1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Porta Paralela em VB

Discussão em 'Electrónica' iniciada por AcidDagger, 19 de Junho de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 5806)

1. AcidDagger

AcidDagger What is folding?

Prontos depois de pensar muito sobre o assunto, decidi-me e venho vos perguntar se é possivel com um computador... Alterar a intensidade das luses de casa entre fazer outras cenas desse género... :wow:

Primeiro é possivel?

Segundo: que material tenho que contar?

Há tutoriais...

era um projecto bem interessante

cumps

Última edição: 22 de Junho de 2008
  2. AcidDagger

3. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Èpa posivel é mas para fazeres isso tens de gastar muitos € e tens de saber de programação o suficiente para criar um prog que controle isso tudo.

O que envolve varios meses de trab.

Cumps

4. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Estás a pensar em controlar uma Corrente Contínua de 230V?
    Ia ser um Circuito muito Complexo,além do material,terias de utilizar muito Técnico .
    É muito complexo essa de controlar as luzes,mas penso que possível =/
    Hoje em dia,não sei se já ouviste falar das casas Robóticas(Havia algo numa feira ca em Portugal ,uma cozinha)em que tudo era controlado conforme as tuas necessidades...
    Cumps

5. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Arranja algumas coisas destas e ficas com uma casa diferente. Entras no quarto e "Pick!" acende a luz. Entras na sala "Pick!" acende a luz. Entras na casa de banho "Pick!" acende a luz, sais da casa de banho "Pick.... fuzzzzzzz" dá a descarga. :D

6. g_card

g_card Power Member

basicamente é electrónica pura e dura...

e programação também mete um bocado grandinho...

tens de fazer o hardware todo, com os micro controladores bem programados e ao pc vai praticamente um cabo tipo USB ou assim....

mais não te posso ajudar que percebo pouco tanto de electrónica como programação...

Abraço

7. AcidDagger

POis já suspeitava... o meu primo acabou o MEEC (Mestrado integrado de engenharia electrotecnica e de computadores) o o TF dele foi fazer um sistema que quando a luz falta-se... muda-se automaticamente para um sistema secundario... ou uma cena parecida...

e ele teve que mandar fazer as placas e isso tudo...

obrigado na mesma

8. ScOrpion-boy

ScOrpion-boy Banido

9. g_card

g_card Power Member

pela porta paralela já te posso das umas ajudas para ligas/desligar 8 lâmpadas...

já fiz a experiência com um colega de electrónica...

Abraço

10. AcidDagger

mas depois que tipo de software controla isso e que muitas mais utiliadades tem a porta paralela?

11. g_card

g_card Power Member

software? visual basic!

a porta paralela tem um input de 5 pinos e com geitinho tem mais outros 5 de out para alem dos 8 normais

agora com essas possibilidades tens de fazer o resto da electrónica....

Abraço

12. AcidDagger

obrigado, mas que tipo de cenas é que posso controlar pela porta paralela... sem ser o ecran do 3310 e de contralar robots... que mais cenas da para fazer?

13. g_card

g_card Power Member

praticamente um bocado de tudo....

tens é se saber fazer a electrónica para ela...

tipo eu brinquei com 8 LEDS e também com um rele que trabalhava depois a 220V...
    vou tentar por o vídeo dos LEDs..

Abraço

14. metRo_

metRo_ Power Member

Na revista da elektor tem la um PLC(um automato programavel, não era caro e ja podia ser programa com FLOWCODE o que parecia ser bastante simples) mas agora a minha duvida é que as saidas daquilo eram reles, logo so da para ter dois estados ligado ou desligado, certo?

15. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Isso é muito complicado, mas o melhor era arranjar um μP/μC que comuniacava com o PC e assim já não ficavas limitado pelos pinos da prota paralela, mas para começar podias era controlar as luzes/aquecedor/AC do quarto onde tens o PC, mas é preciso partir parede...

E depois tinhas que programar o PC e o controlador e arranjares uma interface controlador->230V

Cumprimentos

16. AcidDagger

entao digam-me uma cena facil para experimentar pela porta paralela... pode ser os dos leds so para experimentar... com os devidos esquemas claro...

17. g_card

g_card Power Member

http://www.rogercom.com/

se precisares de ajuda diz....

ai esta a programação em c++... mas em visual basic também é fácil...

Abraço

18. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

se arranjares um microcontrolador com 64 saidas e pelo menos 8 entradas, consegues controlar até 64 dispositivos apartir da porta paralela

usando as 8 portas para gerar um numero binário e no controlador converter o numero binário para uma saida. tinhas é que programar muito bem tanto o micro como o programa em VB. e com uma electronica bem feita, consegues controlar a intensidade das luzes, posição dos estores, controlar valvulas de segurança para água e gás, pôr sensores de presença, sirene para alarme, etc...

desde que estejas disposto a gastar tempo, dinheiro e neurónios, dá pra fazer

19. Mortymore

Mortymore Power Member

Nem precisas de 64 saídas do microcontrolador para ter 64 dispositivos controláveis. Podes multiplexá-las.

Abraço

20. g_card

g_card Power Member

agora deixaram-me curioso!

alguém sabe de algum esquema disso? ou o micro?

em electrónica não tenho muitos conhecimentos....

Abraço

Partilhar esta Página