1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AJUDA: Prendas envenenadas... Quais os nossos direitos nas devoluções de produtos?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por goobie, 29 de Dezembro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 667)

1. goobie

goobie Power Member

Boas,

Basicamente o que se passou foi que comprei um NOKIA 6288 numa grande superficie comercial, uma daquelas do "voltem sempre", e passado uma semana dei conta que o FLASH que supostamente viria com o telm não funciona...

Nada de especial, não é que lhe vá dar grande uso - ao flash, mas sendo o telm novo pensei em ir trocá-lo... Apareci no balcão pós venda e para meu espanto, disseram-m que o telm apresentava sinais de uso (que tinha um risco - posso dizer que ainda tenho dúvidas se é mm um risco) e que não podiam fazer uma troca directa (direito meu por ter o telm à menos de 15 dias), que teria que ir pra reparação..

Lá tem que ser (penso eu), mas...
    Para borrar ainda mais a pintura disseram-me que não me arranjavam um telm de substituição durante o periodo de reparação e que para esse efeito teria que levar EU o telm a uma loja NOKIA para tratar tudo com eles... DESPACHARAM-ME LITERALMENTE!
    PS: eu dei o meu antigo telm pra retoma, logo não tenho telemoveis a sobrar em casa...

Fui então á NOKIA e sempre encontrei alguma competência - apesar de tudo, disseram que lá reparavam o telm mas que me iam dar um NOKIA 3310 com uma caução de 50€ para substituição (não deveria ter direito a um telm com caracteristicas semelhantes?).

Um triste 3310! Mais uma dor de cabeça, isto porque tenho subscrição de uma série de serviços de Internet pelo telemovel que não vou poder usufruir durante o período que terei o NOKIA 3310! Quem me paga isso??

Posto isto, e devendo haver muitos entendidos no assunto aki no forum, pretendia ir preencher o livro de reclamações na tal superficie comercial mas pretendia ser suficientemente convincente e defender-me com tudo a que tenho direito. É que basicamente estas grandes superficies usam boas propagandas e falsas promoções para vender produtos, quando alguma coisa corre mal, vestem o fato de coitadinhos e de incompetentes e mandam ir directamente às marcas!!! Tem algum jeito!!!

Agradecia respostas, eu tou tramado de qq modo, mas a ideia é ir abrindo o caminho e ver se quando vos acontecer a voçes as coisas já não serem bem assim. Cabe a todos reclamar para melhorar/acabar com os serviços que estão a abafar os mais competentes que não podem competir com falsas promoções!

Última edição: 29 de Dezembro de 2007
  2. Soldi3r^^

Soldi3r^^ Power Member

Pelo que eu sei, basta ter um risco minimo que já não trocam o equipamento por outro novo.. É mesmo assim...
    Na nokia é que acho que te devia dar um de substituição semelhante.. mas no entanto não sei se o podem fazer..
    E a superficie comercial não tem culpa, são ordens que eles têm... se tem um risco mesmo minimo não trocam..
    A um colega meu, ele foi á tmn trocar um LG e a bateria, que também fazia de tampa, tinha um risco, pouca coisa mas tinha, e disseram logo que trocavam tudo menos a bateria, visto o problema não ser a bateria, caso contrário ia para reparação..

3. touge_master

touge_master Power Member

sao ordens que as operadoras dao as lojas, qualquer telemovel trocado que tenha nem que seja um risco de 1mm ou menos a loja é que arca com os custos. todo o telemovel devolvido tem que estar IMACULADO.

e obviamente que desbloqueados é o mesmo, dado que nao vao reparar o telemovel e depois vende lo de novo estando riscado.

4. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Eles deitam fora ou manda para a AMI os telemóveis de substituição, não te custava nada um telemóvel de substituição.
    Moral da história, nunca des 1 telemóvel como retoma a não ser que este padeça de problemas que afectem o funcionamento

5. flipado

flipado Power Member

Boa noite,

No que toca à devolução do equipamento possuis 15 dias para experimentar o produto caso o mesmo não se encontre ao nivel das tuas expectativas, sendo que será efectuada a devoluçao do valor pago pelo mesmo pela Loja em questão desde que o equipamento seja devolvido tal como foi adquirido sem quaisquer sinais ou marcas de uso. Isso inclui a activação do sistema operativo e a instalação de qualquer software adicional.

Caso tenhas comprado online, e a entrega tenha sido feita na morada, tens até 30 dias para efectuar a devolução. Fora este(s) prazo(s) o equipamento terá que ser entregue ao fabricante para a verificação da avaria, sendo que fica ao cargo do fabricante a devolução do valor ou troca por produto idêntico.

Sendo que no caso de o produto não se encontrar nas condiçoes necessárias à troca directa a mesma necessitar de validação por parte do fabricante, foste reencaminhado para o mesmo. Por lei o fabricante não tem qualquer compromisso/obrigação de fornecer um equipamento de substituição de caracteristicas semalhantes ou superiores ao adquirido. Se o fizer é devido a politica interna.

Decreto Lei 67/2003 , rege garantia de equipamento(s)
    http://www.anacom.pt/template20.jsp?...ntentId=377234

Decreto Lei 446/85 o qual rege a(s) compra(s) à distância
    http://www.google.pt/url?sa=t&ct=res...wt5RI6HfPtT1Zg

6. Boas

Eu nao sou entendido no assunto, mas a uns tempos tive um problema parecido mas com um kit adsl. Enviei um mail para o Instituto Portugues do Consumidor, e eles foram bastante atenciosos e enviaram-me a legislaçao toda pro mail. Fui á loja fiz um brilharete e consegui troca directa. O Instituto disse-me inclusive que eram 30 dias para troca e nao 15, apesar das lojas terem ordem para dizerem 15. :-D
    Experimente enviar para la um mail....
    Quanto ao risco, é obvio que nao podem fazer troca directa, pois nunca poderia ser posto a venda depois de reparado com um risco. Tu compravas??? 8|

Partilhar esta Página