar o erro... Não percebo, mas sei q logo depois de aparecer o erro pela 2ª vez (naquela parte da barra de tarefas onde está o relógio) de que não encontrava o hardware num dos USB é que o PC foi-se abaixo, exactamente como se tivesse faltado a electricidade. Mas eu já confirmei que a tomada onde ligo o PC está com corrente...

Outro facto curioso... Apesar do PC não se ligar, quando a fonte está ligada liga-se no painel traseiro a luz verde onde ligo o cabo para a LAN... Quando desligo a fonte ouve-se um pequeno zumbido mas isso provavelmente é normal.

Agora quando chegar a casa vou tentar tirar as placas todas a ver no que dá... no caso de mesmo assim não funcionar o problema só pode ser na motherboard não é?

SOMEBODY HELP ME PLEASEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

8. PsychoactivE

Lembrei-me agora que na noite antes do dia em que o computador se desligou houve uma falha de electricidade... Mas de manhã o PC estava ligado... mais logo à tarde é que ele se delisgou... Será que a falha de electricidade foi culpada?

9. ruymoreira

ruymoreira Power Member

com um bocado de azar queimaste as portas USB.
    se as portas da frente foram mal ligadas, podes inclusivé ter queimado a mobo, eu sei pq já aconteceu c/ o meu colega numa montagem.
    se isso tem 2 meses leva p/ garantia, pode ser k passe.

boa sorte

10. kronos

kronos Power Member

lê o manual da board e certificate que fazes o clear cmos correctamente, depois liga o pc com os componentes minimos, ou faz boot, ou vai rma...

11. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

ja keimei uma board com uma usb de um modem...deu lhe uma descarga começou se a ligar e a desligar feito maluco...depois tb rodava as ventoinhas 1 segundo e paravam...tb tinha uma board de P1 que o cpu tinha keimado e ela com o cpu keimado tb fazer isso mas quando tiraca o cpu as ventoinhas trabalhavam todas bem.

12. PsychoactivE

Ai... isso que disseste agora é que fez sentido... É que eu na realidade tinha uma porta USB frontal mal ligada... Na motherboard tem tipo um sítio onde se liga os fios de um USB frontal, outro que se liga o outro USB frontal, mas como o que estava escrito nas instruções da motherboard não coincidia muito com os nomes que estavam escritos nos fios, liguei-os todos no mesmo sítio (há pinos livres para tal). Apercebi-me que tinha ligado aquilo mal quando reparei que só um dos USB frontais funcionava... mas não liguei muito pois não me fazia falta o outro USB frontal e nunca pensei que a ligação que fiz fizesse mal à board :sad: Se não percebem o que fiz depois ponho aqui uma imagem a mostrar o que fiz mais claramente.

Eu ontem cheguei à conlusão que só podia ser da motherboard ou do processador, porque tendo só a fonte ligada à motherboard, sem placas ligadas nem nada, nem assim ligava. Experimentei trocar a fonte, o cabo de alimentação, a memória RAM (experimentei tb sem memória RAM) e nada... E agora como puseste a hipóstese do USB estragado provavelmente é mesmo da board... :( :( :(

13. PsychoactivE

Bem já agora fica aqui registado que foi a motherboard que avariou, não sei porquê, mas avariou. Felizmente está na garantia e vou ter uma nova :) Só espero que não volte a acontecer o mesmo.

Partilhar esta Página