• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Ajuda, Portatil para gaming. 1000€

Obrigado pelas respostas,

Sendo assim, está posto de fora.

Fica assim como está.

Falando de outro assunto :

- Relativamente a meter um SSD vale a pena certo?

Nunca tive ou experimentei um, mas já me falaram tanto nesses discos...
Deve valer bem a pena...

O que recomendam de marcas e modelos?

Obrigado.

@brruno @senso @Samot

Vale MUITO a pena. Muito mais que qualquer upgrade na ram ou assim. Crucial 250Gb. Eu tenho essa e recomendo.

Encomendei à dias de uma ***** conhecida pelos telemoveis que vende barato um Samsung Evo 240Gb a 59€, que pxinxa.
 
Vale MUITO a pena. Muito mais que qualquer upgrade na ram ou assim. Crucial 250Gb. Eu tenho essa e recomendo.

Encomendei à dias de uma ***** conhecida pelos telemoveis que vende barato um Samsung Evo 240Gb a 59€, que pxinxa.

Entre Crucial e Samsung há diferenças?

É que pelo que andei a ver os ssd Samsung são os mais caros, é por causa da marca?

Andei a ver os .m2 sata , porque o meu portatil suporta esses mais recentes.
 
Dão garantia de 5 anos.
m.2 ou é mSata?
É que o slot m.2 pode ser pci ou SATA, presumo que seja sata, tens vários de 250GB na casa dos 100-120€, mas ou um Samsung 850 ou Crucial MX200/BX100 o BX200 NÃO.

EDIT:
Sim é m.2 SATA:
Slot M.2 SATA
 
m2 sata não conheço nenhum. Eu iria para o Evo.
O MX200 é melhor e mais barato que o 850 EVO ..
Dão garantia de 5 anos.
m.2 ou é mSata?
É que o slot m.2 pode ser pci ou SATA, presumo que seja sata, tens vários de 250GB na casa dos 100-120€, mas ou um Samsung 850 ou Crucial MX200/BX100 o BX200 NÃO.

EDIT:
Sim é m.2 SATA:
Slot M.2 SATA

Obrigado pelas respostas,

Mandei vir um M.2 Sata EVO da Samung de 250GB por 113€ , não tinham Crucial infelizmente.

Pelo que li a grande diferença do M.2 Sata para MSata é o tamanho do SSD, a nivel performance parece ser a mesma coisa.

Parece que o MSata vai ser descontinuado daqui a 2 anos e que o futuro é M.2 Sata.

Vendi a memoria original que veio no portatil e vou meter outra G Skill CL 9, assim ficam as duas iguais... nem que seja para efeitos placebo lol

E fica arrumado os upgrades para o portátil de vez.

Já comprei a base também optei por uma da Coolermaster a rede é de aluminio mas o restante é de plastico, não encontrei nas lojas que fui melhor que isto.

Agora é usar o bixo nos proximos tempos, mas estou muito satisfeito com o portatil:

- muito bonito e arrefece bem

- performance jeitosa em gaming

- som muito bom

- ecrã com boas cores

Não tenho queixas nenhumas ,

Para o preço , penso que melhor seja impossivel,

Obrigado a todos pela ajuda que deram ,

Cumprimentos
 
Boa tarde,

Tudo em ordem?!

Já tenho o disco SSD.

Nunca tive um ssd ou tinha usado um PC com um, é mesmo rápido.

Falando de outro assunto,

Acham que vale a fazer um ligeiro OC ao portatil ?

Estive a usar o msi shift que vem com o portatil e no modo sport faz oc ao cpu e gpu mas as ventoinhas ficam ao maximo e incomodam bastante...

msi-shift-jpg.117377


http://gaming.msi.com/article/power-saving-in-msi-notebooks

Notei ganhos de 3-5 fps.

Quando estive a pesquisar sobre o assunto, encontrei esta aplicação

msi after burner,

http://gaming.msi.com/features/afterburner

mas parece me ser uma coisa mais complexa e tenho medo de mexer nisso.

Resumindo, acham que vale a pena fazer OC ou mais vale estar quieto no andamento normal ?

@brruno @senso @skandal

edit

A GTX960m tem gpu boost 2.0,

http://www.geforce.com/hardware/notebook-gpus/geforce-gtx-960m

gpu-boost-2-chart.png


http://www.geforce.com/hardware/technology/gpu-boost-2/technology

O GPU Boost 2.0 funciona automaticamente certo?
 
Última edição:
Estive a usar o msi shift que vem com o portatil e no modo sport faz oc ao cpu e gpu mas as ventoinhas ficam ao maximo e incomodam bastante...

Ele mete as ventoinhas ao maximo porque precisa de o fazer para manter as temperaturas dentro dos limites..
Quer fazas overlcock com esse software ou cm o Afterburner vais acabar sempre a ter as ventoinhas a ir ao maximo para conseguires arrefece-lo...
 
Ele mete as ventoinhas ao maximo porque precisa de o fazer para manter as temperaturas dentro dos limites..
Quer fazas overlcock com esse software ou cm o Afterburner vais acabar sempre a ter as ventoinhas a ir ao maximo para conseguires arrefece-lo...

