[Ajuda] Porta Paralela em VB

AcidDagger

What is folding?
Prontos depois de pensar muito sobre o assunto, decidi-me e venho vos perguntar se é possivel com um computador... Alterar a intensidade das luses de casa entre fazer outras cenas desse género... :wow:

Primeiro é possivel?

Segundo: que material tenho que contar?

Há tutoriais...

era um projecto bem interessante

cumps
 
Última edição:
Èpa posivel é mas para fazeres isso tens de gastar muitos € e tens de saber de programação o suficiente para criar um prog que controle isso tudo.

O que envolve varios meses de trab.

Cumps
 
Estás a pensar em controlar uma Corrente Contínua de 230V?
Ia ser um Circuito muito Complexo,além do material,terias de utilizar muito Técnico .
É muito complexo essa de controlar as luzes,mas penso que possível =/
Hoje em dia,não sei se já ouviste falar das casas Robóticas(Havia algo numa feira ca em Portugal ,uma cozinha)em que tudo era controlado conforme as tuas necessidades...
Cumps
 
lince_prin.gif


Arranja algumas coisas destas e ficas com uma casa diferente. Entras no quarto e "Pick!" acende a luz. Entras na sala "Pick!" acende a luz. Entras na casa de banho "Pick!" acende a luz, sais da casa de banho "Pick.... fuzzzzzzz" dá a descarga. :D
 
basicamente é electrónica pura e dura...

e programação também mete um bocado grandinho...

tens de fazer o hardware todo, com os micro controladores bem programados e ao pc vai praticamente um cabo tipo USB ou assim....

mais não te posso ajudar que percebo pouco tanto de electrónica como programação...

Abraço
 
POis já suspeitava... o meu primo acabou o MEEC (Mestrado integrado de engenharia electrotecnica e de computadores) o o TF dele foi fazer um sistema que quando a luz falta-se... muda-se automaticamente para um sistema secundario... ou uma cena parecida...

e ele teve que mandar fazer as placas e isso tudo...

obrigado na mesma
 
pela porta paralela já te posso das umas ajudas para ligas/desligar 8 lâmpadas...

já fiz a experiência com um colega de electrónica...

Abraço
 
software? visual basic!

a porta paralela tem um input de 5 pinos e com geitinho tem mais outros 5 de out para alem dos 8 normais


Projeto3.GIF



agora com essas possibilidades tens de fazer o resto da electrónica....

Abraço
 
obrigado, mas que tipo de cenas é que posso controlar pela porta paralela... sem ser o ecran do 3310 e de contralar robots... que mais cenas da para fazer?
 
praticamente um bocado de tudo....

tens é se saber fazer a electrónica para ela...

tipo eu brinquei com 8 LEDS e também com um rele que trabalhava depois a 220V...
vou tentar por o vídeo dos LEDs..

Abraço
 
Na revista da elektor tem la um PLC(um automato programavel, não era caro e ja podia ser programa com FLOWCODE o que parecia ser bastante simples) mas agora a minha duvida é que as saidas daquilo eram reles, logo so da para ter dois estados ligado ou desligado, certo?
 
Isso é muito complicado, mas o melhor era arranjar um μP/μC que comuniacava com o PC e assim já não ficavas limitado pelos pinos da prota paralela, mas para começar podias era controlar as luzes/aquecedor/AC do quarto onde tens o PC, mas é preciso partir parede...

E depois tinhas que programar o PC e o controlador e arranjares uma interface controlador->230V


Cumprimentos
 
entao digam-me uma cena facil para experimentar pela porta paralela... pode ser os dos leds so para experimentar... com os devidos esquemas claro...
 
se arranjares um microcontrolador com 64 saidas e pelo menos 8 entradas, consegues controlar até 64 dispositivos apartir da porta paralela

usando as 8 portas para gerar um numero binário e no controlador converter o numero binário para uma saida. tinhas é que programar muito bem tanto o micro como o programa em VB. e com uma electronica bem feita, consegues controlar a intensidade das luzes, posição dos estores, controlar valvulas de segurança para água e gás, pôr sensores de presença, sirene para alarme, etc...

desde que estejas disposto a gastar tempo, dinheiro e neurónios, dá pra fazer
 
|[-BooT-]|;3123692 disse:
se arranjares um microcontrolador com 64 saidas e pelo menos 8 entradas, consegues controlar até 64 dispositivos apartir da porta paralela

Nem precisas de 64 saídas do microcontrolador para ter 64 dispositivos controláveis. Podes multiplexá-las.

Abraço
 
agora deixaram-me curioso!

alguém sabe de algum esquema disso? ou o micro?

em electrónica não tenho muitos conhecimentos....

Abraço
 
Back
Topo