1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Ajuda Precisa-se Partições

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por INRI, 18 de Março de 2003. (Respostas: 3; Visualizações: 689)

1. INRI

INRI Power Member

Pessoal, preciso de uma GRANDE ajuda...

Então aqui vai:

Há coisa de 3 dias corri o partition Magic 8 para criar uma partição no meu disco (que tem uam capacidade de 60 gigas).

A meio da tarefa, deu-me um erro.

Prima qualquer tecla para reiniciar... Reiniciou e zás... Blue Screen (foi detectado um erro e o windows foi impedido de inicializar para não danificar o disco). Nada, nem modo de segurança, nem ultima configuração correcta, nem passo-a-passo, nada me fazia ultrapassar o blue screen.

Peguei numa boot disk fo Win98 SE e executei o fdisk.

Detectava-me o disco mas dava-me uma taxa de ocupação de 100% (impossível pois tinha cerca de 12 gigas livres).

Criei uma partição primária de DOS de 2 gigas onde instalei o WinXP para poder aceder aos documentos que estavam no disco.

Muito bem, já consegui aceder ao disco. Ficou-me a drive C: para a partição primária de DOS, e a D: para o disco.

Agora, o que é engraçado é que o disco D: continua como se tivesse 60 gigas, com os 12 gigs livres) e o C: tem os 2 gigas (não sei onde os foi buscar).

Vai dai reinstalei o XP no D: e subitamente o XP do C: deixa de funcionar, não consigo arrancar de boot pelo C:.

Com o D: consigo.

Instalo e corro o partition magic e o gajo nem sequer inicializa pk diz que a letra da drive da partição nao pôde ser identificada.

Também não consigo particionar pelo fdisk.

Fiz-me entender?

O que eu queria era poder retomar uma só drive, sem perder os meus dados (cerca de 30 gigas) com um so sist operativo.

Alguém me dá uam ajudinha.

Não me importo nada de reinstalar o XP, não posso é perder os meus documentos.

Obrigado.

2. kazuza

kazuza Power Member

Tens o Ghost?

Quem ouvir até pensa que ando a fazer publicidade, mas não!

O GDISK é a ferramenta mais avançada que eu conheço para fazer management de partições ( sempre achei o PM uma grande porcaria... já tive muita gente que me deu razão...)

Arranca com uma floppy (boot) e o gdisk lá dentro e faz

A:\>gdisk 1 /status

Vê a informação que te reporta

Se sabes qual a partição que queres eliminar, escreve

A:\>gdisk 1 /del /P:x , onde x é o número da partição (podes ver as partições com o comando acima

Se tiveres um disco "spare", aconselho-te a fazeres o pdump (passares as partições para um ficheiro de imagem) e depois recuperares os teus ficheiros no Ghost Explorer (É a solução mais rápida!)

Depois eliminas TODAS as partições desse disco usando

A:\>gdisk 1 /del /all

e a seguir crias as partições que quiseres (FAT 32) usando o comando

A:\>gdisk 1 /cre /pri /sz:xxx /for /q

O parametro " pri " só deves usar para a 1ª partição

xxx é o tamanho da partição em MB

O melhor de tudo é que ele cria-te as partições todas e faz-lhes um "quick format" logo após serem criadas, só necessitando de reboot, quando acabares de fazer o management das partições...

Se tiveres dúvidas, posta aqui o resultado do 1º comando que te dei...

3. INRI

INRI Power Member

Partilhar esta Página