1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[AJUDA] problema c/ instalacao do SO

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por sacob, 20 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 919)

1. sacob

sacob Power Member

boas!
    tava agora mesmo a tentar instalar o ubuntu no meu portatil e quando cheguei a parte de criar as particoes sai mas o mal ja estava feito
    qd desliguei nao tava a fazer nada e nem teve temp de me fomatar o disco, mas agora quando ligo ainda em dos akilo procura o ubuntu e nao me reconhece o windows
    alguma maneira de voltar a por akilo a funcionar com o windows sem ter de formatar?? ou pelo menos pder fazer um backup ao disco??

2. The Gladiator

The Gladiator Power Member

Sem ter que formatar não sei... Mas fazer um backup ao disco é fácil (pelo menos se tiveres espaço suficiente)

1º Faz uma partição com o tamanho suficiente para alojar o backup
    2º Usa o Ubuntu sem instalar para montar a partição do Windows e copiar todos os dados para a partição do Backup
    3º Formata a partição do Windows e instala-o outra vez sem tocar na partição do backup
    4º Volta a copiar tudo para a partição do Windows
    5º Instala o Ubuntu correctamente na partição do backup (se tudo já foi recuperado) sem falhas
    6º E fim

Isso é apenas uma sugestão, podes fazer diferente, faz como entenderes. Espero ter ajudado

3. sacob

sacob Power Member

o disco ta quase cheio. se mesmo se tentar ligar um disco por usb, usando o ubuntu e ir gravando para dvd's noutro pc. mas n sei se dara

4. helius

helius Power Member

podes tentar utilizar o CD de instalação do Windows e quando ele te perguntar carregas em R -> recuperação do Windows, mas atenção que já houve pessoal que teve problemas em ter acesso aos seus dados depois disto, em último caso copias tudo o que ainda tiveres para um disco externo e formatas tudo, instalando o windows de raíz (se calhar esta é a melhor opção).

5. sacob

sacob Power Member

e como e que eu faco isso se nao tenh nenhum SO operacional??? axo e k vo utirar o HD ao portatil e por como externo noutro pc

6. helius

helius Power Member

arrancas com o ubuntu live CD, ele funciona bem sem ser necessária a instalação

7. luikki

luikki Power Member

arranca co o cd do xp, consola , fixmbr

8. sacob

sacob Power Member

podes explicar isso melhor? como e que se faz e o k e k isso faz

9. luikki

luikki Power Member

10. Já me aconteceu algo parecido, resolvi isso a fazer o backup no desktop através da compra de uma caixa externa para HD de 2.5" (sim custou uns 15€ mas é uma coisa que pode dar geito no futuro), claro que depois aconselho um format e clean install do OS (o XP para mim não gosta muito de coisas à portuguesa, ou seja, o desenrasca...).

Cumps

11. sacob

sacob Power Member

tb andei a procura de uma coisa dessas. mas tenh um HD SATA e nao encontrei nada para isso. como e o teu?

12. sacob

sacob Power Member

o portatil ja n tem drive de disketes. podia tentar ligar uma por usb mas n dev dar

13. freestyle4

freestyle4 Power Member

desculpem la , ate esse post e interessante,
    tava a pensar em criar uma repartiçao no meu disco, mas isso nao é preciso nenhum programa ou é?.

14. luikki

luikki Power Member

queres dizer criar uma partição?
    tens um os instalado?
    usa isto.........

15. luikki

luikki Power Member

faz boot com o cd do windows, clica F8 para aparecer o menu de boot do windows, escolhe recovery console, segue as instruções até estar naquela linha de comandos especial e usa este comando:

fixmbr

16. sacob

sacob Power Member

qd arranco pelo cd do win n tenh opcao nenhuma para carregar F8. apenas uma para carregar F2 mas depois pede diskete de arranque que nao posso por.

fui ver pelo cd do wind a particoes do meu disco e aparece uma de 256mgs para o ubunut e outra com 199gb que diz conter erros. axo k akeles dados ja foram a vida

17. helius

helius Power Member

como já tinha dito faz boot com o ubuntu live cd (ou windows live cd se preferires), ligas um disco externo por usb e tentas gravar tudo o que não tenha ficado danificado, depois fazes uma instalação limpa do SO que quiseres.

18. luikki

luikki Power Member

"qd arranco pelo cd do win n tenh opcao nenhuma para carregar F8"
    essa opção NÃO aparece!!!
    tens de carregar em f8 antes de aparecer o os!

19. helius

helius Power Member

de qualquer maneira não me parece que o fixmbr (nem um fixboot) vá ter algum efeito, provávelmente a partição que ele criou para o ubuntu danificou a partição primária

20. luikki

luikki Power Member

depende da maneira como fizeste as partições.....
    se escolheste uma partiçãio para instalar o ubuntu, a parte onde está o win ficou intacta e a única coisa que foi alterada foi o mbr....
    se a tua procupação é unicamente recuperar os dados que tinhas no win, faz o que já te disseram e grava-os para cd/dvd, tendo em atenção que se realmente instalaste qualquer coisa por cima do win a maioria dos dados estarão destruídos...

Partilhar esta Página