Pois é, as ventoinhas no maximo incomodam bastante.

Já desinstalei o shift foi mesmo só para experimentar, vou usar as definições de energia do windows como normalmente.

De facto a gráfica faz overclock consoante o uso, entrei no dirt rally e subiu para os 1176mhz:

eelx8Ke.gif


UTfvHsk.gif


Nem sabia disto do GPU Boost 2.0... é porreiro...

O Cpu também está sempre nos 3.5ghz, mesmo sem estar em jogos.

Já agora obrigado pela dica do gpu-z @brruno , é uma aplicação porreira para ver informação da gráfica.

Costumo usar o aida64, mas esta app dá para ver mais coisas ao detalhe !

Cumps
 
Bem, agora estou algo preocupado com o portátil.

No inicio quando o comprei, nem liguei muito, tinha 2 jogos instalados e pensava que seria dos jogos ou assim.

Agora que aproveitei os saldos do steam e as ferias de Natal, aproveitei para jogar umas horas, de facto pude reparar que todos os jogos tem pausas de 0.1 segundo de 60 fps para 54 fps, isto de 1 minuto em 1 minuto +/-

Mesmo em joguitos leves tipo Spintires de 600mb.

É mais notorio em certos jogos do que outros, mas por exemplo o Resident Evil Revelations 2 e o Dear Esther incomoda bastante.

Não faço ideia o que seja, está tudo actualizado (drivers,windows,etc) , jogo sem net e com steam em offline, não tenho nada a correr no background (o anti virus uso que vem integrado no 10 , defender)

As temps estão perfeitamente normais, o modo de energia do windows está para performance e os drivers da nvidia tudo em default (definicoes painel controlo)

Sinceramente, não faço ideia do que será.

Qualquer dica é bem vinda.

@senso @brruno @Samot @skandal
 
Update á BIOS para a ultima versão caso ainda não esteja, isso cheira-me muito a problemas de baixo nivel e á partida estará corrigido num update á BIOS(não sei é se existe algum para já).
 
Update á BIOS para a ultima versão caso ainda não esteja, isso cheira-me muito a problemas de baixo nivel e á partida estará corrigido num update á BIOS(não sei é se existe algum para já).

Lembrei-me de ir ás opcoes no control painel da nvidia ver se algo devia ser mudado, já que não me lembrava de mais nada :

- mudei a opção de "aceleração de multiplos monitores por cominação de gpu" , de modo desempenho para varios monitores, para modo desempenho em unico monitor

- mudei a opção de "modo de gestão de energia" , de adaptivo para maximo desempenho

Problema resolvido, ufa...! Já estava a pensar que algo teria algum problema!

Uma das opções , resolveu, deve ter sido o gestão de energia.

Entretanto fui ao site da MSI ver se tinha a ultima versão da bios e está tudo em ordem e actualizado.

Obrigado @senso !

Cumprimentos
 
Última edição:
Bem, afinal foi uma simples coincidência o facto de mexido nas opções do painel control da nvidia.

O problema mantem-se.

Já nem sei o que fazer, estou a ver que me vou ter de ir á loja me queixar pois deste lado está tudo OK.

Só pode ser problema de hardware e agora recordo-me que antes de ter o SSD as "pausas" eram maiores.

Vou ver se gravo uns gameplays para vos mostrar o que se passa...

Alguma dica?

@senso @Samot @skandal @brruno

p.s

boas entradas já agora
 
Novidades

Afinal retiro o que disse em relação ao SSD e HDD, experimentei instalar os jogos no disco rigido mas as pausas são iguaizinhas.

Portanto não tem nada haver com discos, seja SSD ou HDD.

Já tentei gravar uns videos para demonstrar exactamente o problema, mas correu mal, ligando o fraps para gravar come frame-rate e faz videos de 2 GB e tal em poucos segundos.

Tentei fazer upload para o One drive, dá erro quando faço play no video .

Tentei gravar com o telemovel para poder gravar a frame-rate , pois não conhecoço nenhum app que grave gameplay com a frame-rate visivel, mas não apanhei a frame-rate no video, estava mal enquadrado.

Vou ver se um dia destes faço isso.

Entretanto, já começei a interiorizar a não ligar muito a isto pois não é assim gravissimo, mas continuo achar estranho a situação.

Entretanto a MSI respondeu-me e ao menos deu para rir com a resposta parva:

Email:

Hello,

Im having stuttering on all games, this happens +/- 1 minute all the time, the frame rate drops from 60 to 54 in 0.1 seconds.

Im playing on a SSD 256GB M.2 Sata EVO Samsung, and 16 GB RAM G.Skill CL9.

I7 5700HQ 3.5Ghz
960M 2GB

Everything is updated, windows, drivers, bios, etc.

I have nothing running on background, the temperatures are fine.

So i really dont know what is going on, this happens since i bought the laptop in September.

