1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda precisa-se --> fan de portatil dispara desreguladamente

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Qtherc, 9 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 812)

1. Qtherc

Qtherc Power Member

boas

bem o que eu quero dizer é que a fan do meu portatil dispara constantemente

por exemplo quando chega aos 32 º (pelo speedfan) dispara e depois para quando o as temps chegam aos 28º. o meu problema e que muitas vezes ela so para quando chega aos 19º ou mesmo aos 9º-10º.

Alguem sabe qual e o problema e sabe resolvelo?

Cumps

2. balute

balute Power Member

Vai ao site da Toshiba ver se há algum versão nova da BIOS que corrija esse problema.

Ou então abre o utilitário da Toshiba (acho que é Toshiba Assist) e muda o método de refrigeração para "battery optimized".

3. Qtherc

Qtherc Power Member

ja fui ao site da toshiba e fiz o download da ultima versa da bios i por agora as temps continuam naquela de que quando chegamas 32º a fan dispara e quando atinge os 28º pára.

Isto é o funcionamento normal da fan de um portatil??

4. Mitch

Mitch Banido

o funcionamento normal é ligar quando chega à temperatura X e desligar quando chega à temperatura X-Y

5. balute

balute Power Member

Isso costuma acontecer em todos os portáteis, mas só a partir dos 45-50º. Por exemplo, chega aos 50º dispara, atinge os 45º e pára. E o facto de te acontecer com temperaturas abaixo de 20º ainda é mais estranho, porque é quase impossível o CPU atingir essas temperaturas após algum tempo.

Já experimentaste pôr em "battery optimized"?

6. Qtherc

Qtherc Power Member

nao encontrei essa opçao de "battery optimized" no Toshiba Assist

sabes como la chegar ou tens a certeza de que esta la?

--> Mitch

e como é que eu controlo qual é a opçao X para a fan disparar?

7. balute

balute Power Member

Já procuraste no power management, toshiba hardware settings... não encontraste nada sobre "cooling method"?

8. Qtherc

Qtherc Power Member

pelo toshiba assist nao chego a esse power management

o toshiba assist nao tem la nada disso

9. Qtherc

Qtherc Power Member

exprimentei correr o everest e ver as temps com ele vi que tar a 32º no speedfan é o mesmo que tar a 50º everest o que quer dizer que um deles esta a medir mal as temperaturas.
    daí a fan disparar aos 50º

10. asusmen

asusmen Suspenso

Aposto mais no everest... duvido muito que tenhas temps de 20ºc no teu portatil.... no meu o minimo dos minimos que consigo e com base de arrefecimento é 36-35º (everest), a fan no meu dispara a partir dos 50ºc, e pára quando atinge 45-40ºc.

11. Qtherc

Qtherc Power Member

ja resolvi o problema das diferenças de temperaturas. no speed fan nao tinha monitorizado as temps tinha monitorizado os cores dai a diferença.

i agora a fan so dispara aos 50º-55ºe esta tudo controlado

Partilhar esta Página