Any help is welcome, thank you very much

Resposta da MSI:

Ticket:
Stuttering on all games

Content:

Dear ,

FPS floatting is quite normal in 3D games, usually we would take 30FPS as the standard of game lag, lower than 30 FPS will let user feel lag. Your FPS is 60~54, which is much higher than 30FPS.

:facepalm::facepalm::facepalm:

:nocom8le:

Outra coisa,

Mexer nas opções de energia da grafica no control painel da Nvidia, realmente tem efeito , não é bruxedo.

Pensei para mim, vou meter outra vez em default e vou experimentar novamente.

Voltei a meter em default para adaptivo e não é que desparece as pausas?

Mas no dia a seguir já estava igual outra vez, não sei se será algum bug das drivers ou bios do portatil, algo relacionado com a energia da gráfica...não sei.

Mas que é estranho é.

Cumprimentos

P.S

Alguma dica é bem-vinda

Obrigado

@brruno @senso @skandal @Samot
 
Não faço ideia do que se passa, mas montes, montes se escala de milhares de portateis com a 960m sofrem de stuttering, tens tópicos por todos os fórums das marcas, tens tópicos no forum da Nvidia, pelo Steam e muitos outros, não é em todos os pc's, mas o que sofrem, não há volta a dar, "estive" de volta de um que experimentou-se de tudo, drivers de tudo e mais alguma coisa, BIOS, repaste(num pc com meras semanas..), ME, mais drivers, menos drivers, clean install, trinta por uma linha, esquece, stutter e não é pouco, seja num jogo AAA seja num LoL ou num indie que corre na maior até na integrada, é uma interação manhosa de hardware e firmware e não estou a ver uma solução rápida dado que ninguem sabe muito bem do porquê.
Começou nas 860m quando tinha i7-47xx agarrados, mas as 960m sofrem exactamente do mesmo, e mais parvo ainda, fica pior quanto mais se baixa as definições gráficas.
 
Não faço ideia do que se passa, mas montes, montes se escala de milhares de portateis com a 960m sofrem de stuttering, tens tópicos por todos os fórums das marcas, tens tópicos no forum da Nvidia, pelo Steam e muitos outros, não é em todos os pc's, mas o que sofrem, não há volta a dar, "estive" de volta de um que experimentou-se de tudo, drivers de tudo e mais alguma coisa, BIOS, repaste(num pc com meras semanas..), ME, mais drivers, menos drivers, clean install, trinta por uma linha, esquece, stutter e não é pouco, seja num jogo AAA seja num LoL ou num indie que corre na maior até na integrada, é uma interação manhosa de hardware e firmware e não estou a ver uma solução rápida dado que ninguem sabe muito bem do porquê.
Começou nas 860m quando tinha i7-47xx agarrados, mas as 960m sofrem exactamente do mesmo, e mais parvo ainda, fica pior quanto mais se baixa as definições gráficas.

Mas isso é um problema gravissimo, estamos a falar de portáteis bons e caros, não deviam ter este tipo de problema.

Então em portáteis apartir de 970m já não estão sujeitos a sofrer deste problema? Ou é mais raro?

O que acho estranho, é que te garanto que já joguei sem qualquer problema (tenho o fraps ligado e estou sempre a controlar a frame-rate), e há vezes que tenho essas pausas em todos jogos.

Por exemplo há dias comprei o Metal Gear Solid V, um jogo que corre muito bem a 1080p em High, mas logo desde inicio nas cutscenes lá estavam presentes as pausas.

Curiosamente no jogo mais leve que já tive no portatil o Dear Esther, o jogo tinha mesmo pausas enormes, notava-se mais, portanto vai do encontro do que estás a dizer que quanto mais leve for as definicoes e requisitos , pior é.

Eu ainda não estive para me chatear muito com isto, porque quero ver se realmente aquela relação dos settings do painel do controlo da Nvidia tem algum efeito de facto.

Se eu for á loja para eles me resolverem esta situação, eles fazem alguma coisa?

Comprar um portatil para jogar e ele tem "breaks", é muito chato... estava muito satisfeito com o portatil mas esta situação é chata...

Foi pena não ter descoberto logo nos 15 dias, porque senão tinha trocado por outro logo...
 
É comum a todos os que têm 860/960m e quanto mais leve o jogo/mais baixas as definições pior fica, jogos tipo LoL é um slide show, corre melhor na integrada -.-
 
É comum a todos os que têm 860/960m e quanto mais leve o jogo/mais baixas as definições pior fica, jogos tipo LoL é um slide show, corre melhor na integrada -.-

Que situação chata, se soubesse tinha gasto mais e optado por um portatil com uma 970m.

Achas que na loja me resolvem o problema, por exemplo se for para a garantia?
 
Reposição, quanto muito trocam board, poderá resolver.

Bem, agora que tenho férias e disponibilidade e acima de tudo muita paciencia, vou então ver se hoje passo na loja onde comprei o portátil para expor esta situação.

Sendo que é um problema um pouco mesquinho, espero que não me criem problemas ou digam " que isso não é nada de especial " etc

Mais logo ou amanhã venho aqui reportar como correu.
 
Back
Topo